Exercícios para pélvis

Compartilhe
exercicios-para-pelvis

Você sabe por qual motivo devemos fazer exercícios para pélvis? Pélvis é como é chamado o assoalho pélvico, um agrupamento de músculos e ligamentos que dão sustento, e protegem toda a região do nosso maior osso do corpo humano: a bacia. Muito além, desse resguardo, a região pélvica concede sustentação para os nossos órgãos sexuais, bexiga e ânus.

“O assoalho pélvico é uma estrutura que sustenta toda a região da bacia (que compreende o cóccix e o osso púbico), “segurando” os órgãos que ficam na cavidade pélvica, como a bexiga, os órgãos reprodutivos femininos, a próstata e o reto.”

-Cintia ferreira, Jornalista.

reposicao-hormonal

O fato é que, quando esses músculos não estão firmes e rígidos, a nossa saúde é impactada, um exemplo de impacto é a incontinência urinaria e a fecal, que são resultantes da fraqueza muscular pélvica. E não para por aí! As nossas relações sexuais também são impactadas pela fragilidade muscular.

“Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente 5% da população brasileira sofre com problemas de incontinência urinária e mais de 30% de alguma disfunção sexual. Grande parte desse problema está relacionado ao períneo.”

-Sabrina Mundim, Jornalista.

Existem diversos fatores que promovem a fragilização, um deles é a maturação corporal sem os devidos cuidados necessários. Mas, há uma solução para reverter esse quadro! Sabe como? Fazendo musculação! Sim, isso mesmo. A musculação para o assoalho pélvico é a melhor maneira para se prevenir todas as mazelas decorrentes da flacidez muscular. Quer saber quais são os exercícios para pélvis? Continue conosco!

Exercícios para pélvis

Os exercícios para pélvis ao contrário dos outros, podem ser feitos a qualquer hora do dia, em qualquer local e posição, e pasmem! Até mesmo minutos antes do ato sexual.  Você pode fazer qualquer outra atividade, trabalhando a musculatura dessa região.

1.Ponte

A ponte até então, era conhecida como um exercício para enrijecer pernas, glúteo e abdômen, todavia, de alguns anos para cá, isso mudou, pois foi constatado o quanto essa atividade, pode colaborar com o enrijecimento do assoalho pélvico. É muito fácil de executá-la, basta deitar de barriga para cima, flexionar os joelhos e deixar os braços estendidos próximos ao tronco.

Deixe os joelhos alinhados com o quadril e mantenha a respiração equilibrada, inspirando e expirando o ar. Una ao processo de respiração a subida e descida do quadril. Ou seja, quando elevar o quadril, inspire o ar, e quando descê-lo expire. Faça 30 elevações, divididas em 3 séries de 10.

exercicios-para-pelvis
Exercício ponte para o fortalecimento da pélvis.

2.Contrações internas

Esse exercício é aquele que pode ser executado em qualquer local. É bem simples! Imagine que está com vontade de fazer xixi, entretanto, você está longe do banheiro, e acaba segurando até chegar ao sanitário mais próximo.

Ou seja, a atividade consiste em contrair os músculos pélvicos como se estivesse segurando a urina. O bom, é que você pode fazer no trabalho, assistindo televisão, ou em qualquer outro ambiente. Intercale séries de contração e relaxamento. Faça 10 contrações, segurando por 5 segundos. Ao longo da semana, aumente o tempo em que contrai os músculos. Esse é um dos exercícios para pélvis que pode ser feito em qualquer quanto do mundo.

3.Pendulo corporal

Sente-se e coloque as mãos em baixo do bumbum. A mão deve ficar localizada sobre aqueles ossinhos de apoio do glúteo.  Movimente o quadril para frente e para trás, bem como para esquerda e para direita. Você pode fazer 3 séries de 10 movimentações para cada lado, para ficar mais dinâmico, intercale o movimento.

4.Alongamento pélvico

Sentada em uma cadeira, ou na cama, flexione o tronco para frente e, coloque os cotovelos sobre a coxa. Fique nessa posição 30 segundos, e retorne para a posição inicial. Você terá a sensação que está se aproximando dos músculos da vagina. Esse exercício alonga, assim como promove o relaxamento. O alongamento pélvico é ótimo para quem sofre com disfunções na urina e na evacuação das fezes.

5.Contrações + exercícios de respiração

Sabe o exercício de contração interna dos músculos pélvicos? Acrescente a essa atividade o processo de inspiração e expiração. Quando você for inspirar contraia a musculatura, e quando for expirar relaxe a musculatura. Mantenha no inicio 10 contrações, e com o tempo aumente, de acordo com a resposta de seu corpo.

6.Pendulo pélvico

Em pé, deixe os joelhos flexionados (levemente), e coloque as mãos sobre a cintura. Inspire, deixando que o ar entre pelas narinas, e ao mesmo tempo projete a sua pélvis para frente. Fique 5 segundos nessa posição, e em seguida expire todo o ar, e ao mesmo tempo leve o quadril para trás. Faça 10 séries.

Você conhecia os exercícios para pélvis? São fáceis de realizar, não são? Comece agora mesmo a treinar e deixe o seu comentário, relatando como foi a experiência. Participe!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui