Pontas duplas – Entenda como elas aparecem!

Compartilhe
pontas-duplas
Elas perseguem todos os tipos de cabelos, texturas e tamanhos. Como se livrar das indesejadas pontas duplas? Veja aqui!

Você sofre com as pontas duplas? Parece até uma perseguição, não é?! Você está toda linda e plena, e de repente elas aparecem. O seu cabelo fica com um aspecto estranho e a todo estante brota mais e mais.

O que faz o cabelo crespo e cacheado desenvolver esse mal capilar? Quais sãos os hábitos e costumes que colaboram com o aparecimento das pontas duplas? Calma! Você saberá de tudo aqui no seu blog favorito!

O que são pontas duplas?

Você não sabe?! A gente te explica. Os fios dos nossos cabelos são compostos por cutículas responsáveis por toda a parte externa do cabelo. O fato é que elas (cutículas) são constituídas de escamas, que se parecem bastante com as escamas de um peixe. Quando estão saudáveis e fortes, elas ficam bem juntinhas protegendo a parte interna da madeixa.

Entretanto, os fios são expostos a inúmeras ameaças que acabam desgastando a “cola” que permite que as escamas fiquem compactadas. Sim, existem duas colas que colaboram na junção das cutículas, a ceramida e a gordura (oleosidade).

A ceramida é uma proteína fundamental para a saúde dos cabelos, e a gordura é toda oleosidade que o fio vai acumulando ao longo do dia. É uma dupla proteção! Todavia, conforme foi dito um pouquinho mais acima, nem tudo são flores nesse mundo minha gente! As ameaças externas acabam com esses escudos, e as cutículas que estão desprovidas da cola acabam se abrindo e dando o efeito de pontas duplas.

Quais são os fatores de risco (ameaças externas)?

É querida, nós sentimos muito! Mas a culpa não é das estrelas! É sua! Calma apenas 90%, isso porque, as ameaças externas que colocam o seu cabelo em risco são os hábitos e costumes nocivos que você pratica para com as suas madeixas. Você não está acreditando? Veja a listinha:

  • Secador;
  • Chapinha;
  • Tintura;
  • Prender o cabelo molhado;
  • Elásticos e presilhas;
  • Pentear cabelos ressacados sem o auxílio de algo para facilitar a passagem no pente.

Você nunca praticou nenhuma das ameaças acima? Fique em paz, não é um inquérito. Até porque, 10% dos fatores de risco são naturais, ou seja, são da natureza. O sol e o vento são alguns dos exemplos.

Cabelos crespos e cacheados e o dilema pontas duplas!

Essas texturas estão propensas a desenvolverem a descamação das cutículas, pois o formato dos fios em espiral dificulta uma das colas (a oleosidade) de chegar até a ponta do cabelo.

Por isso que grande parte dos cabelos afros sofrem com a duplicação da ponta. Para combater esse mal é fundamental repor a hidratação, pois essas texturas capilares são carentes desses ativos. Invista em condicionadores para o seu tipo de cabelo, bem como, em cremes de pentear e finalizadores, pois eles ajudam a unir as cutículas, mesmo que temporariamente.

Esses cremes pós-lavagem também ajudam a hidratar os fios, mas o uso deles não libera você das poderosas hidratações! Faça no mínimo uma vez por mês (recomendamos um cronograma de recuperação e hidratação).

pontas-duplas

Como minimizar os impactos das ameaças?

É possível diminuir o nível da agressão? Sim, é possível! Através de coisas simples, você conseguirá amenizar os impactos. Veja a seguir:

Secador e chapinha

Você não conseguiu se libertar do secador e da chapinha? Calma, tudo no seu tempo! Para minimizar os riscos de desenvolver pontas duplas, basta aplicar um protetor térmico antes de iniciar o processo de secagem e definição. Finalize com um aparador de pontas o penteado.

Tintura

Se você é daquelas que dorme morena e acorda loira, você precisa conhecer um truque que irá reduzir o impacto de uma nova coloração. É bem simples! Basta você acrescentar na tintura algumas gotas de óleo de argan.

O óleo irá proteger o seu cabelo e te deixará correndo menos riscos de ter pontas duplas. Mesmo realizando a mudança de cor, não deixe de hidratar as madeixas.

Prendedores de cabelo

Às vezes é super comum nós querermos mudar o penteado, e acabamos sim usando elásticos, presilhas e todos os balangandas disponíveis. Entretanto, a gente deve controlar o uso deles. Não fique longos períodos com os cabelos presos, assim como, de maneira nenhuma os prenda quando eles estiverem muito molhados.

Como pentear

O correto é desembaraçar os fios de baixo da água corrente, ou quando eles estiverem úmidos. Aproveite e aplique o creme de pentear para facilitar ainda mais a passagem do pente ou da escova.

E as ameaças naturais?

Para as ameaças naturais que tal começar a usar um protetor solar capilar? Eles podem proteger os seus cabelos dos raios solares e dos ventos. Nós temos um ótimo protetor solar para te indicar, o óleo de argan. Você verá como as pontas duplas irão dizer adeus para os seus cabelos.

corte-de-cabelo-para-cada-rosto

Foram ótimas as dicas né?! Deixe o seu comentário, dando o seu depoimento de como você combate as pontas duplas. Participe!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui