Botox capilar: saiba tudo sobre esse tratamento

Compartilhe
Mulher tem os cabelos escovados
Uma das vantagens do Botox capilar é que ele não tem formol em sua fórmula - Foto: Freepik

Você já ouviu falar em Botox capilar? É possível que a resposta para essa pergunta seja não. Afinal, quando escutamos a palavra botox, nós pensamos no tratamento estético usado para suavizar as rugas e as marcas de expressão. Entretanto, no mercado, há vários produtos para os cabelos que também são conhecidos como botox.

A diferença do botox capilar para o botox “tradicional”

Além do seu uso mais conhecido para a pele, o botox é um aliado da medicina para melhorar condições de saúde, como a enxaqueca crônica, a bexiga hiperativa e a sudorese, por exemplo.  Ao contrário desse, o botox para o cabelo não conta com a toxina botulínica.

Apesar de não apresentar o mesmo componente, o botox capilar recebe esse nome pois oferece um resultado bem semelhante. Enquanto o botox facial é um recurso para deixar a aparência da pele mais jovem, esse tratamento capilar age repondo os nutrientes das fibras dos fios. O resultado final é uma hidratação profunda e o cabelo reconstituído.

As vantagens do botox capilar

Em relação a outros tratamentos, como a escova progressiva, que utiliza o formol, o botox capilar é considerado menos agressivo para a saúde dos fios. Pode ser usado em qualquer tipo de cabelo, não importa se ele está alisado ou se está com algum tipo de tintura. Não há contraindicações.

Apesar de ser menos agressivo, é preciso ter cuidado na hora de realizar esse tipo de tratamento. Há a chance de haver uma reação alérgica ou irritação caso o produto entre em contato com a pele. Felizmente, ao contrário de outros procedimentos, é muito difícil ocorrer algum tipo de ardência nos olhos com o uso do botox nos cabelos.

Ele é indicado para a diversas situações:

  • Cabelos com pontas duplas;
  • Frizz;
  • Fios sem volume ou com volume em excesso;
  • Cabelos secos;
  • Cabelos sem brilho.

Como é feita a aplicação do botox capilar

É possível realizar o botox capilar em um salão de cabelereiro ou até mesmo em casa. Há inúmeras opções no mercado para quem deseja obter as vantagens desse tratamento sozinha.

Mas, é necessário lembrar que os produtos usados por profissionais, muitas vezes, contam com especificações diferentes daquelas encontradas para o uso doméstico.

No salão de beleza são necessários de 2 a 3 horas para finalizar o botox. O tempo total vai depender do volume e do tamanho do cabelo da pessoa. Por isso, reserve um horário com o seu cabelereiro e tenha paciência.

Antes de iniciar o procedimento, é usado um shampoo de limpeza profunda para que sejam eliminados todos os resíduos do cabelo. Esse cuidado faz com que o produto possa agir de maneira mais ativa nos fios.

Após essa lavagem, o botox é efetivamente aplicado em todo o cabelo. O tempo de permanência do produto é de cerca de 30 minutos nos cabelos.

Depois do enxágue, chega o momento de escovar os fios para selar as cutículas capilares e fixar os nutrientes por mais tempo. Quem gosta de manter as mechas mais alisadas pode fazer uma chapinha após a escova.

Como já foi dito anteriormente, há uma maneira de aplicar o botox capilar em casa. Para fazer isso, basta tomar alguns cuidados. Assim como da maneira profissional, primeiro é preciso lavar o cabelo e o couro cabeludo com um shampoo antiresíduos. Após finalizar a lavagem, seque o cabelo com um secador.

Profissional faz escova no cabelo
A escova é parte importante do processo do botox capilar – Foto: Freepik

A hora da aplicação do botox é simples. Para isso, separe o cabelo em algumas partes iguais e o aplique da raiz às pontas. Deixe o botox agir de acordo com a recomendação do fabricante. Para finalizar, enxague e escove o secador. Finalize com a chapinha.

Cuidados com os cabelos após a aplicação do botox capilar

Depois de o cabelo estar tratado, é muito importante não utilizar shampoos antiresíduos ou de limpeza profunda. Esse tipo de produto pode agir retirando o botox dos cabelos, diminuindo o tempo de duração dos resultados obtidos.

Outros cuidados  devem ser tomados, incluindo o investimento em hidratações a cada 15 ou 30 dias. As cauterizações a cada 15 dias também são um procedimento que não deve ser deixado de lado.

 

 

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui