20 surpreendentes benefícios da sardinha: o milagre em forma de alimento!

Compartilhe
benefícios da sardinha
beneficios-da-sardinha

No passado ela foi muito julgada, sendo até considerada como “a prima pobre do atum”, por não ter uma aparência das mais agradáveis ou um dos melhores sabores de degustação. Por trás disso, existem incríveis benefícios da sardinha! Conheça 20 deles e veja porque incluir este alimento rico em seu cardápio.

Benefícios da sardinha para a saúde

1. É rica em proteínas

Uma sardinha de 100 gramas possui em média 25 g só de proteínas.

2. Reduz inflamações e risco de doenças

As sardinhas são uma excelente fonte de EPA e DHA. Esses dois ácidos graxos são utilizados pelo corpo para reduzir inflamações, de acordo com estudos feitos nos Estados Unidos. As reações inflamatórias são decorrentes de vários tipos de doenças, e se quiser fortalecer o sistema imunológico, experimente acrescentar açafrão-da-terra (cúrcuma) ao tempero deste peixe.

3. Fonte de muitas vitaminas e minerais essenciais

É vitamina que você quer? Consuma sardinha! Ela é uma fonte excelente de vitamina B12, vitamina D, cálcio e selênio. A maioria das pessoas que sofrem de anemia possuem ausência da vitamina B12, e seu consumo é de extremamente importante, já que só no Brasil, a doença apresenta mais de 2.000.000 de casos por ano,  de acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein.

4. Protege a saúde dos ossos

Além das vitaminas listadas acima, as sardinhas também são uma ótima fonte de cálcio, o qual é de extrema importância, já que 99% do cálcio do corpo é armazenado nos ossos e dentes. Em 100 gramas de sardinha, encontramos 382 mg de cálcio!

5. Ajuda a combater a ansiedade e a depressão

Sardinhas possuem um alto teor de ácidos graxos. Estudos atuais comprovam que há uma forte correlação entre o ômega 3 e o controle da depressão, implicando então que o peixe pode ajudar a prevenir transtornos de humor e até mesmo a ansiedade.

6. Controla os níveis de açúcar no sangue

Tanto o alto conteúdo de proteína e gordura saudável trabalham para retardar a absorção de açúcar no sangue.

7. Ajuda a reduzir o apetite

As sardinhas ajudam a reduzir o apetite, evitando os desejos por comida e lanches desnecessários. Simplificando, o alto teor de proteína e alto índice de gorduras boas auxilia na promoção da perda de peso, “preenchendo” o estômago e gerando a sensação de saciedade.

8. É uma das fontes menos contaminadas de peixe

As sardinhas não contêm tantas toxinas e metais quanto os grandes peixes predadores, como o atum e o espadarte por exemplo.

9. Tem um baixo impacto ecológico e ambiental

As sardinhas estão perto do fundo da cadeia alimentar, porque se alimentam de plâncton.

10. Evita coágulos sanguíneos

A ingestão regular de gorduras ômega 3, encontrada no peixe, é boa para o coração porque reduz o colesterol e a pressão sanguínea, sendo um dos maiores benefícios da sardinha.

11. Tem propriedades “anti-câncer”

Pesquisas sobre o câncer mostraram que a ingestão de cálcio e vitamina D, encontrados na sardinha, pode ser muito útil na prevenção de certos tipos de câncer.

12. Tem propriedades antioxidantes

As sardinhas contêm selênio, que é útil para neutralizar os radicais livres e proteger os órgãos contra danos.

13. Promove um sistema imunológico saudável

Pesquisas feitas pela Universidade de Harvard, nos EUA, apontam que o consumo de  sardinha pode melhorar aumentar a contagem de células do sistema imunológico, ou seja, melhora as defesas do organismo, evitando, prevenindo e tratando doenças.

14. É ótima para a sua pele

As gorduras encontradas nas sardinhas desempenham um grande papel nas células cutâneas, diminuindo a inflamação da pele e dando um brilho saudável.

15. Reduz a resistência à insulina

beneficios-da-sardinha
benefícios da sardinha

A resistência à insulina é um dos principais fatores a serem observados no diabetes. Alguns estudos mostram que consumir sardinha reduz a resistência à insulina.

16. Auxilia na prevenção de doenças cardíacas

O alto teor de ácidos graxos ômega 3 encontrado nas sardinhas desempenha um papel importante no controle das doenças cardíacas. Uma pesquisa mostrou que o EPA e o DHA quebram o colesterol ruim no corpo e ajudam na prevenção de patologias do coração.

17. Reduz o risco de degeneração macular relacionada à idade

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é uma condição geralmente observada em adultos com idade superior a 50 anos. A degeneração macular e retiniana ao longo dos anos pode resultar em perda de visão.

Estudos recentes mostraram que consumir peixe, como a sardinha, resulta em um risco reduzido de desenvolver DMRI.

18. É um alimento muito eficiente

É baixo em calorias, mas repleto de nutrientes. Também é fácil de comer e pode ser preparado de muitas maneiras diferentes!

19. Promove a função cerebral saudável

O óleo de peixe e as gorduras saudáveis ​​são conhecidos por serem bons “alimentos para o cérebro”. Isso faz sentido quando se considera que 60% da composição cerebral é feita de gordura.

20. É rica em cobre

As sardinhas são ricas em cobre, vital para a geração de energia a partir de carboidratos dentro das células.

reposicao-hormonal

Tabela nutricional da sardinha

Quantidade por 100 gramas
Calorias                                                                                     208
Gorduras Totais 11g
Gorduras Saturadas 1,5 g
Gorduras Poliinsaturadas 5 g
Gorduras Monoinsaturadas 3,9 g
Colesterol 142 mg
Sódio 505 mg
Potássio 397 mg
Carboidratos 0 g
Fibra Alimentar 0 g
Açúcar 0 g
Proteínas 25 g
Vitamina A 108 IU Vitamina C 0 mg
Cálcio 382 mg Ferro 2,9 mg
Vitamina D 193 IU Vitamina B6 0,2 mg
Vitamina B12 8,9 µg Magnésio 39 mg

 

Gostou de saber mais sobre os incríveis benefícios da sardinha? Tem algum jeito especial de preparar? Conte! Deixe seu comentário aqui no Saudável e Feliz.

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui