Benefícios da alcachofra

Compartilhe

Os benefícios da alcachofra podem colaborar muito com a saúde da mulher que está lidando com as oscilações hormonais provindas do climatério. As suas qualidades já foram confirmadas cientificamente por inúmeras universidades do mundo, tanto que ela entrou na lista dos superalimentos do planeta.

Nós brasileiras não estamos muito habituadas a ingerir essa maravilhosa iguaria, normalmente associamos ela com aqueles pratos finos que vimos nos filmes, até porque a cultivação dela no Brasil não é muito forte. Por isso é tão difícil encontra-la em feiras e supermercados. Mas, a boa notícia é que já é possível encontrar o seu extrato desidratado para fazer chá, bem como a venda de cápsulas.

Quais são os benefícios da alcachofra?

A alcachofra oferta inúmeros nutrientes fundamentais para o corpo, mas o que a deixa na lista dos alimentos poderosos é o seu grande teor de antioxidantes e de fibras que representam papel de destaque na manutenção metabólica orgânica. Vamos conhecer os benefícios da alcachofra? Veja a lista do Saudável e Feliz com qualidades voltadas para nós mulheres.

reposicao-hormonal

Os nutrientes presentes na alcachofra

A seguir listamos os nutrientes presentes na alcachofra, para você se surpreender com as vitaminas, minerais e antioxidantes que deixarão o corpo e a mente saudáveis. Veja:

Colabora com a saúde dos ossos

Não é novidade para o sexo feminino que com a falta do estrogênio em nossos organismos ficamos mais vulneráveis na pós-menopausa ao enfraquecimento dos ossos. As chances de sofrermos com a osteoporose são bem maiores. Mas, isso pode ser revertido com o consumo da alcachofra!

Isso porque, ela oferta três minerais: fósforo, magnésio e manganês, que estão envolvidos com a manutenção da densidade óssea. Não é fantástico? Mas, não para por aí! A alcachofra oferta também a vitamina K, que age na formação óssea. Vale acrescentar também, que a vitamina C encontrada na planta colabora com a produção de colágeno, outro ator importante na saúde dos ossos.

beneficios-da-alcachofra  Prevenção do câncer

A ação dos antioxidantes expulsa os radicais livres presentes em nosso corpo, o que por si só já é uma ótima maneira de prevenção contra o câncer. Os radicais livres estão envolvidos na desregulação celular, bem como no aparecimento de outras doenças que estão vinculadas ao câncer.

Outro elemento que pode colaborar com a prevenção é a vitamina C, que também é um fortíssimo antioxidante. Colaborando com a prevenção do câncer, principalmente o câncer de mama que tanto assola as mulheres.

Redução da pressão sanguínea

O sódio é o grande vilão para quem sofre com a hipertensão. Todas as pessoas que recebem o diagnóstico de pressão alta, saem do consultório clínico com a seguinte recomendação: reduza o consumo do sódio! O que não é uma tarefa fácil, entretanto, é de extrema importância para manter a moléstia sob controle.

Mas, a alcachofra pode ser uma grande aliada sua nessa luta. Isso porque, ela oferta a dupla: potássio e magnésio que compensarão os índices do sódio no organismo. O que é fantástico tanto para quem deseja prevenir, bem como para quem deseja combater.

Você já experimentou a alcachofra? O que você achou do sabor? Deixe o seu comentário. Participe!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui