Hepatite alcoólica

Compartilhe
hepatite-alcoolica

A hepatite alcoólica é resultante da ingestão em excesso de bebidas alcoólicas ao longo dos anos. É uma inflamação no fígado, e pode ser o primeiro estágio de uma doença mais grave chamada de hepatocarcinoma.

 “No nosso corpo, o órgão responsável por metabolizar qualquer tipo de bebida alcoólica é o fígado, porém esse processo leva a produção de substâncias tóxicas. Então, quanto mais se ingere álcool mais toxinas são produzidas no fígado, o que futuramente causa uma inflamação no órgão.”  

– Autor desconhecido.

reposicao-hormonal

Sintomas da hepatite alcoólica

Os sintomas podem variar de acordo com a gravidade da inflamação, é importante ressaltar também, que assim como a hepatite autoimune e as hepatites virais, esse tipo de complicação no fígado provinda do álcool, pode não apresentar sinais de imediato. Normalmente as pessoas apresentam os sintomas abaixo:

  • Anorexia;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Boca seca;
  • Dor abdominal;
  • Perda de peso;
  • Febre;
  • Hepatomegalia;
  • Esplenomegalia;
  • Ascite;
  • Icterícia;
  • Encefalopatia;
  • Varizes esofágicas;
  • Hemorragia gastrointestinal;
  • Desnutrição;
  • Sopro Hepático.

Tratamento

O tratamento para a hepatite alcoólica se dá com interrupção do consumo de bebidas alcoólicas, hidratação do organismo, restrição alimentar. Dependo da gravidade do quadro, os especialistas podem prescrever anti-inflamatórios e corticoide para amenizar a ação da inflamação.

“A abstinência alcoólica é óbvia e obrigatória; melhora o prognóstico, as lesões histológicas, diminui a pressão portal, a progressão para a cirrose e melhora a sobrevivência em todas as fases da DHA. Após um episódio de hepatite Alcoólica, não há consumo seguro, sendo bastante provável a recidiva e/ou a evolução para cirrose, especialmente no sexo feminino.”

-Luís Mato, Pesquisador em Gastrenterologia.

Como lidar com o consumo excessivo do álcool?

Parte do tratamento, a interrupção do consumo de bebidas alcoólicas é um passo que é de extrema importância para a melhoria da pessoa, todavia, lidar com o fim de um vício é uma luta que necessita de compreensão, auxílio e muita ajuda dos familiares e de multiprofissionais.

Existem inúmeras instituições que podem colaborar para que o dependente de bebidas alcoólicas se sobressaia ao vício, e possa ter uma vida saudável tanto física, como mentalmente. Pode ser um processo doloroso e conturbado, portanto, o apoio para sair desse dilema é fundamental.

Uma dieta equilibrada

Por quase sempre apresentar um quadro de anoréxico, respaldado na desnutrição e desidratação, a pessoa que sofre de hepatite alcoólica necessita de uma dieta equilibrada para repor os nutrientes que estão escassos no organismo. O consumo de vegetais, legumes e frutas irá colaborar para que sejam abastecidas as necessidades nutricionais do sujeito.

Dependo da gravidade do caso, os especialistas poderão administrar suplementos vitamínicos, em particular a vitamina B1 do complexo B, e o ácido fólico, para que o corpo tenha condições de responder ao processo terapêutico, bem como possa combater a inflamação hepática.

A prática de atividades físicas

Reverter as condições de uma vida sedentária é fundamental também, entretanto, devido a debilidade corpórea é recomendado iniciar com caminhadas de intensidade leve, em um trajeto não muito longo. Será um ótimo começo, se possível faça as caminhadas com um acompanhante, pois caso venha a se sentir mal, terá quem possa socorrer imediatamente.

Não se esqueça de beber bastante água para hidratar o corpo, e use roupas confortáveis para deixar a atividade física ainda mais prazerosa. Você consegue!

sucos-para-anemia-um-brinde-a-saude

Enfim, a hepatite alcoólica é uma enfermidade como qualquer outra, e não deve ser tratada sobre a ótica do preconceito, as pessoas que passam por esse dilema, necessitam de apoio e não de julgamento! Colabore de maneira positiva com o restabelecimento de quem padece com a doença. Deixe o seu comentário. Participe.

 

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui