Voltar a trabalhar na menopausa. Boa ideia?

Compartilhe
trabalhar-na-menopausa
Decidir por retornar ao mercado de trabalho pode ser um grande desafio, todavia, não é algo impossível.

A sociedade está a cada dia se reformulando, a cada minuto um novo valor ou uma nova diretriz surgi, e trabalhar na menopausa talvez não seja mais um dilema para as mulheres que querem se recolocar no mercado de trabalho.

O que era um paradigma há dez anos, hoje já é uma constante e uma realidade para a humanidade. Era muito comum mulheres com 50 anos de idade já estarem próximas da idade de se aposentar, há casos ainda de mulheres que nunca trabalharam, pois apenas se dedicaram aos cuidados da família, entretanto, uma nova ótica foi suplantada.

Mudanças sociais, direitos civis femininos foram conquistados, o aumento na qualidade de vida, a longevidade dentre outros inúmeros pontos modificaram essa equação.

E o resultado disso, é que voltar a trabalhar na menopausa, está cada vez mais recorrente!  Todavia, como conseguir uma recolocação profissional? Por mais que a sociedade esteja revendo seus pressupostos, algumas empresas ainda persistem em manter sua cultura organizacional retrógrada. Muitos são os relatos de pessoas que sofreram preconceito em relação à idade, mesmo sabendo que a constituição trabalhista brasileira repudia a discriminação e que ter mais de cinquenta anos hoje, já não é mais sinal de aproximação da velhice!

“Hoje uma pessoa de 50 anos pode ser considerada jovem. A expectativa de vida está cada vez maior e as pessoas estão mais ativas e ligadas no mundo, pois perceberam que mesmo após os 50 ainda têm muito tempo de vida para aproveitar e alcançar seus sonhos.”

-Madalena Feliciano, Diretora do Instituto Profissional de Coaching.  
trabalhar-na-menopausa

Como driblar os obstáculos de trabalhar na menopausa?

Ainda continuaremos a divagar sobre o mercado de trabalho e daremos até algumas dicas de como se sobressair nessa empreitada, entretanto, não podemos negligenciar o fato que a menopausa e os seus sintomas podem deixar essa busca ou essa experiência mais árdua, todavia, não precisa ser assim!

Procure um tratamento natural para aliviar o sofrimento psíquico e corpóreo, pois trabalhar na menopausa não deve ser uma cruz e, sim deve ser uma forma de buscar seus objetivos, realizar os seus sonhos e se satisfazer profissionalmente, pois nunca é tarde!

reposicao-hormonal

“O mercado de trabalho está em constante rotatividade e sempre aberto a entrada de novos colaboradores. Há espaços para todos, inclusive para os mais experientes. De uma forma geral, uma longa e bem aproveitada experiência profissional pode agregar bastante à empresa e também um ao outro. Estamos pela primeira vez com quatro gerações diferentes – Y, X, baby Boomers e Veteranos – trabalhando nas empresas, e é importante saber aproveitar os benefícios que cada geração tem a oferecer e promover a troca entre todos.”

-Maya Santana, Jornalista.

Encontrando o emprego certo!

“Antes de sair procurando um emprego depois do 50, a melhor coisa a fazer é definir um claro plano de carreira para encontrar o emprego certo. De nada adianta sair pulando de emprego em emprego, ou pegar qualquer vaga sem um objetivo específico. Seja clara no seu plano de carreira para ter mais foco na sua busca por um posto de trabalho.”

-Ponto RH.

Aproveite que a necessidade ou o desejo de retornar ao mercado de trabalho despertou em você e, faça uma reflexão de o que te deixa feliz, satisfeita e realizada em um emprego, se for necessário reveja a carreira, talvez uma nova profissão? Coloque os seus ideais em relação ao trabalho em um papel!

Se for necessário recorra ao especialista de carreiras ou um psicólogo para se ter a clareza dos desejos e, saber definir um plano claro, e que vá de encontro com você.

trabalhar-na-menopausa

Reconectando ou criando uma rede de contatos

Procurar um novo emprego já não está vinculado apenas aos modos ortodoxos! Existem inúmeras plataformas e recursos que podem facilitar a sua busca por um novo trabalho na menopausa. Não abra mão de se introduzir nas redes sociais e nos aplicativos, pois inúmeros recrutadores acabam optando por esses meios de interação para convidar candidatos para entrevistas, portanto, esteja presente onde os empregos estão!

Os sites Facebook e Linkedin serão de grande valia, procure grupos de empregos, pois você precisa se conectar com pessoas que estão ofertando empregos, ou que possam facilitar a sua recolocação.

O site Maturijobs (www.maturijobs.com.br) é uma ótima plataforma para as mulheres com mais de 50 anos, pois além de disponibilizar vagas de empregos, o site oferta inúmeras dicas de como se preparar para o mercado de trabalho.

Prepare-se para trabalhar na menopausa

Não descarte a possibilidade de retornar a sala de aula em busca de novos conhecimentos. Faça cursos, frequente palestras e workshops.  É de suma importância dar uma oxigenada no seu currículo, introduzir novos cursos é sinal de que você não é uma pessoa acomodada, e que está acompanhando as mudanças e buscando se especializar constantemente.

Que tal retomar aquela graduação? Será com certeza um ponto forte em seu currículo.

Dicas de como se sobressair em uma entrevista de emprego

O mercado de trabalho é muito concorrido, portanto, chegar à entrevista preparada fará toda a diferença, bem como, lhe dará mais segurança e confiança na hora H.

Dica 1: Estude a empresa em que você irá ser entrevistada!

Você pode visitar o site organizacional para conhecer a história, a cultura, os valores e seu posicionamento no mercado.

Dica 2: Pesquise sobre a vaga que você está disputando.

Consulte a atribuições do cargo, o perfil típico de quem ocupa esta vaga e a faixa salarial praticada no mercado.

Dica 3: Atualize-se!

Não deixe de acompanhar notícias sobre o setor que você está pretendendo se ingressar, veja os desafios e as oportunidades na área desejada. Olhe as especializações solicitadas para deixar o seu currículo de acordo com as necessidades do mercado.

Dica 4: Paciência, inteligência, resiliência e polivalência

Você irá se deparar com alguns “nãos” em sua empreitada! Mas não desanime! Seja paciente e inteligente para continuar buscando a sua recolocação.

Talvez seja uma ótima oportunidade de demonstrar a sua resiliência e polivalência, se você sentir motivada em aceitar um desafio inesperado, arrisque!

Dica 5: Deixe o seu currículo afiado

Sempre que possível revise o seu currículo e tente estruturá-lo conforme a necessidade da vaga, pois suas chances de ser convidado para uma entrevista serão maiores. Coloque apenas as experiências relevantes para a função pretendida.

Dica 6: Vá vestida para a entrevista de acordo com o perfil da vaga

Parece simples, mas não é! Causar uma boa impressão e empatia nos recrutadores no primeiro momento, não é uma tarefa nada fácil! Por mais que saibamos que a roupa não deveria ser ponto de análise para uma busca de emprego, a verdade é que ainda hoje as pessoas levam em conta esse fator.

Dica 7: Mostre sutilmente para o recrutador que a idade não é um dilema para você!

Demonstre que o fato de você ter mais experiência não é sinônimo de supremacia, e muito menos soberania! Que o fato de trabalhar ou até mesmo ser subordinada por uma pessoa mais nova, não será para você um impasse. Use a sua idade a seu favor!

Dica 8: Jamais minta a sua idade!

Seja sincera quando lhe perguntarem a sua idade em uma entrevista. Todavia, cuide de sua aparência.

Dica 9: Demonstre que por mais que você tenha muita experiência, você não é boa demais, mostre que você é apenas a melhor pessoa para aquela posição!

Alguns recrutadores podem estar presos aos paradigmas passados e acharem que você não é adequada para a vaga devido a sua experiência. Com segurança e clareza demonstre que você quer aprender algo novo!

Dica 10: Caso você não consiga um emprego logo na primeira entrevista não desanime.

Continue enviando os seus currículos e gerenciando os seus contatos, bem como as suas plataformas de busca, no momento certo você encontrará o seu tão estimado emprego! É questão de tempo.

Você ficou animada para trabalhar na menopausa? Não se esqueça de ler as dicas e se preparar para as entrevistas! Boa sorte.

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui