Descubra seu biotipo

Compartilhe
biotipo

Descubra o seu biotipo aqui e agora! Já reparou que é muito comum nós mulheres se queixarmos, de que não conseguimos obter os mesmos resultados em dietas e treinos como nossas amigas. Por que elas emagrecem, ou ganham musculatura tão rápido, enquanto que para nós é um martírio? Por mais que investimos muita energia e dedicação em nossos propósitos, os nossos corpos não refletem os resultados esperados. Por que será?

A explicação é bem simples. Pois, possuímos biótipos diferentes! E essas particularidades fazem toda a diferença no momento de obter massa, ou perder peso. Quer saber qual é o seu biotipo? Então continue lendo a matéria.

Compreender o biotipo é muito importante antes de iniciarmos uma dieta, ou até mesmo uma série de exercícios físicos, isso porque, com a compreensão de como funciona o nosso metabolismo corporal, se tornam mais efetivas as nossas estratégias para alcançar os nossos ideais. Sejam eles: emagrecer, ganhar massa ou manter as curvas.

reposicao-hormonal

A compreensão do biotipo e a aceitação corporal

Talvez o fato de se reconhecer dentro de um biotipo possa trazer à tona, algumas verdades que precisamos enfrenta-las e lidar da melhor maneira com elas. Sabemos que você está cansada de escutar, até mesmo se tornou um clichê o discurso da ditadura corporal, todavia, não é fantasia. O discurso está aí, e cobra dia após dia, o motivo pelo qual não estamos com o corpo como o da “fulana de tal”.

Ora, não estamos com o corpo parecido com o dela, pois não somos iguais! Portanto, não temos o mesmo biotipo. Talvez isso seja um balde de água fria em seus ideais, mas acreditamos que dessa forma, as coisas ficam mais justas e sinceras. Busque a sua melhor forma dentro dos seus parâmetros. Não pense que é um empurrão para o conformismo, pois não é! É um convite para a libertação das amarras que tanto nos aprisionam em ideias quase sempre irreais e desumanos. Portanto, compreender o seu biotipo deve perpassar pela aceitação do seu corpo, provavelmente será um processo catártico, mas será enriquecedor. Ame-se!

Quais são os biotipos?

Existem três tipos de físicos, que também são denominados biotipos. São eles:

  • ectomorfo;
  • mesomorfo;
  • endomorfo.

E tanto nós mulheres, como os homens se encaixam em uma dessas três classificações. É evidente que, somos a soma de mais de um tipo, todavia, sempre irá se sobressair um dos biotipos. Veja a seguir as características de cada um.

biotipo
Os biotipos – Saudável e Feliz.

Ectomorfo

As mulheres que possuem o biotipo ectomorfo possuem o metabolismo acelerado. A estrutura óssea é estreita, e possui muita dificuldade em ganhar peso e músculos. Entretanto é importante destacar que perdem peso com muita facilidade.

Normalmente se enquadram nessa classificação as mulheres magérrimas. Já sofremos muito com a ditadura para obtermos um corpo magro. Até mesmo doenças foram desencadeadas para chegarmos nesse ideal corporal.

“Com o passar do tempo, as modelos da indústria fashion passaram de esbeltas para esqueléticas, tendência que tem sido acompanhada por um problema crescente de distúrbios alimentares e insatisfação com a imagem corporal. Para se ter uma ideia, em 1975, as modelos de passarela pesavam cercar de 8% a menos do que a média das outras mulheres; hoje elas pesam 23% a menos. Em comparação com os destaques da mídia televisiva e impressa e vencedoras de concursos de Miss da década de 50, pelo menos um quarto dos ícones atuais se encaixam no critério clínico para anorexia. Enquanto isso, o peso da mulher comum vem aumentando gradativamente.” 

-Thaiana Brotto, psicóloga CRP 06/101416. 

Quantos e quantos casos de anorexia e bulimia foram notificados, e quantos inúmeros outros ficaram no anonimato? São pessoas que chegaram ao extremo em busca de um corpo magro. Não podemos deixar de relatar também, que muita gente com esse biotipo sofreram muitas represálias, principalmente nos anos escolares primários e secundaristas.

Mesomorfo

As mulheres que se enquadram nesse tipo de físico possuem um metabolismo intermediário, a estrutura óssea não é tão larga, nem muito estreita. A aparência é composta por músculos, portanto ganha massa e perde gordura com facilidade.

De acordo com as novas atualizações ditatoriais do “corpo perfeito”, é a nova diretriz a ser seguida. São corpos bem malhados e definidos, pois o metabolismo é muito propício para obtenção dessa estrutura corporal.

Ultimamente estamos vendo nas mídias, e em outros lugares a associação desse biotipo como o “saudável, e mais belo” parece que mudam se os padrões, todavia, a opressão continua lá, talvez um pouco mais articulada e sutil, mas ainda existe! Doenças psicológicas são desencadeadas através da ânsia do corpo turbinado e tonificado. A vigorexia está cada vez mais acometendo a população. Calma! O excesso também faz muito mal. Faça exercícios sim, mas respeite as limitações do seu corpo.

Endomorfo

As mulheres com esse tipo de físico possuem mais facilidade de ganhar peso, assim como o metabolismo é mais lento. O que resulta em acúmulo de gorduras. Todavia, é importante esclarecer que, elas fazem parte da turma que ganham músculos com facilidade também. A estrutura óssea é mais larga.

Precisamos alertar para associação desse corpo, como aquele que deve ser evitado, bem como aquele que é sinônimo de “não saudável”. Isso não é verídico! Nos últimos anos até ocorreu uma corrente em prol da modelagem plus size, todavia, precisamos levantar as nossas anteninhas de alerta, para o fato de que é até mesmo para esse tipo de corpo, foram impostas medidas padrões. Ou seja, pode até ser gorda, mas nem tanto assim! O que é um erro! Se lutamos tanto para libertar todas as formas, qual é a necessidade de impor mais outra? Liberte-se! Pois, é possível ser saudável, e não ter que ser necessariamente magra, ou musculosa.

sucos-para-menopausa

Gostou de conhecer os biotipos corporais? Qual é o seu? Deixe o seu comentário. Participe!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui