Lábios rachados – quais são as causas e como cuidar?

Compartilhe
labios-rachados
O frio não é a única causa do lábios rachados.

Quando falamos em lábios rachados a primeira coisa que vem em mente é o frio. Isso é verdade, por conta do tempo seco os lábios ficam muito ressecados, e como consequência da falta de células gordurosas para proteger os lábios, eles acabam rachando. Porém as causas podem ser outras, e a principal dúvida é, como cuidar para que não machuque ainda mais os lábios? Veja mais abaixo:

O que causa os lábios rachados?

Falta de vitamina

Os lábios rachados também podem ter como causa a falta de vitaminas, principalmente o zinco e a niacina ou vitamina B3. Isso ocorre, pois, esses compostos são responsáveis pela melhora na saúde da pele, e melhora a circulação sanguínea. Com a falta deles os lábios ficam desnutridos e ressecados, o que consequentemente acaba em rachaduras. Você pode encontrar essas vitaminas na carne de vaca, no frango, peixes, cereais e grãos.

Umedecer os lábios com a língua

Pode parecer estranho, mas é isso mesmo, sabe quando seus lábios estão secos e formando aquelas pequenas casquinhas, e você o umedece com a saliva. Pois bem, isso pode ser um fator que ajuda no ressecamento labial. A saliva possui um pH ácido, e por conta disso pode acabar causando uma leve sensação de assadura. Quando a saliva seca, a acidez colabora no ressecamento.

Alergia a cosméticos

Alguns produtos cosméticos como batons, base, cremes, protetor solar e em alguns casos até pasta de dente podem provocar reações alérgicas. Essas alergias causam irritações e promovem o ressecamento labial, o que consequentemente leva a rachadura. Na maioria das vezes esse rachado nos lábios é passageiro e pode sumir logo após a suspensão do uso do produto. Um dos produtos que pode causar descamação é o batom matte por conter chumbo em sua composição. Se isso ocorrer procure um dermatologista que possa te auxiliar.

Diabetes

O açúcar em excesso quando presente no sangue pode causar problemas que levam ao ressecamento labial. Além disso, a glicose que está presente na saliva faz com que haja desequilíbrio nos lábios. Por isso o hábito de umedecer os lábios com saliva deve ser deixado de lado.

Não beber água

A falta de água causa desidratação, mas além disso a respiração pela boca faz com que os lábios fiquem secos. Se ficarem dessa forma por muito tempo pode causar o ressecamento e a rachadura dos lábios. A transpiração excessiva também pode ser um fator, já que nesse caso há grande eliminação de líquido, e pouca reposição.

Tempo

O clima pode ser um fator de risco para a desidratação dos lábios, levando em conta que tanto o frio quanto o calor podem causar ressecamento. No inverno, por conta do frio o tempo fica mais seco, e os lábios também ficam ressecados por conta do tempo. Já no verão se passar muito tempo no sol, sem proteção solar verá que os lábios também ficarão queimados e rachados.

Como cuidar dos lábios

protetor-labial
O uso de protetor labial é uma das principais formas de prevenir os lábios rachados.

1 – Protetor solar labial

É muito importante se proteger dos raios solares, e do frio, pois eles podem ser os principais causadores dos lábios rachados. E a melhor forma de se prevenir é usando um protetor labial com filtro UV.

2 – Hidratante

Os hidratantes labiais tomam conta das bolsas das mulheres, e são grandes aliados na saúde labial. O hidratante serve muito mais como prevenção dos lábios rachados, pois se usado corretamente, você não terá problemas com o ressecamento labial. Os mais indicados são aqueles que contém filtro solar ou são feitos a base de alguma vitamina.

3 – Esfoliação caseira

Por ser uma região muito sensível, muitos dermatologistas não recomendam a esfoliação nessa área. Mas se for necessário, que seja realizada com cuidado, e pouca frequência para não agredir os lábios. Você pode fazer uma esfoliação caseira, basta misturar duas colheres de mel, com duas colheres de açúcar mascavo e aplicar nos lábios massageando levemente em movimentos circulares. Deixe a mistura por 5 minutos e depois retire com a ajuda de um algodão com água morna.

 

4 – Gel de Babosa

A babosa é conhecida por ser muito benéfica aos fios de cabelo. Ela hidrata, nutre, e repõe as vitaminas no cabelo. Mas você sabia que ela pode fazer o mesmo com a nossa pele? Isso mesmo! O gel extraído da babosa pode ser usado como máscara facial para hidratar e nutrir a pele. E pode ser usada nos lábios rachados, basta aplicar uma camada do gel de babosa nos lábios e deixar por 20 minutos. Depois é só retirar com um algodão e água morna. Esse processo pode ser feito até duas vezes por dia.

O que achou dessas dicas? Agora que já sabe como se prevenir e cuidar dos lábios rachados que tal colocar isso em prática? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui