Identifique seu cabelo!

Compartilhe
tipos-de-cabelo
Tipos de cabelo.

Você conhece todos os tipos de cabelo? Não?! Você sabia que, os nossos cabelos são divididos de acordo com a curvatura (ou não) deles? Essa classificação estratifica ainda mais aquela divisão básica conhecida como: lisa, ondulada, cacheada e crespa (o que era quatro agora são doze, isso que é diversidade!).

A classificação inicia-se do 1A e termina no 4C (calma não é uma equação), é necessária essa estratificação, pois nem todos os cabelos cacheados, lisos, ondulados e crespos possuem a mesma textura e, com isso, fica cada vez mais ampla a oferta de produtos específicos para todos os tipos de cabelo. A numeração representa a textura e a letra representa o nível de ondulação. (Atenção! O número 4 não tem relação nenhuma  com ser “pior”, bem como, ser “1” não é uma sinalização que é o melhor).

Exemplo: dentro do conjunto de cabelos classificados como “lisos” existe uma variação de texturização e, às vezes, produtos que são ótimos para alguns cabelos lisos, podem não ser tão bons para os outros. Um cabelo determinado 1A possui suas necessidades distintas de um cabelo classificado como 1C, por mais que ambos sejam lisos. Identificar os tipos de cabelo é importante também, para saber como executar o corte dos fios, caso você queira volume ou não.

A classificação também joga luz sob a variedade de cabelos cacheados e crespos que durante muito tempo foram negligenciados e esquecidos, poucos produtos eram destinados para essas texturas que representam a maior parte da população brasileira.

Tipos de cabelo: texturas lisas

A numeração 1 é para os cabelos que são considerados lisos. Esse tipo de cabelo não possui nenhuma ou quase nenhuma curvatura. Os fios retos possibilitam o reflexo do brilho com mais facilidade, em contra partida, quando estão danificados e/ou ressecados são mais fáceis de identificar. Eles também podem sofrer com a oleosidade extrema.

1A

O 1A é o mais liso da tabela. A sua textura não apresenta nenhuma curvatura, normalmente possuem uma espessura bem fina, bem como, pode ser bem oleoso.

1B

Os cabelos que estão na classificação 1B, também não possuem ondulação. Entretanto, são um pouco mais grossos que o 1A. Podem ser também mais oleosos.

1C

Nessa classificação se enquadra o tipo mais pesados e densos dos lisos. Alguns podem ter uma pequena ondulação na ponta. Também podem ser oleosos. Pois a textura capilar permite que o óleo da raiz chegue até as pontas dos fios.

Tipos de cabelo: texturas onduladas

A numeração 2 corresponde aos cabelos ondulados, eles possuem uma pequena frisagem que é natural. O formato das ondas podem ser mais abertas ou mais fechadas (quase formando cachos).

2A

O 2A possui a ondulação tão aberta que parece ser indefinida. A texturização é quase lisa. São cabelos que são bem leves e com pouco volume.

2B

Essa é a textura que algumas mulheres que querem transparecer a imagem de “cabelo de Hollywood” buscam. É muito glamour e volume! As ondas são soltas, todavia, são mais marcadas.

2C

Nessa classificação dos tipos de cabelo, os fios possuem as ondas ainda mais marcadas do que o 2B. A textura forma “S” ao longo do comprimento. É possível identificar a formação de alguns cachos.

tipos-de-cabelo
Tabela de tipos de cabelo.

Tipos de cabelo: texturas cacheadas

Esses cabelos foram entregues as curvaturas! Os cabelos são totalmente enrolados, assim como, é notado um volume mais intenso.

3A

Os cachos são bem definidos, dando a impressão que foram modelados artificialmente, todavia, é uma curvatura natural. O cacho é aberto e mediano, portanto, facilita a chegada da oleosidade até a raiz.

3B

O cacho é mais estreito. A textura é um pouco mais enrolada formando um espiral (um “E”) bem alinhado e definido. Por ser uma curvatura mais fechada, o cabelo 3B já começa a sofrer com o ressecamento das pontas, pois os cachos mais estreitos impedem a chegada do óleo até a ponta do final.

3C

Os cachos são ainda mais enrolados e fechados, portanto, são menores, pois quanto mais fechada for a curvatura, menor será o cachinho. Normalmente possuem uma textura fina e também sofrem com as pontas ressecadas.

Tipos de cabelo: texturas crespas

Durante um bom tempo, esses tipos de cabelos eram considerados “ruins”, todavia, a mulherada resolveu assumir o crespíssimo e desfilar com suas madeixas pela cidade. Pois, não existe textura ruim! Pelo contrário, há falta de produtos no mercado, capazes de lidar com esses cabelos (isso está começando a mudar). Portanto, se você tem um cabelo 4A, 4B ou 4C ou seu cabelo também é lindo menina arrase!

4A

Essa textura pode apresentar cachos, bem como, torções ao longo do fio. Normalmente as pessoas se confundem entre o 3C e o 4A, todavia, existe uma maneira de identificar, o cabelo tipo 3C quando está molhado, perde um pouco da curvatura quase parecendo com um cabelo ondulado. Em contra partida, o 4A mantém os cachinhos e as torções. Assim, como o trio do “3” a turminha do “4” pode apresentar o aspecto seco nas pontas.

4B

A textura é bem fina. Eles podem ter a aparência de zigue-zague, o formato em “E” pode não ser tão recorrente como o em “Z”. Sem sombra de dúvidas esse tipo de cabelo dá o efeito glorioso e volumoso que as pessoas querem ter.

4C

O 4C pode apresentar uma textura mais frisada ou com pequenas “molinhas” que ficam bem próximas ao couro cabeludo. É um primor de delicadeza. Ter um 4C é sair na rua com nuvenzinhas sobre a cabeça.

E aí colega?! Você já conseguiu identificar qual é o seu tipo de cabelo? Deixe o seu comentário. Participe!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui