Dicas para aprender um novo idioma

Compartilhe
dicas-para-aprender-um-novo-idioma

Aprender um novo idioma está presente em muitas listas de prioridades e promessas de muita gente no começo do ano. Entretanto, no desenrolar dos meses, aquilo que você havia planejado, pode acabar saindo dos trilhos e a tão sonhada fluência em um novo idioma pode ficar de lado.

O fato é que, as escolas de idiomas ainda não conseguiram encontrar o método capaz de garantir que os alunos consigam se garantir no dia a dia, com o respaldo de uma segunda língua, por outro lado, não investimos a carga necessária em estudos, apenas duas horas aulas, por semana não é o suficiente.

Como conciliar uma rotina exaustiva e intensa, e ainda, encontrar tempo e disposição para aprender um novo idioma? Uma coisa é certa! Não é uma missão impossível, todavia, precisa manter uma frequência e tem que ser prazeroso. Tem que ser algo que gere a vontade de continuar na empreitada e que não entedie.

teste-da-menopausa

Agora que você está a par de algumas ressalvas, vamos às dicas para aprender um novo idioma:

Dica 1: Flash cards

Não, calma! Você não vai sair como uma louca imprimindo cartões e andar com eles na bolsa! Estamos no século XXI (pense nas árvores), você anda com um aparelho em suas mãos 24hs por dia. Aproveite que ele é uma extensão do seu braço, e use a seu favor! Deixe os flashs cards em seu celular e, quando você estiver um tempinho, dê uma olhada.

Faça você mesma os seus cartões, é uma maneira de você já começar a estudar, e ter maior liberdade para confeccionar da maneira que você ache mais didático. O flash card é uma técnica de métodos de ensino, que pode ajudar muito quem quer aprender um novo idioma.

Coloque bastante figuras em seus cartões, bem como, dê ênfase ao idioma que você quer aprender, coloque o mínimo possível do seu idioma nativo. A língua materna deve ser usada bem pouco, para que você aumente o contato com a língua que será aprendida.

Veja a seguir um exemplo de flash card do nosso blog, para você se inspirar e criar os seus próprios!

dicas-para-aprender-um-novo-idioma
Sugestão de Flash Card.

Dica 2: Plano de aprendizagem

Sim, pode até ser um porre, todavia, ninguém sai da largada sem ao menos, planejar como chegará ao destino idealizado (fluência no idioma). Você precisa definir como será a sua aprendizagem ao longo do ano, isso facilitará você a seguir com maior clareza, bem como, identificar se algo não está colaborando o quanto deveria. Tempo é sempre tempo.

Elabore uma planilha com os dias da semana, tempo que será investido, bem como, o conteúdo que será estudado. Deixe estruturado pelo menos um trimestre. Na internet existem muitos materiais de apoio, que podem ser a sua base para o seu planejamento.

Dica 3: Mapa mental semanal

A revisão é uma parte da técnica de estudo que poucos a levam a sério, ela é negligenciada, ou tentam usá-la apenas na semana que antecede ao exame, o que é um erro! Os conteúdos devem ser revisados, em uma menor escala de tempo, com isso, você aumenta a quantidade de informações que serão assimiladas.

O mapa mental deverá conter os assuntos chaves (principais), e você faz as ramificações dos assuntos, é uma maneira gostosa se aprender, bem como, revisar o que você aprendeu durante a semana.

Você pode fazer o seu mapa mental em uma folha, ou pode fazer no computador, o benefício de fazer um mapa mental digital é que você pode, salvá-lo em um formato que o seu celular possa ler e, com isso, você terá mais uma base de consulta para levar e estudar aonde você achar conveniente.

dica-para-aprender-um-novo-idioma
Sugestão de mapa mental

Dica 4: Aprender um novo idioma com filmes e séries

Parece clichê, mas não é! Ficar imerso no universo do idioma que você quer aprender, é uma ótima maneira de fazer com que os seus ouvidos e o seu cérebro fique familiarizado com a nova língua. Deixar a legenda no idioma aprendido, também ajuda a você identificar palavras, bem como, treinar a pronuncia correta.

Estruture uma rotina, e veja ao menos um filme, ou um episódio por semana, entretanto, não fique preso apenas as séries, é importante buscar outras formas pedagógicas para aprender outro idioma.

Gostou das nossas dicas para aprender um novo idioma? Não perca tempo, comece agora mesmo os seus estudos! Qual é a sua estratégia para aprender ou língua? Compartilhe conosco! Deixe o seu comentário. Participe!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

2 COMENTÁRIOS

    • Olá Ilza! No Youtube existe vários canais que ensinam o básico em inglês com aulas online. Aproveite esse tempo em que você está desempregada para focar 100% nos estudos e assim garantir uma melhor qualificação. Acreditamos no seu potencial! Abraços – Equipe Saudável & Feliz

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui