Transtorno mental – você sabe quando procurar ajuda?

Compartilhe
transtorno-mental
Os transtornos mentais podem ter várias causas, uma delas é o fator social.

Um transtorno mental é caracterizado por distúrbios psíquicos, que podem ser causados por fatores genéticos, personalidade do indivíduo e alterações no funcionamento do cérebro. Ou em alguns casos até sofrimentos físicos e psicológicos como agressões, perdas, frustrações e outros.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os transtornos mentais afetam em torno de 400 milhões de pessoas no mundo. A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou dados que apontam que até 85% das pessoas que sofrem desses distúrbios não tem acesso a um tratamento adequado.

Como o transtorno mental é classificado?

Como os quadros clínicos não são característicos como de doenças, muitos psiquiatras e psicólogos preferem caracterizar como transtorno ou distúrbio mental, e não como uma doença.

Sistemas de Jaspers

Um psiquiatra alemão, Karl Jaspers, desenvolveu um sistema de classificação dos transtornos mentais onde ele separou como:

  • Doenças somáticas, que são doenças físicas, mas com causa psicológica;
  • Psicoses endógenas, que apresentam quadro de epilepsia, esquizofrenia e distúrbios depressivos. São doenças mentais que podem envolver sintomas como delírio e alucinações;
  • E as psicopatias, que são neuroses, e ações anormais comparado a sua personalidade.

Quais são os tipos mais comuns de transtornos mentais?

Depressão

A depressão é um transtorno psiquiátrico onde a principal alteração é no de humor da pessoa. Quem sofre desse distúrbio pode apresentar mudança em hábitos normais do dia-a-dia como diminuição do apetite, da autoestima, autoconfiança e problemas com o sono. A depressão é um dos sintomas da menopausa.

Transtorno alimentar

O transtorno alimentar é uma compulsão por ingerir alimentos em grande quantidade, seguido de culpa ou vergonha do seu próprio corpo. Isso pode acarretar em:

Anorexia nervosa

É um distúrbio alimentar causado por uma obsessão pelo corpo ou pela boa forma. A pessoa passa horas ou dias de jejum afim de emagrecer. Nas vezes que a pessoa ingere algum alimento, normalmente é em pouca quantidade. Muitas vezes o vício pelos exercícios físicos podem acarretar em emagrecimento excessivo, e causar a anorexia nervosa.

Bulimia nervosa

Já o caso de bulimia ocorre quando a pessoa ingere grande quantidade de alimento, normalmente não saudáveis, e fica com sentimento de culpa, vergonha e medo de ganhar peso. Então elas usam medidas de risco como vômitos e o uso de laxantes para eliminar os alimentos ingeridos.

bulimia
A bulimia e anorexia podem afetar 4 a cada 100 pessoas segundo pesquisa.

Transtorno de ansiedade

A OMS aponta que pelo menos 33% da população mundial sofre desse distúrbio. O transtorno de ansiedade é caracterizado por sentimento de medo, ansiedade e preocupação. Esses sentimentos são tão fortes e característicos que atrapalham nas atividades diárias e podem acarretar em ataques de pânico.

Transtorno bipolar ou Transtorno maníaco-depressivo

Mesmo que ainda não exista uma explicação exata para esse transtorno, acredita-se que o distúrbio bipolar possa vir por conta de uma combinação de fatores genéticos, e mentais. Ele é caracterizado pela alteração constante de humor e sentimento, alternando entre fases de episódios maníacos, onde surgem sintomas como dificuldade para dormir e euforia. E fases depressivas, onde há perda de interesse em realizar atividades normais do cotidiano e falta de energia e motivação. Essas fases podem durar semanas ou meses.

Esquizofrenia

A esquizofrenia é uma perturbação mental, onde a pessoa pode desenvolver um comportamento social fora do normal e dificuldade em diferenciar o que é real ou não. O tratamento desse distúrbio pode durar a vida toda, e é feito através de medicamentos e acompanhamento psicoterápico.

Quando procurar ajuda?

É raro dar atenção a fatores psicológicos como a alternância de emoções, entre raiva, tristeza, falta de vontade entre outros fatores. Acima foi apresentado os tipos mais comuns de transtornos mentais, e suas causas. Cada um pode apresentar causas diferentes e por isso pode causar confusão em nossa mente. Mas como qualquer outra doença, esses distúrbios também têm um tratamento, e quanto antes feito, melhor.

Por isso cada um tem um papel importante na vida dos que estão ao seu redor, se você notar mudança comportamental em alguém questione, queira saber os motivos, e peça para ele ou ela ir até um psicólogo ou psiquiatra. Se você notar que isso está acontecendo com você, converse com alguém, inicialmente procure a ajuda de alguém próximo, como um familiar ou um amigo de confianças.

Quais são as causas?

As causas são variadas, e na maioria das vezes dependem de fatores do dia-a-dia como comportamento, ambiente, e fatores sociais. Em algumas vezes a causa pode ser um fator genético.

Existe tratamento?

Como mostramos acima, existem vários tipos diferentes de transtornos mentais, que podem apresentar quadros psíquicos diferentes. Por isso o tratamento de cada um deles também é diferente. A maioria dos casos devem ser tratados com acompanhamento de um psicólogo ou psiquiatra. Já outros necessitam do tratamento medicinal.

teste-autoestima

Você já sabe como distinguir esses transtornos mentais, agora fique de olho. Já passou por algo assim? Comente abaixo!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui