Os benefícios da cebola

Compartilhe
beneficios-da-cebola
Veja o que a cebola pode fazer pela sua saúde.

Chora não colega! Sorria, e leia os benefícios da cebola aqui no blog do Saudável e Feliz. Requisitadíssima nas receitas de culinárias é não é por menos. Dotada de um sabor peculiar, a cebola está presente em todas as casas do Norte ao Sul do nosso país.

Que está no preparo de muitos pratos, isso é fato! Mas será que você tem ciência de todos os benefícios da cebola? Se você não sabe, não precisa se preocupar, pois iremos numerá-los aqui:

1. Prevenção da anemia

A cebola oferta em grande quantidade o fósforo, ferro, vitamina E e a C. Nutrientes fundamentais para a produção dos glóbulos vermelhos, bem como, ajuda o organismo a repor o sangue perdido. Para as pessoas que sofrem de anemia, é fundamental o seu consumo para combater a disfunção.

2. Ação anti-inflamatória

Ela é um ótimo alimento anti-inflamatório, graças ao seu poderoso teor de flavonoide. Ele está atrelado a enzima do ácido araquidônica que combate inflamações no corpo. Algumas pessoas passam a cebola em machucados, para amenizar a inflamação dos ferimentos. Esse bulbo está muito presente nas receitas da sabedoria popular para combater enfermidades.

3. Ajuda na circulação

Isso é possível, pois a quercetina encontrada na cebola funciona como fantástico remédio para colaborar com a melhoria do fluxo sanguíneo. O alto teor de silício ajuda na diminuição dos riscos de trombose, bem como, no envelhecimento das artérias. O silício ainda é um formidável anticoagulante que impede a formação de varizes.

reposicao-hormonal

4. É um expectorante natural

Por ofertar as vitaminas C e A, a cebola ajuda o organismo a obter uma resposta imunológica capaz de combater todos os tipos de infecções respiratórias. Rica em óleos essenciais, ela libera compostos de enxofre, que atuam como poderosos expectorantes para facilitar a recuperação de resfriados, bronquites e na expectoração de catarros.

5.Equilíbrio da pressão alta

Quando consumida crua, ela até pode ter um sabor não muito agradável, entretanto, ajuda no controle da pressão arterial, bem como ajuda no tratamento da gota e dos cálculos renais. Um ponto de alerta na vida dos hipertensos é a temida retenção de líquido devido ao excesso de sódio no organismo. Entretanto, a presença de potássio ajuda reequilibrar a água e mitigar a retenção.

6. Equilíbrio do açúcar no sangue

Por ofertar a glucoquinina, a cebola é um ótimo alimento para pessoas que possuem diabetes, isso porque, quando ela é consumida fresca, ela proporciona o auxílio para o organismo se regular e melhorar a produção do suco pancreático.

7. Ajuda o sistema digestivo

Graças à função de alcalinas, é possível a neutralização dos ácidos e na ativação da produção dos sucos gástricos fundamentais no processo de digestão. Ela também é, um ótimo estimulante e, por seus compostos antioxidantes, favorece a eliminação das toxinas acumuladas no cólon, colaborando com isso, com o impedimento de uma infecção.

8. Fortalece a imunidade

Isso é possível graças à vitamina C, que colabora com o corpo deixando a imunidade ativa, criando uma barreira de primeira para combater os vírus, bactérias e/ou qualquer outro patógeno que queira propagar uma doença.

9. É um analgésico natural

A mesma quercetina que colabora com a circulação sanguínea, também ajuda como um analgésico natural. Aliviando as dores de cabeça, artrites, bem como, nas articulações como um todo. Ela também pode colaborar nas dores relacionadas a tensão musculares.

beneficios-da-cebola

10. Ajuda o sistema nervoso

Os impulsos, bem como, a adequação dos nervos são beneficiados quando a cebola é consumida, pois ela contém vitamina B e o potássio. Outro nutriente que colabora com o sistema nervos, e está presente nesse alimento é o magnésio que proporciona o bom funcionamento do cérebro e, dos outros processos envolvidos na dinâmica cerebral. O magnésio ainda proporciona o relaxamento muscular.

Outros benefícios da cebola

Além desses 10 benefícios, vale ressaltar ainda que a cebola ajuda quem está a fim de perder alguns quilinhos, isso porque, ela é rica em fibras que colaboram na saciedade da fome, bem como, no processo digestivo, pois as fibras ajudam o corpo a expelir o acúmulo de toxinas.

A  cebola ainda acelera o metabolismo, sendo um complemento perfeito para conseguir resultados satisfatórios para com a eliminação de peso. O envelhecimento da pele também é reduzido, pois os sulfurosos, os flavonoides e vitamina da juventude (C) combatem os danos celulares causados pelos radicais livres e as toxinas.

Agora que você já conhece alguns dos benefícios da cebola, irá chorar de alegria ao cortá-la, pois são tantas coisas boas que a irritação dos olhos passará despercebida frente às benfeitorias para a saúde, não é mesmo?!

Gostou? Você conhece outros benefícios da cebola? Compartilhe conosco! Deixe o seu comentário.

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui