A vida da mulher moderna é uma verdadeira prova de fogo. Somos obrigadas a se superar cada dia que passa, seja nos cuidados pessoais, nas tarefas ligadas a família e é claro, no ambiente profissional. O estresse no trabalho, somados a um clima competitivo e cheio de metas a cumprir, pode gerar muita tensão.
Pensando nisso, o Saudável & Feliz preparou uma matéria especial para aquelas mulheres que diariamente, estão conquistando seu espaço no mercado de trabalho e que fazem questão de estar com a beleza em dia e na companhia das pessoas que ama.
Se identificou com essa situação? Saiba que você não está sozinha! Esse texto é para você!
Não gaste suas energias com coisas pequenas
A ideia é evitar energias negativas ao longo do seu dia. Na rotina, encaramos situações chatas e desgastantes, mas a forma que a gente reage em relação a elas conta muito!
Se você costuma pegar trânsito no caminho para o trabalho, programe-se para perder o mínimo de tempo possível no trajeto. Que tal ouvir uma música no caminho? Ou mesmo o rádio, para ficar antenada nas notícias.
Evite fofocas e intrigas no escritório, isso pode desgastar qualquer relação profissional. Quando você se envolve nisso, pode acabar tomando as dores de alguém e ser obrigado a tomar um partido, logo você estará vulnerável a julgamentos.
Auto cobrança em excesso faz mal!
Afim de atingir os resultados propostos pela empresa, acabamos sendo cobradas pela nossa equipe e inclusive, por nós mesmas. Até certo ponto, essa autocobrança pode trazer benefícios para o nosso desempenho, mas em excesso, pode provocar uma sensação de inferioridade, baixa autoestima e aumentar o estresse no trabalho.
Cada pessoa é única, se tornar um profissional melhor faz parte de um processo que envolve diversos fatores. Procure estar rodeado de pessoas que te motivam, não apenas aquelas que julgam ou cobram.
Use seu tempo livre com equilíbrio e sabedoria
Dedique o seu tempo livre fazendo o que você gosta, com quem você gosta. Pessoas que se mantém estressadas, mesmo após o trabalho, costumam ficar irritadas e temperamentais.
Dessa forma, algumas consequências podem se desenvolver, como mania de limpeza, TOC e o pior, acabam descontando o estresse em pessoas que não tem ligação nenhuma com o a raiz do problema.
Invista na meditação
Aqueles que acham impossível meditar após um dia estressante, estão muito enganados! A meditação é a prática de se desligar do mundo exterior e olhar para si. Por isso, os resultados vêm com a prática diária. Mas atenção: “olhar para si” não quer dizer refletir sobre o que aconteceu no dia, como resolver um problema ou listar tarefas pendentes. Trata de se esvaziar por completo dos máquina de pensamentos.
Para os iniciantes, a prática pode não parecer uma das tarefas mais simples. Porém, é preciso começar! Para isso, reserve alguns poucos minutos do seu dia – comece com três e aumente gradativamente, conforme se sinta mais à vontade com o exercício -, escolha um local tranquilo, de baixa luminosidade e, se preferir, baixe uma playlist com sons da natureza.
Para se desapegar dos pensamentos, o truque é concentrar em sua respiração: inspire e expire com calma acompanhando os movimentos do seu diafragma durante a prática. Com o tempo vai ficando mais fácil e você ficará mais relaxado.
Renove as energias por meio de atividades físicas
Reserve uma hora para a prática de alguma atividade física para quebrar o estresse no trabalho. Musculação, corrida, hidroginástica, caminhada, yoga, pilates. Não importa a escolha, desde que faça dela uma prática rotineira no seu dia a dia!
Sabemos que muitas vezes, nossa família está esperando em casa ou simplesmente estamos cansadas para praticar alguma atividade física. Porém, é necessário tirar a energia acumulada do corpo e da mente para ter resultados efetivos no trabalho. Com isso, uma forma de possibilitar esses efeitos é realizando exercícios.
Além disso, exercícios ajudam a emagrecer, manter as curvas na silhueta e gerar aquela sensação ótima de dever cumprido.
Tome um banho morno e durma bem
Tomar um banho morno, vestir um pijama confortável, deitar e dormir. Atitudes simples e que podem fazer a diferença. Durante o banho morno não é apenas o seu corpo que relaxa: a sua mente também.
Durante o ritual de relaxamento no chuveiro a frequência cerebral é reduzida, o que leva à sensação descrita por neurocientistas como “estado alfa” – aquele sentimento de “estar nas nuvens”, sabe? Porém, para se beneficiar deste efeito não basta ligar a água e tomar uma chuveirada como quem está com pressa. Desfrute o momento! Deixe a água correr por alguns estantes e esqueça o mundo lá fora esvaziando a sua mente.
Cuide da sua saúde!
Altos níveis de estresse no trabalho, a longo prazo, podem trazer complicações na saúde. Pressão alta, fadiga, insônia, dores musculares e nas articulações, dores de cabeça, baixa imunidade, ganho ou perda excessiva de peso, várias consequências podem estar relacionadas com o estresse.
Outro prejuízo são os maus hábitos, como comer alimentos gordurosos e industrializados, beber muito café e principalmente fumar, que está muito ligado a falsa sensação de relaxamento e fuga dos problemas, ato que gera mais problemas ainda.
Outro ponto que merece atenção é a menopausa, quando as mulheres sofrem grandes variações de humor devido às alterações hormonais, o estresse se torna ainda mais presente. Por isso, é importante buscar informações em relação a essa etapa da vida da mulher.
Viaje mais
Que tal aproveitar o resultado de muito trabalho duro nas merecidas férias? Viajar pode promover novas experiências, bons momentos ao lado de quem amamos e aquela sensação gostosa de renovar a alma.
Mas lembre-se, toda viagem, independente da duração e destino, precisa ser planejada. Afinal, ninguém merece passar estresse nas férias.
Estresse no trabalho tem solução!
No texto de hoje, levantamos uma série de dicas e oportunidades que podem ser aproveitadas afim de lidar melhor com o estresse no trabalho.
É importante lembrar que vivemos em um mundo de pessoas estressadas e aceleradas, então é importante não se deixar levar pelos outros e encarrar o estresse de frente, nenhum problema é maior do que a nossa própria força de vontade.