Estafilococos: as bactérias que causam várias doenças!

Compartilhe
estafilococos
estafilococos

Os estafilococos podem trazer vários problemas para o nosso organismo. Descubra como eles agem a seguir!

O que são estafilococos?

É um agrupamento de bactérias que podem acabar causando muitas doenças. As infecções podem ser causadas por um ataque direto ou pela produção de toxinas liberadas pelos microrganismos.

Ele é a principal causa de infecção nosocomial (infecção contraída no hospital). O Staphylococcus aureus é o mais presenciado, porém, também pode-se citar o Staphylococcus epidermidis e o Staphylococcus saprophyticus.

“Ao contrário do que se poderia pensar, as pessoas com boa saúde podem ter estafilococo. Estima-se que o número de indivíduos saudáveis a ter a bactéria é de 3 a cada 10 pessoas. Ela se revela, na maioria dos casos, benigna, mas pode causar sérias complicações aos ossos, pulmões ou coração.”

— sr. Marcos Silva

Os estafilicocos podem ser encontrados na natureza (solo, água ou ar) ou nas mucosas e na pele. A bactéria engloba, no geral, primeiro o nariz, antes de se multiplicar em outras partes do coropo, por meio das mãos, especialmente em áreas mais “umedecidas”, como axilas e genitais.

Principais sintomas das doenças causadas por estafilococos

Impetigo, intoxicação alimentar, celulite, mastite, doenças sistêmicas, piodermite, doenças urinárias, endocardite e SCT (Síndrome do Choque Tóxico) são alguns dos problemas que podem ser causados pela ação de estafilococos.

Os sinais podem incluir:

  • pus;
  • furúnculo;
  • abcesso;
  • foliculite;
  • espinhas com pus (principalmente nas nádegas, braços e virilha).

Nos casos de intoxicação por alimentos, o paciente sente dor abdominal, vômitos, náusea, diarreia e dores de estômago.

reposicao-hormonal

Já em situações mais graves, as bactérias entram no fluxo de sangue e se multiplicam. A isso se dá o nome de sepse ou infecção sanguínea. Isso provoca febre alta, dores de cabeça, dores nos músculos e as vezes até mesmo um choque tóxico, que pode ser fatal.

Como o estafilococo aparece no corpo?

Existem muitos modos de contrair o problema. Os estafilococos são muito resistentes, podendo ser transmitidos de uma pessoa para outra, principalmente em casos de infecção de pele, mas também por de objetos contaminados pelas bactérias, como: celulares, telefones, toalhas, fronhas, etc.

A contaminação também pode acontecer pela ingestão de alimentos contaminados por bactérias, que acabam se proliferando e liberando algumas toxinas.

Qual o melhor tratamento para estafilococos?

estafilococos
estafilococos

É preciso ter muita atenção no caso de contaminação por estafilococos, pois, quando se é infectado, a dificuldade de se livrar deles é muito grande.

É preciso estar atento para evitar a contaminação por estafilococos, pois, uma vez infectado, é muito difícil livrar-se dessa bactéria. Para isso, é importante lavar as mãos regularmente, especialmente no ambiente hospitalar.

O tratamento contra estafilococos tem base na execução de um antibiograma, que é capaz de determinar qual o tipo de bactéria responsável pelo processo infeccioso e escolher assim o melhor antibiótico. Este tratamento é administrado de forma oral, por um período de sete a dois dias.

Quando o tipo é Staphylococcus aureus, muitos médicos indicam o uso de penicilina (meticilina, oxacilina). As infecções de pele podem ser tratadas, em grande parte das vezes, com uma higienização correta do local, unida ao uso de antibióticos tópicos e antissépticos.

Gostou de saber mais sobre os estafilococos? Conte-nos! Deixe seu comentário aqui no Saudável e Feliz.

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui