Sobremesa à base de soja – Sabor e nutrição!

Compartilhe
sobremesa-a-base-de-soja

Que tal aprender a fazer uma deliciosa sobremesa à base de soja? Seja você vegetariano, vegano ou apenas um amante de uma culinária mais saudável, incluir a soja em suas refeições é sem sombra de dúvidas, uma maneira inteligente de buscar hábitos alimentares mais equilibrados. A soja é um alimento coringa, e pode substituir outros alimentos não tão saudáveis, ou com baixos índices nutritivos que você está acostumado a ingerir.

Pense bem, resistir diariamente aos encantos de uma sobremesa calórica e saborosa, não é uma missão tranquila de se cumprir, principalmente se você está sob um regime rigoroso. Não seria bom comer algo delicioso, todavia, nutritivo e saudável? Pois, aqui está a sua chance! Conheça algumas dicas de sobremesa à base de soja.

reposicao-hormonal

Beijinho de soja

Quem aqui vai para uma festinha infantil e fica namorando o beijinho buscando mentalmente 10 motivos para não devorar no mínimo uns 5? Pois, os seus problemas acabaram! Já é possível saborear a iguaria do cardápio das festas das crianças sem culpa. Veja a seguir a receita de beijinho de soja.

Ingredientes

  • 3 xícaras de chá de água;
  • 1 xícara de chá de soja;
  • 1 xícara de chá de açúcar de coco, ou açúcar mascavo;
  • 6 colheres de sopa de coco ralado;
  • 1 colher de sopa de manteiga de coco.

Modo de preparo

Bata a soja no liquidificador por 10 minutos. Para deixar a massa mais uniforme, não se esqueça de passar o sumo pela peneira. Em seguida coloque a pasta de soja em uma panela e acrescente os outros ingredientes. Misture em fogo baixo até notar que a massa cremosa desgrudou do fundo da panela. Atenção, o beijinho de soja deve ficar no mesmo ponto do beijinho tradicional. Após chegar na textura esperada, coloque em um refratário para esfriar, em seguida faça as famosas bolinhas e passe no açúcar de coco, ou no coco ralado.

sobremesa-a-base-de-soja

Bolo de soja e chocolate

Se você é aquela pessoa que não consegue dizer NÃO para um pedaço de bolo, mas está em busca de versões mais saudáveis, essa receita é para você! Esta é uma ótima receita de sobremesa à base de soja. Veja a lista de ingredientes.

Ingredientes

  • 1 xícara e ½ de chá de leite de soja pronto, ou se preferir pode ser o caseiro. Quanto mais natural melhor!
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo integral peneirada;
  • 1 xícara de chá de açúcar mascavo;
  • 2 xícaras de chá de cacau em pó;
  • 4 ovos inteiros;
  • 6 colheres de sopa de óleo de soja;
  • 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó (opte pelo vegetal).

Modo de preparo

Separe as gemas das claras e conserve. Em uma panela misture todo o leite de soja, com apenas uma xícara de cacau em pó. Quando a mistura chegar em ponto de fervura retire-a do fogo (conserve).

Em uma batedeira bata as 4 claras até ficar em ponto de neve (conserve). Use o mesmo recipiente da batedeira para fazer a mistura de todos os ingredientes, comece pelas gemas, 4 colheres de sopa de óleo e o açúcar mascavo. Após ficar homogêneo, acrescente a mistura do leite de soja com o cacau em pequenas doses, alterne com a farinha integral, o bicarbonato e o fermento. Acrescente a clara em neve e continue batendo a mistura. Ao notar que a massa está homogênea interrompa o processo da batedeira. Dica: se você quiser a massa escura, basta acrescentar mais ½ de xícara de cacau.

Com as duas colheres de óleo de soja que restaram unte a forma, se preferir faça o processo com o auxílio de um pincel. Após passar o óleo em toda a forma, polvilhe-a com o cacau em pó. Despeje a massa na assadeira (forma). Ligue o forno em uma temperatura à 180°C. Deixe o bolo assar por 50 minutos. Você pode fazer o teste do garfo, para confirmar se a receita está pronta. Lembra como é? Basta perfurar o bolo com um garfo, se o mesmo sair sequinho sem nenhum vestígio da massa, o bolo de soja e chocolate está pronto!

Dica extra: que tal colocar o beijinho de soja como recheio desse bolo? Basta acrescentar na receita ½ xícara de água, pois o intuito e deixar o docinho de coco (beijinho) no ponto cremoso. Se preferir coloque nozes, ou castanhas na mistura. Faça uma calda de chocolate meio amargo. Delícia, não é mesmo? Libere a sua criatividade e troque os ingredientes para achar a sua versão do bolo. Explore!

Pudim de leite de soja

Esse doce dispensa apresentações! Pudim, é pudim não é mesmo? Agora, se você quer ter uma opção menos calórica é possível fazer uma versão com a soja. Veja a nossa dica de sobremesa à base de soja a seguir:

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado de soja;
  • 395 ml de leite de soja;
  • 1 colher de sopa de amido de milho;
  • 1 colher de chá de essência de baunilha;
  • 4 ovos;
  • 1 xícara de açúcar mascavo para a calda.

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata. Ao notar que a mistura está homogênea despeje em uma forma de pudim e leve ao banho maria até obter a consistência desejada. O teste do palitinho também é válido para confirmar se o mesmo está assado. Para a calda basta derreter o açúcar mascavo até chegar ao ponto de calda. Se preferir use o açúcar de coco.

receitas-com-sementes-de-abobora

Gostou das nossas versões de sobremesa à base de soja? Conhece alguma outra? Então, compartilhe conosco! Deixe o seu comentário com a sua receita. Participe.

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui