5 alimentos para NÃO comer a noite

Compartilhe
alimentos-para-nao-se-comer

Você já ouviu falar nos alimentos para não comer a noite? Eles até podem ser nutritivos, todavia, por terem uma grande carga de proteínas e carboidratos acabam impedindo que o nosso organismo consiga estruturar condições básicas para um sono revigorante.

Existem comidas que demandam de uma maior ação metabolizadora em nossos estômagos, e para serem digeridas e, absorvidos os nutrientes ofertados é necessário muita energia. Entretanto, essa carga extra de trabalho resultará em desconfortos estomacais, câimbras e refluxos, caso a digestão tenha ocorrido antes de dormir. O mesmo ocorre com os alimentos que são estimulantes, que deixam os nervos e o cérebro em alerta (vigília), quando o corpo deveria se preparar para o repouso.

reposicao-hormonal

Precisamos esclarecer que de maneira nenhuma, é uma campanha contra o consumo dessas iguarias, é apenas um alerta, pois muitas vezes, estamos sofrendo com noites mal dormidas, sem saber o que está desencadeando essa disfunção, que talvez esteja atrelada aos hábitos alimentares noturnos.

Alimentos para NÃO comer a noite

A lista apresentada a seguir, conforme foi mencionado nos parágrafos acima, de maneira nenhuma, se constitui em algo que deve ser cortado do consumo diário, sugeríamos apenas que evite-os a noite. Vamos à lista dos alimentos para não comer a noite.

Café

O rei, e o mais requisitado durante o dia, para garantir que tenhamos disposição para lidar com os afazeres do nosso cotidiano, deve ser evitado à noite, isso porque, a cafeína é um forte estimulante. Há pesquisas que comprovaram a sua ação no corpo humano 10 horas após o consumo, ou seja, é estimulação para o dia todo!

A cafeína reativa todos os sensores de exercitação e atividades orgânicas, o que é uma “mão na roda” para a vigília, não para o repouso (sono). Cuidado ao ingerir chás ante de se deitar, pois muitos deles também ofertam a cafeína.

Carne vermelha

A carne vermelha é riquíssima em proteínas e, portanto, demanda um maior tempo para a conclusão de sua metabolização. A sua ingestão a noite pode resultar na sensação de peso no estômago o que é um grande incômodo! Com isso, ela pode impactar no sono e te deixar acordado até a digestão se concluir.

Massas

As massas são pratos deliciosos a base de farinha de trigo, ou de outros elementos. O fato é que no organismo ela é transformada em gordura após a digestão, e o que era delicioso se tornará um grande pesar, pois também irá desencadear a sensação de peso. E dependendo dos acompanhamentos e condimentos da massa, a azia, o refluxo e a queimação podem aparecer para roubar o seu repouso. Outro alerta importante é que por ser um carboidrato, os níveis de açúcares na corrente sanguínea sobem muito, colaborando para o aparecimento da insônia, pois carboidrato é sinônimo de energia.

alimentos-para-nao-se-comer

Chocolate

Há quem ache que toda hora é hora de um saboroso chocolate, o que concordamos em parte! Pois, por mais que sejam deliciosos, eles devem ser evitados ao cair da noite. Os chocolates ofertam nutrientes que irão propagar  animo para o corpo, proporcionando muita energia. Toda a necessidade do corpo de descanso é banida, pois a exigência corporal passa a ser outra.

Sorvetes

O sorvete é uma ótima opção como sobremesa, entretanto, opte por consumi-los após o almoço, depois do jantar consuma frutas que ajudem com a chegada do sono. Que tal uma fatia de abacaxi? Os sorvetes devem ser evitados a noite, pois viram gordura e açúcar em nosso organismo. Gerando uma alta ativação cerebral, e deixando a digestão excessivamente lenta.

sucos-para-menopausa

Gostou? Esses são alguns dos alimentos para não comer a noite. Você conhece outros? Então deixe o seu comentário. Participe!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui