As fobias mais comuns que você nem imagina os nomes!

Compartilhe
fobias-mais-comuns
Medo de falar em público? De barata? Aranha? Sangue ou de altura? Conheça os nomes dessas fobias aqui no Saudável e Feliz.

Você conhece as fobias mais comuns do nosso cotidiano? Sim, a claustrofobia faz parte desse grupo, entretanto, existem outras que também são super-recorrentes, todavia, quase sempre não associamos o nome com o medo.

Para você obter mais entendimento, bem como, saber o que cada uma  significa, nós do Saudável e Feliz separamos para você as fobias mais comuns! Mas antes de iniciarmos as apresentações delas, vamos compreender qual é o significado da palavra fobia? Veja a seguir:

“Fobias são medos irracionais e incontroláveis, seja de um objeto, um animal ou uma situação que geralmente não representa perigo real. Diferentemente da ansiedade natural ou do medo comum, que é uma reação a uma ameaça ou situação de perigo, o sentimento fóbico muitas vezes é incoerente, uma reação exacerbada que provoca consequências físicas e psicológicas e pode comprometer seriamente a qualidade de vida das pessoas.”

– Institute Hipnose, Erick Psicólogo.

Fobias mais comuns

Agora que você já sabe qual é a diferença entre uma fobia e um medo comum, aceite as particularidades de cada pessoa. O que para você pode ser algo insignificante, para outros pode ser angustiante e apavorador. Portanto, respeito acima de tudo. Seguem as fobias mais comuns:

Acrofobia

“- Não! Eu não quero subir! Eu tenho medo de altura, por favor, não!” Você já se deparou com alguém que já disse essa frase? Algumas pessoas podem ter medo de altura, o que é muito comum, entretanto, existem aqueles que podem realmente sentir pavor de lugares altos a ponto de perderem a racionalização.

Glossofobia

“- Você pode apresentar o trabalho para a sala? Eu tenho medo de falar alguma coisa errada! Eu tenho pavor em falar para muita gente.” Às vezes ficar com vergonha ou um pouco de medo em falar em público acontece, entretanto, há pessoas que perdem o sentido e ficam extremamente desequilibradas ao serem convocadas, ou quando precisam falar em público.

teste-autoestima

Catsaridafobia

“- Olha ela ali! Mata, pegue o chinelo! Mata ela!” Que bicho é esse? Se você falou barata e começou a se arrepiar toda, talvez você tenha catsaridade. O nome do medo pode até não ser muito comum, mas o pavor das pequeninas (ou nem tanto) marronzinhas é muito frequente. Tanto que merece fazer parte das fobias mais comuns. A catsaridafobia pertence ao conjunto das insectofobias.

Aracnofobia

“-Tira por favor! Ela está no meu pé, eu sei, eu estou sentindo! Tira!” Provavelmente quem tem medo de aranha, não gostava da canção da dona aranha, ou ficava torcendo para vir uma chuva forte de vez e afogar a pobrezinha. O medo da fabricante de teias se chama aracnofobia, e se você acha que a fobia de aranha faz parte do conjunto de insectofobias, você está errada! Ela não é um inseto.

Aicmofobia

“-Não, para! Por favor, eu estou com medo, vai doer! Não, socorro!” (Não é nada disso que você está pensando). Você já escutou alguém pedindo socorro, mesmo estando de frente para uma enfermeira? Até mesmo quando ela estando segurando o medicamento para aliviar a dor? Sim, o remédio será injetado!

É uma injeção. Muitas crianças possuem medo de tomar a medicação injetável, todavia, a situação pode ficar extrema e resultar em um adulto com aicmofobia.

Hematofobia

“- Amor me ajuda?! Eu cortei o dedo com a faca. Querido não desmaie só está sangrando um pouquinho! Amor?!” Algumas pessoas possuem verdadeiro medo de sangue, seja ele real, em filmes, fotos ou em qualquer outro lugar. Basta notar que há a presença do líquido rubro viscoso rolando, e o sujeito fóbico entra em crise. Portanto, concluímos com a hematofobia que é o medo de sangue a nossa pequena lista das fobias mais comuns. Interessante, não é?!

Você conhece alguma outra fobia? Compartilhe conosco o nome dela então! Deixe o seu comentário. Participe!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui