Como tratar pés ressecados e rachados

Compartilhe
tratar-pes-ressecados-e-rachados

Como tratar pés ressecados? E se eles estiverem rachados, e ou com fissuras? Como curar o infortúnio? Ninguém merece andar com a sensação de atrito com o sapato, bem como com as dores provocadas por essa ação. Não fique aflita! Os seus problemas acabaram! Aprenda agora mesmo a como tratar pés ressecados, rachados ou com fissuras.

Os pés sustentam o peso de nossos corpos, são verdadeiras sustentações no dia a dia, todavia, poucos são os cuidados que investimos no bem-estar deles. O ressecamento pode estar vinculado a fatores externos, ou ser resultante de doenças (fatores internos), portanto identificar a causa que está por trás do desencadeamento da condição é fundamental.

É possível tratar das rachaduras em casa, basta mudar alguns hábitos, assim como incrementar novos comportamentos a sua rotina. Você verá como o aspecto mudará. Os seus pés ficarão mais sedosos, macios e bonitos como de um bebê. Antes de concedermos as dicas para tratar pés ressecados, veja quais são os fatores que promovem as rachaduras.

reposicao-hormonal

Causas decorrentes de fatores externos

Alguns hábitos, conforme já foi mencionado, podem provocar o aparecimento do infortúnio (rachadura). O espessamento da pele do pé, é uma resposta fisiológica frente às ameaças externas, é uma maneira que o nosso corpo encontra para se proteger. E a melhor escolha é o engrossamento da pele, que resultará no ressecamento caso não seja hidratado, que proporcionará a rachadura, que evoluirá para uma fissura. As causas que contribuem para essa adaptação são:

  • Andar descalço;
  • Usar rasteirinhas;
  • Tomar banho muito quente;
  • Uso excessivo do chinelo e sapatos abertos.

Causas decorrentes de fatores internos

Como fatores internos, se destacam as doenças e alguns hábitos nocivos para a pele do pé, bem como para a cútis em geral. As doenças que provocam o ressecamento são:

A falta de hidratação é outro fator que é bilateral, pois é externa e interna. Externa devido à falta de uso de cremes, e interna pela falta de ingestão de água. Agora que já tem conhecimento do que deve ser evitado, ou medicado, vamos para as técnicas para tratar pés ressecados.

Dicas para tratar pés ressecados

Nós iremos propor para você leitora, uma experiência única no tratamento dos seus pezinhos. É uma proposta de relaxamento, hidratação e cuidados contra o ressecamento. Após um dia exaustivo de trabalho, será o balsamo para a sua rotina.

tratar-pes-ressecados-e-rachados

Dica 1 – Escaldapes

O escaldapes é fundamental no processo de melhora no aspecto da pele dos pés. Isso porque, ele irá abrir os poros, bem como amolecer a pele que está ressecada.

Ingredientes

  • 3 litros de água;
  • 1 bacia grande;
  • 2 colheres de sopa de creme hidratante.

Modo de preparo

Aqueça a água até o líquido obter a temperatura morna. Despeje-a em uma bacia que caiba os seus pés. Acrescente as 2 colheres de sopa de creme hidratante e misture. Coloque-os na água. É importante garantir que todo o pé esteja imerso, caso a quantidade de água não seja suficiente, aqueça mais água. Deixe os pés mergulhados por 10 a 20 minutos ou até notar que a pele está mais amolecida. Certifique que a água não esteja muito quente para não agredir os poros.

Dica 2 – Não deixe de secar corretamente os pés

O hábito de não secar os pés, não colabora com o ressecamento da pele, todavia, propaga a proliferação de fungos, o que pode deixar as coisas bem agravadas, isso porque, as rachaduras se tornam porta de entrada para uma infecção. Portanto, após realizar o escaldapes, ou molhar os pés de modo geral, não se esqueça de seca-los.

Dica 3 – Hidratação noturna

Essa dica é para potencializar o efeito hidratante, e garantir que a pele esteja macia e sedosa ao toque o dia inteiro.

Ingredientes

  • Creme hidratante com textura bem consistente;
  • Meias de algodão.

Modo de uso

Escolha um creme que tenha a consistência bem espessa, pois potencializará a hidratação. Antes de se deitar para dormir, passe o creme nos pés. Faça uma massagem relaxante circular. Coloque as meias de algodão e pronto! Você verá o quão o seu pé estará macio, bem como a rachadura irá amenizar conforme for realizando a hidratação noturna.

Dica 4 – Hidratação diurna

Manter os pés bem hidratados ao longo do dia é fundamental. Entretanto, opte por um creme não muito denso, para que a absorção seja mais rápida. As brumas, ou os hidrantes sprays são ótimas opções.

Dica 5 – Esfoliação

As esfoliação dos pés irá promover a renovação das células. Entretanto, não é recomendável fazê-la todos os dias. Faça uma vez por semana. Você pode comprar os esfoliantes para os pés industriais, ou se preferir faça um caseiro!

Ingredientes

Modo de usar

Misture os dois ingredientes e aplique sobre os pés fazendo movimentos circulares suaves. Não coloque força nos dedos. Não é preciso! Após a esfoliação lave o pé e passe o seu hidratante habitual.

Dica 6 – Lixar os pés

Não é o comportamento mais adequado, todavia, se você tem o hábito de lixar os pés, jamais lixe-os quando estiverem secos, bem como, não lixe todos os dias. No máximo uma vez por mês. E quando for realizar o procedimento faça com os pés molhados.

Cuidado com as fissuras profundas

Dependo do grau da fissura, não hesite em procurar um podólogo, ele é o profissional mais adequado para tratar esse casos extremos.

Tem pés ressecados? O que você faz para reverter à situação? Deixe o seu comentário. Participe!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui