Quando procurar um endocrinologista?

Compartilhe
quando-procurar-um-endocrinologista
Imagem por: Freepik

Se suas glândulas endócrinas estão com problemas, é importante consultar um especialista, que é capaz de identificar irregularidades nos hormônios encontrados no organismo. Veja abaixo quando procurar um endocrinologista!

Doenças causadas por alterações hormonais mais conhecidas

1. Diabetes

Falta da ação de insulina (hormônio produzido no pâncreas) que causa alterações nos níveis de açúcar no sangue. Se o quadro ainda se encontra em pré diabetes, dificilmente apresentará sintomas perceptíveis. Já em casos de diabetes tipo 1 ou 2, os sintomas podem ser:

  • sede excessiva;
  • micção frequente;
  • fome;
  • cansaço;
  • visão turva.

“O diabetes não pode ser dissociado de outras doenças glandulares. Além da obesidade, outros distúrbios metabólicos (excesso de cortisona, do hormônio do crescimento ou maior produção de adrenalina pelas adrenais) podem estar associados ao diabetes.”

— Dr. Drauzio Varella

2. Hipo e Hipertireoidismo

O hipotireoidismo é caracterizado pelo mau funcionamento da tireoide, e pode apresentar sintomas como:

Já o hipertireoidismo é o funcionamento excessivo da tireoide, com níveis hormonais elevados, causando no corpo:

3. Síndrome do Ovário Policístico

A irregularidade na menstruação e certas características que ocorrem por hormônios masculinos em excesso (como mais pelos e espinhas) estão unidos à esta síndrome.

“Uma alteração na função da glândula hipófise leva ao aumento da produção de andrógenos (hormônios masculinos, como a testosterona) e à resistência do organismo à insulina.”

— ginecologista Rosa Maria Neme

hormonios-femininos

4. Síndrome Metabólica

É uma síndrome que une muitos elementos cardiovasculares de risco, relacionamos diretamente com os níveis de gordura e colesterol, além da pré-diabetes e a hipertensão.

“Síndrome Metabólica corresponde a um conjunto de doenças cuja base é a resistência insulínica. Pela dificuldade de ação da insulina, decorrem as manifestações que podem fazer parte da síndrome.”

— ginecologista Rosa Maria Neme

5. Osteoporose

A osteoporose engloba em maior parte mulheres após o período da menopausa, onde há queda dos hormônios de estrogênio e progesterona, enfraquecendo e descalcificando os ossos.

“A osteoporose é uma doença de instalação silenciosa. O primeiro sinal pode aparecer quando ela está numa fase mais avançada e costuma ser a fratura espontânea de um osso que ficou poroso e muito fraco, a ponto de não suportar nenhum trauma ou esforço por menor que sejam.”

— Dr. Drauzio Varella

6. Obesidade

quando-procurar-um-endocrinologista-obesidade
Imagem por: Freepik – Quando procurar um endocrinologista?

A obesidade vai muito além de alimentação incorreta em excesso! Dentre as suas vertentes, ela também pode ser desencadeada por excesso ou falta de hormônios, como: leptina, grelina, adiponectina e insulina.

“existem os fatores genéticos, em que uma pessoa pode herdar a disposição para obesidade; ter o metabolismo mais lento, o que facilita o acúmulo de gorduras e dificulta o emagrecimento, ou ter aumento de peso por conta das oscilações hormonais.”

— Hospital Israelita Albert Einstein

Além das doenças mais conhecidas, os hormônios também podem desencadear:

  • doenças que modificam o crescimento: gigantismo, baixa estatura e raquitismo;
  • doenças na hipófise: adenoma de hipófise (tumor não maligno), hipopituitarismo, acromegalia e prolactinoma;
  • doenças da glândula supra-renal: feocromocitoma, insuficiência adrenal, hipercortisolismo e hiperaldosteronismo;
  • doenças nas paratireoides: hiperparatireoidismo e hipoparatireoidismo;
  • doenças que alteram o desenvolvimento: puberdade precoce ou tardia;
  • doenças neoplásicas: câncer na tireoide.

Se você suspeita de algumas das doenças acima, é importante consultar um endocrinologista, que pedirá os exames necessários para verificar se seu corpo está saudável, além de indicar o melhor tratamento.

Quando procurar um endocrinologista para emagrecer?

Indica-se a procura de um endocrinologista quando se precisa emagrecer mais de 20 kg ou em caso de obesidade, estados em que a saúde está comprometida.

Para saber se seu peso está ideal, você pode calcular seu IMC, dividindo o seu peso (em kg) pela sua altura (em metros) elevada ao quadrado, de acordo com o Ministério da Saúde.

IMC = Peso/Altura²

Tendo o resultado do seu Índice de Massa Corporal, você pode avaliar se seu peso é ideal, de acordo com esta tabela:

quando-procurar-um-endocrinologista
Imagem por: Cálculo Exato – Tabela de IMC

Lembre-se, emagrecer com acompanhamento médico é muito melhor, além de ter resultados muito mais duradouros, pois você consegue fazer isto de forma saudável, sem entrar em dietas mirabolantes ou utilizar remédios que prejudicam o organismo como um todo.

Tem ou já teve alguma doença causada por alteração hormonal? Já consultou um endocrinologista? Conte sua história! Deixe um comentário aqui no Saudável e Feliz!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui