O gengibre é uma raiz usada desde muito tempo atrás no Oriente, pois é indicado para diversas finalidades. Ele apresenta uma substância chamada gingerol, que possui propriedades desintoxicantes, anti-inflamatórias, anticoagulantes e bactericida. Além de apresentar um gosto exótico, que ao mesmo tempo é doce, picante e refrescante.
O gengibre possui agentes termogênicos que ajudam a acelerar o metabolismo e a queimar as gorduras, por isso ele está presente em tantas dietas. Seja usado em chás, temperos, ou no famoso quentão. Essa raiz pode combater e prevenir diversas doenças e beneficiar muito o organismo. Ele pode ser usado no tratamento de vômitos, dor de cabeça, náuseas, cólera, gripe, diarreia, dor no estômago, doenças nervosas, entre outros.
Para a saúde da mulher ele pode ser ainda mais eficiente pois durante a gravidez pode controlar náuseas e enjoos sem oferecer riscos para a saúde do bebê. Já na TPM o fato do alimento ter ação analgésica pode ajudar a melhorar as dores constantes durante a menstruação, ele pode ser ingerido em forma de chás ou sucos, e também pode ser usado para banhos ou compressas quentes para aliviar as cólicas.
Na menopausa o gengibre combate contra os “fogachos” (ondas de calor), náuseas e também ajuda a baixar a pressão arterial que muitas vezes pode estar relacionada com a menopausa.
Dicas de como consumir gengibre
Chá
Como chá ele age contra gripes, resfriados e tosses, além de relaxar, hidratar o corpo e eliminar toxinas.
Ingredientes
- Cerca de 2 cm de gengibre fresco;
- 1 litro de água;
- Mel de abelha.
Modo de preparo
- Lave e corte o gengibre em quatro rodelas, coloque em um recipiente de fácil manuseio e amasse-o com um garfo;
- Coloque a água no fogo e quando a mesma estiver bem quente, mas sem levantar fervura, adicione o gengibre amassado;
- Deixe-o descansar por 10 minutos, adoce-o com um pouco de mel só para tirar um pouco do sabor picante. Na receita também pode ser adicionado limão e/ou hortelã.
Suco
Elimina toxinas, ajuda no emagrecimento, traz disposição para o corpo, melhora a aparência na pele e funcionamento do intestino, por isso pode ser usado durante a menopausa. O suco pode ser ingerido até dois copos por dia.
Ingredientes
- 5 g de gengibre;
- 5 g de hortelã;
- 1 abacaxi (pode ser substituído por laranja ou limão);
- 1 colher (sopa) de raspas de limão;
- 1 litro de água.
Modo de preparo
- Descasque o abacaxi, corte em pequenos cubinhos e triture juntamente com o gengibre e a hortelã;
- Adicione todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter a consistência desejada.
Na comida
Pode ser utilizado no preparo de pratos tanto doces quanto salgados, seja desidratado, fresco, cristalizado ou em conserva.
Cru
Mastigar as lascas de gengibre pode ajuda a prevenir a rouquidão, inflamações na garganta e quando colocados em “lascas” na água pode eliminar os enjoos.
Preparamos um vídeo muito interessante com os alimentos anti-inflamatórios mais comuns no Brasil!