Comer tomando líquido faz mal? Veja os perigos por trás dos hábitos!

Compartilhe
comer-tomando-liquido-faz-mal
comer tomando líquido faz mal?

Muitas pessoas têm o hábito de acompanhar sua refeição diária com alguma bebida, seja no café com pão, no arroz, feijão e água ou suco, na torradinha com chá, etc. Descubra se comer tomando líquido faz mal para a saúde!

Entendendo o processo digestivo

O estômago libera o suco gástrico no processo de digestão dos alimentos, que possui o pH bem ácido. Esse líquido auxilia na quebra molecular da comida ingerida, propiciando a absorção pelo organismo.

Comer tomando líquido faz mal?

Se você ingere muito líquido enquanto come, isso pode interferir diretamente no suco gástrico, deixando-o mais fraco, o que interfere na digestão, deixando-a mais lenta, além de trazer uma sensação incômoda de estômago pesado.

Além de atrapalhar o processamento dos alimentos, beber e comer ao mesmo tempo pode atrapalhar o mecanismo de saciedade. Pelo menos é o que alega a nutricionista Caroline Codonho.

“Consumindo os líquidos durante esse processo, você causa uma distensão da parede estomacal, que é flexível, e com isso dá uma falsa impressão ao cérebro de que o estômago está vazio e que cabe mais comida”.

O apontamento da dra. Caroline ainda pode ser complementado com outro fator: o “sabor”. Comer enquanto se bebe água pode limpar as papilas degustativas, também trazendo a falsa sensação de que ainda é possível ingerir mais alimentos.

Como isto é um hábito cultural muito forte, muitos acabam se acostumando desde pequenos a beber leite, água, suco, chá ou refrigerante na hora do café ou do almoço. Se for algo muito difícil de mudar, procure tomar no máximo 1/2 copo na hora de se alimentar.

Qual dos líquidos é pior para beber enquanto se alimenta?

Se você chutou refrigerante, acertou na mosca! As bebidas gaseificadas podem expandir o estômago, aumentando consideravelmente seu tamanho. Mais preocupante ainda é o açúcar absorvido pelo organismo ao tomar, por isso uma água com gás não é tão prejudicial quanto uma soda, por exemplo.

O suco de caixinha também possui altos níveis de sacarose, mas como não possui gás, ainda perde para o refrigerante.

Problemas gástricos e os líquidos

comer-tomando-liquido-faz-mal
comer tomando líquido faz mal?

Mesmo que em maior parte seja indiferente, pessoas com problemas digestivos que comem e bebem um líquido simultaneamente podem ser ainda mais prejudicadas.

“A retirada da vesícula biliar pode aumentar a sensação de má digestão.”

— Dr. Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia.

Além desta classe de pessoas, os grupos que possuem gastrite, úlcera ou duodenite também tendem a ser menos resistentes quando o assunto é comer tomando líquido.

Sintomas da má digestão

Além de beber líquidos em excesso durante as refeições, comer depressa demais sem mastigar direto os alimentos ou abusar de coisas gorduras, fritas ou processadas, também pode desencadear estes desconfortos.

Gostou de saber se comer tomando líquido faz mal? Você possui esse hábito? Sente que ele interfere na sua sensação de saciedade de alguma forma? Conte-nos! Deixe seu comentário aqui no Saudável e Feliz.

reposicao-hormonal

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui