Relação netos e avós: a importância da família

Compartilhe
relação-netos-e-avós

A família é o primeiro grupo social de qualquer indivíduo, o primeiro contato com outras pessoas, iniciando assim o seu ciclo de aprendizagem envolvido por amor e dedicação. Inclusive, pais e avós também acabam aprendendo bastante, já que a presença de um novo familiar pode mudar a vida de todos, promovendo experiências ricas e únicas, seja na relação netos e avós, pais e filhos, avós e seus filhos e a todos que convivem no mesmo ambiente.

No texto de hoje, vamos falar sobre a importância da família, com foco na relação netos e avós, envolvendo dicas, pesquisas, reflexões e muito mais. Vamos lá!

A importância dos avós

Com o aumento da longevidade, o número de pessoas na melhor idade tem aumentado cada vez mais. Com isso, muitos deles estão conseguindo aproveitar mais os tempos em família.

Segundo a psicóloga Rita Calegari, do Hospital São Camilo (SP), a relação netos e avós é muito benéfica para ambos, especialmente por que os avós, na maioria das vezes, estão em uma etapa que podem aproveitar os netos melhor do que aproveitaram os próprios filhos.

Faz total sentido, afinal, a maioria deles já estão aposentados, possuem mais tempo livre e conseguem ter um relacionamento mais tranquilo e divertido. Com isso, esses momentos de brincadeiras, conversas, atividades e outras tarefas são enriquecedoras para ambos e ficam guardados na memória.

Imagine que delicia, uma tarde na casa da vovó, preparando aquele bolo gostoso para os netos, após um dia inteiro de jogos e assistindo filmes na televisão. São momentos simples e que não tem preço.

Efeitos na saúde, educação e bem-estar

Para os avós, a vivência ao lado dos netos é revitalizante. Em meio as a companhia dos netos, os avós acabam levando uma vida mais ativa, já que a energia dos pequenos é enorme. Logo, os avós se sentem estimulados a acompanhar os netos e essa sensação de dever cumprido é ótima para eles, inclusive afasta os sintomas da depressão de ambos os lados: avós acabam se sentindo mais jovens e renovados e os netos se sentem seguros e felizes com o carinho e proteção dos mais velhos. Tal sensação é fundamental no desenvolvimento da criança, já que a transição entre infância e adolescência é repleta de descobertas e o conhecimento dos avós é muito útil para ajudar nessas transformações.

relação-netos-e-avós

Além disso, a noção de que os mais velhos merecem respeito se constrói nessa etapa e a presença dos avós é a materialização disso, desde cedo as crianças devem aprender a aceitar as diferenças e entender as limitações dos idosos. Inclusive, é nessa fase que as crianças constroem a noção de que elas irão crescer e envelhecer, isso ajuda no entendimento de tempo.

Cuidados importantes na relação avós e netos

Com a chegada dos netos, os avós tendem a se tornar pessoas mais flexíveis e pacientes. Com isso, o famoso ‘‘mimo’’ podem aparecer, deixando alguns pais um pouco irritados, com receio de que a criança fique acostumada a certos caprichos.

É importante lembrar que a palavra final deve ser sempre a dos pais, afinal eles devem cuidar de seus filhos da sua maneira. A forma de criar os filhos muda muito de geração a geração, por isso essas diferenças devem ser ponderadas, afim de não causar conflitos.

Existem casos que os avós acabam tendo uma responsabilidade maior na educação dos netos. Isso acontece quando eles cuidam das crianças enquanto os pais estão trabalhando etc. Essa situação demanda um perfil de avós mais disciplinados e com uma rotina mais regrada, afinal existem fatores como lição de casa, hora do banho, das refeições etc. Isso acaba tirando um pouco da liberdade da criança, porém ajuda ele a ser uma pessoa mais organizada.

Relação netos e avós: equilíbrio entre conhecimento e amor

Essa troca de gerações proposta pela relação entre netos e avós é muito produtiva, enquanto os idosos aprendem mais sobre o mundo atual, as crianças descobrem mais sobre o passado, rendo assim boas histórias.

Vale a pena lembrar que atualmente, não existem barreiras que separam netos e avós. Com o avanço da tecnologia, a internet possibilita o acompanhamento do dia a dia da família mesmo com a distância, basta ter um computador ou celular por perto.

Ao longo do texto, notamos que a presença dos avós na vida de uma criança soma muito em seu desenvolvimento. Aquelas ingênuas brincadeiras, histórias, piadas, tem um valor imenso e ajuda e muito a família em uma visão geral. Até os pais acabam enxergando os seus próprios pais de forma diferente, renovando assim a sua admiração e amor pelos velhinhos, isso é muito importante para eles, já que essa sensação de reconhecimento coloca a autoestima deles no topo! Sempre que possível, dê um abraço nos avós e diga que os ama, isso faz toda a diferença.

Enfim, os laços entre avós e netos é algo mágico! A nossa dica final é: aproveite cada momento ao lado dos nossos amigos velhinhos, eles valem ouro e são insubstituíveis. Dê valor enquanto ainda há tempo.

reposicao-hormonal

Deixe um comentário
Print Friendly

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui