Você já ouviu falar dos exercícios para tendinite? Eles ajudam a aliviar as dores, bem como, colaboram com a prevenção da doença. Pois quem tem tendinite sabe o quanto ela incomoda!
As dores são tão intensas que dá vontade de tomar todos os remédios do mundo, apenas para aliviar a dor. E o pior, qualquer parte do corpo pode ser acometida pela inflamação.
Repetições de movimentos, a idade e fatores vasculares são um dos responsáveis por desencadearem a dor aguda localizada. Entretanto, vale ressaltar, que o fator idade é questionável, pois cada vez mais as pessoas com menos de 40 anos estão se queixando de inflamação nos tendões.
Você sofre das dores causadas pela tendinite? Calma, veja os exercícios para tendinite que o Saudável e Feliz separou para você. Antes de iniciar a explicar, é importante esclarecer que esses exercícios devem ser realizados suavemente, e que o único objetivo é alongar os tendões e os músculos, portanto, vá com calma e tranquilidade.
Série de alongamentos I
1º Pescoço
Incline a cabeça para o lado esquerdo (para alongar o pescoço do lado direito), e segure-a com a mão esquerda por 5 segundos. Repita o movimento agora, para o lado direito (para alongar o pescoço lado esquerdo). Lembra-se que o termômetro da intensidade da força é a sua dor, se o movimento causar dor, diminua a força. Os exercícios para tendinite devem ser leves.
2º Tendões dos dedos
Para quem trabalha com o computador, esse alongamento é fundamental. Pegue uma bolinha emborrachada e macia, e aperte-a dez vezes na mão direita e, em seguida com a mão esquerda.
3º Ombros part. I
Fique de frente para quina entre duas paredes, e mantenha a coluna reta, coloque as palmas das mãos, uma em cada parede (em uma altura sempre acima da cabeça). Lembre-se que a altura não pode gerar dor para os ombros. Fique na posição durante 5 segundos e depois abaixe os braços. Repita por cinco vezes essa atividade.
4º Ombros e lombar
Fique de frente para uma parede e mantenha uma distância que seja possível você colocar as duas palmas das mãos sobre ela. Leve a perna direita um pouca mais para frente e flexione o joelho, a perna esquerda deve ficar para trás e se manter esticada. Permaneça na posição por 5 segundos, e troque as pernas e repita o alongamento.
Série de alongamentos II
5º Punhos
Essa parte do corpo inflama com grande frequência, portanto, merecem um cuidado especial. Estique o braço direito para frente, e aponte a mão para baixo, com o auxílio da mão esquerda force suavemente a mão em direção ao seu corpo durante 5 segundos.
Com o braço ainda esticado, aponte agora a mão para cima e com o auxílio da mão esquerda force suavemente os seus dedos em direção ao seu corpo. Atenção! A mão esquerda deve forçar (suavemente) até mesmo o dedo polegar. Repita os movimentos com a outra mão.
6º Joelhos
Apoie a palma da mão direita sobre a parede e, com a mão esquerda segure o pé esquerdo (para trás), flexionando o joelho, fique na posição durante 5 segundos. Vire para o lado aposto e apoie agora a palma da mão esquerda na parede, e com a direita você segura o pé, alongando por 5 segundos.
7º Punhos II
Repita cada movimento mostrado nas imagens por dez vezes. Lembre-se, de alongar a mão direita e a mão esquerda.
8º Lombar
Deite-se no chão de barriga para cima, e flexione os dois joelhos sobre a sua barriga, com o apoio das mãos segure a parte interna dos joelhos, mantenha o corpo relaxado e não coloque força nas mãos, aproveite para espirar e expirar.
Faça os exercícios para tendinite todos os dias. Se possível coloque uma música relaxante e calma, não se esqueça de usar roupas confortáveis e se possível fique de meias ou descalça. Cuide-se!