Rachadura nos mamilos – Conheça as causas e tratamentos

Compartilhe
rachadura-nos-mamilos
Você está com rachadura nos mamilos e não é lactante? Entenda quais são as causas que desencadeiam a fissura e os tratamentos para tratar da mazela.

A rachadura nos mamilos é resultante de inúmeros fatores externos e internos, impactando muito a vida da mulher, e não necessariamente está vinculada a amamentação. Ela pode ser resultado do uso de cosméticos, alergias, infecções e até mesmo o reflexo de uma pele muito sensível.

É importante alertar que, qualquer rachadura poderia ser evitada se as pessoas ficassem atentas, quando a pele demonstrasse os primeiros sinais de ressecamento, vermelhidão ou coceira. Vale ressaltar também, que em alguns casos esse episódio (rachadura), é um sintoma para algo que necessite de um pouco mais de cuidado, assim como do acompanhamento médico. O Saudável e Feliz separou algumas causas, bem como os tratamentos que colaboram para com a melhoria da pele evitando o agravamento da rachadura nos mamilos. Veja a seguir:

Causas que desencadeiam a rachadura nos mamilos

Conforme foi mencionado no início do texto, as causas que estão por trás da fissura, são de inúmeras ordens; identificar o fator (gatilho) que desencadeia essa reação na pele é fundamental, portanto, comece a observar com mais cautela todos os seus hábitos e comportamentos, que podem influenciar no aparecimento das rachaduras.

reposicao-hormonal

Pele seca

Muitas mulheres têm a região da mama seca ou extremamente ressecada, sendo esse fator uma causa que pode acarretar em uma fissura no mamilo. Pessoas que têm a pele nessas condições precisam se atentar na hidratação do corpo, principalmente na estação do inverno, pois são meses mais secos, em que o ressecamento se torna mais frequente devido à falta de umidade.

Os banhos quentes também colaboram para tornar a pele mais seca; se possível evite os banhos extremamente aquecidos; procure deixar a água em uma temperatura morna ou fria. Não passe muito a esponja no mamilo, pois esse hábito remove a oleosidade (hidratação) natural da pele deixando-a vulnerável e ressecada.

Tratamento para evitar o ressecamento do mamilo

Hidrate a região com óleo corporal ou com um creme hidratante de sua preferência, todavia, lembra-se que alguns componentes desses produtos podem irritar a pele, por isso, opte pelas versões neutras e/ou naturais, sem cheiro e corantes, pois são mais difíceis de agredirem a pele.

Uso de sabonetes e outros cosméticos

Quem deveria ser o seu aliado, pode se tornar o seu algoz! Isso porque, alguns cosméticos contém corantes, essências e texturas que irritam a pele, ocasionando rachadura nos mamilos. Busque sempre consumir produtos que você já conheça a procedência, e caso ocorra uma reação adversa interrompa o uso imediatamente.

Entre em contato (SAC) com a empresa responsável pela comercialização do cosmético, e comunique sobre a sua situação. Lembre-se: as pessoas possuem as peles diferentes, portanto, aquele produto que caiu como uma luva para a sua amiga, pode ser para você um amontoado de espinhos.

Como evitar a reação adversa de um cosmético?

Evite misturar os cosméticos quando for passar em seu corpo, isso dificulta a identificação do agente responsável pela reação. Fique em alerta com composições muito complexas (exóticas), e com produtos que tenham cores muito rebuscadas.

Basicamente é necessário ficar atenta após a primeira aplicação, caso você perceba que os seus mamilos e mamas estão avermelhados, com coceira e/ou com uma aparência ressacada é um sinal de alerta.

rachadura-nos-mamilos
Tecidos podem colaborar com o aparecimento de rachaduras nos mamilos.

Tecidos que irritam a pele

Alguns sutiãs são fabricados com tecidos que podem causar alergias, ou até mesmo deixar a pele sem oxigenação e não absorvendo o suor corretamente. Os melhores tecidos são aqueles que possuem em sua composição uma quantidade relevante de algodão. Evite comprar lingeries de panos sintéticos, pois ao contrário das que são feitas de algodão, eles não colaboram com a oxigenação cutânea, muito menos absorvem a transpiração.

Eczema no mamilo

O eczema no mamilo pode ser resultado de uma infecção fungica ou bacteriana. Os sinais mais comuns são:

  • Vermelhidão;
  • Descamação;
  • Engrossamento;
  • Bolhas;
  • Dor;
  • Ressecamento;
  • Fissura.

Quase sempre a pessoa possuía um eczema em outra parte do corpo, e acaba levando a mazela para o mamilo. O simples ato de coçar a região afetada, e em seguida tocar uma outra parte saudável, já é o suficiente para acionar a proliferação do microrganismo.

Combatendo o eczema nos mamilos?

Para aliviar o desconforto do eczema realize compressas úmidas com água morna. Dependendo do grau da situação, alguns medicamentos serão receitados pelo seu médico para amenizar a ação dos microrganismos. A pomada com corticoide é uma das auxiliares no combate do infortúnio.

É muito comum a reincidência do eczema, portanto, o tratamento quase sempre é intermitente, os especialistas precisam avaliar a evolução do quadro constantemente. Se for necessário os médicos solicitarão exames clínicos para confirmar (ou descartar) qualquer outra possível hipótese.

Doença de Paget na mama

Conforme foi mencionado, a rachadura nos mamilos pode ser um sintoma de algo mais sério. A doença de Paget classificada como um câncer de mama, apresenta os mesmos sinais que um eczema. Todavia, é uma moléstia rara que acomete as mulheres de 40 a 50 anos.

“Na doença de Paget na mama, estão presentes células malignas no epitélio glandular na papila mamária, causando lesões descamativas ou erosivas no local. Pode ou não estar relacionada com carcinoma intramamária.”

-Débora Carvalho Meldau.

Tratamento para a doença de Paget na mama

A mastectomia é um dos tratamentos utilizado pelos especialistas para sanar a moléstia. Os índices de cura da doença de Paget na mama são altos desde que seja detectado em um grau que possibilite a aplicação das técnicas e não coloque em risco a vida da mulher.

O tratamento para rachadura nos mamilos

É muito importante tomar algumas precauções em relação ao tratamento escolhido, pois algumas ações podem colocar em risco a sua integridade e piorar a sua saúde. Alguns alimentos podem estar com fungos, vírus e/ou bactérias que quando entram em contato com a área lesionada propagando infeções e inflamações.

Pomadas a base de lanolina são ótimas opções, elas cicatrizam as rachaduras sem criarem casquinhas que podem enroscar nos tecidos e ocasionar ainda mais desconforto. Se possível no período da manhã antes das 10 horas exponha os seios ao sol, pois colabora para com a cicatrização. Ao notar que a rachadura nos mamilos persiste em não desaparecer, procure um médico.

Você já teve rachadura nos mamilos e não era lactante? O que você fez para tratar das fissuras? Conte-nos. Deixe o seu comentário. Participe!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui