Alexitimia – O que é, os sintomas e o tratamento

Compartilhe
alexitimia
A disfunção é muito mais recorrente do que imaginamos. E impacta drasticamente nas relações sociais. Imagem por Freepik.

Você sabe o que é alexitimia? A palavra pode até soar como algo estranho, entretanto, provavelmente já se deparou, ou conhece alguém que sofra dessa disfunção. O fato é que pouco é discutido sobre o assunto, e quase sempre é apresentado como uma característica da personalidade de alguém. O que é um erro!

De uma maneira bem resumida, a alexitimia é a dificuldade que uma determinada pessoa tem em descrever os seus sentimentos. E por isso, é taxada como rústica, chula, xucra ou até mesmo insensível. O problema é que faltam palavras, ou até mesmo o não saber como externar verbalmente o que está sentido, e acaba por muitas vezes nomeando como algo físico. Quando na verdade se trata de algo da mente.

Quantas vezes você se deparou com alguém que passou por um grande episódio de carga emotiva, entretanto, essa pessoa descreve como se fosse algo apenas físico? É algo  preocupante, e não deve ser encarado como banal. Portanto, é de suma importância a procura de um especialista para compreender, e proporcionar diretivas para lidar e reverter a disfunção. Convidamos você a se aprofundar ainda mais sobre as nuances da alexitimia.

reposicao-hormonal

O que é?

Conforme foi mencionado a alexitimia, é uma disfunção psico-cognitiva, onde a pessoa não consegue descrever os seus sentimentos, é notado também um declínio na capacidade imaginativa, bem como na criatividade do indivíduo.

“Alexithymia é uma palavra com raízes gregas: a partícula A tem um sentido de negação, de “falta ou ausência”; lex, significa “palavra”; e thymos é “emoção ou sentimento”. Literalmente, alexitimia pode ser traduzida como sem palavras para sentimento.”

– Luís Freire, Universidade Estadual de Feira de Santana.

Se não consigo descrever os meus sentimentos, logo não consigo expressá-los, e com isso, não há compreensão dos sentimentos de terceiros. Causando um enorme impacto no meio social, impossibilitando a empatia entre as pessoas.

Sintomas

Os sintomas da alexitimia são bem específicos, vale ressaltar também, que a própria disfunção da incapacidade de descrever os sentimentos, pode ser o sinal de outra doença. Normalmente são apresentados os traços abaixo:

  • Dificuldade em manter relações pessoais;
  • Falta de empatia;
  • Pensamentos racionalizados;
  • Criatividade limitada;
  • Inexistência de prazer;
  • Falta de desejo sexual;
  • Impotência, ou anorgasmia;
  • Conversas limitadas;
  • Falta de comunicação.

“Alexitimia é um construto que envolve três principais componentes: (a) uma grande dificuldade para usar uma linguagem apropriada para expressar e descrever sentimentos e diferenciá-los de sensações corporais; (b) uma capacidade de fantasiar e imaginar extremamente pobre; e (c) um estilo cognitivo utilitário, baseado no concreto e orientado externamente, também conhecido como pensamento operacional.”

– Luís Freire, Universidade Estadual de Feira de Santana.

As doenças que podem desencadear a alexitimia são:

  • (TEP) Transtorno por estresse pós-traumático;
  • Anorexia nervosa;
  • Autismo;
  • Outras disfunções psíquicas.

alexitimia

Impactos na vida de um alexitímico

Se as nossas relações são embasadas nos sentimentos e nas emoções, como garantir que quem não tem essa capacidade possa interagir e se envolver em suas redes de relacionamentos? Aí é que está, o alexitímico constrói todas as suas relações na superficialidade, os laços afetivos se tornam frágeis. Toda a emocionalidade é vaga, não correspondendo para com a energia investida da outra parte.

Essa dificuldade gera muito sofrimento impactando drasticamente na saúde, podendo até mesmo desencadear moléstias graves. Veja as doenças que quem sofre de alexitimia pode desenvolver:

A vida profissional, bem como o crescimento como ser humano podem ser afetados também, pois as nossas vidas são pautadas por escolhas, que levam muito em consideração os nossos sentimentos e emoções, e se temos dificuldade em descrevê-los, não saberemos como obter um norte nas escolhas.

Diagnóstico

O diagnóstico se dá com base na avaliação e análise da anamnese, testes psicológicos também poderão auxiliar caso o especialista ache pertinente. Existe no mercado de testes o TAS-20 um questionário no qual serão investigados três fatores básicos:

  • Há dificuldade em identificar os próprios sentimentos?
  • Há dificuldade em descrevê-los para um terceiro?
  • O pensamento é orientado para o exterior?

Com base nesses três fatores é possível levantar algumas suposições, entretanto, somente a análise detalhada, e bem apurada será capaz de identificar ou não a disfunção.

Tratamento para alexitimia

O tratamento consiste em uma estratégia terapêutica para que a pessoa possa compreender, e aprender a expressar os seus sentimentos. É evidente que dependendo da base teórica essa diretriz será reorganizada. Mas de modo geral a psicologia buscará colaborar para que esse sujeito tenha condições de lidar com essa disfunção.

Você conhece alguém que sofre com alexitimia? Deixe o seu comentário, participe!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

6 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite, creio que eu sofro dessa disfunção.

    Pois analisando os sintomas basicamente todos menos “impotencia” se equipara a mim, gostaria de saber se existe algum profissional especifico onde possa buscar auxio….

    • Olá Douglas, boa tarde! Tudo bem? Obrigado por compartilhar conosco o seu relato. O profissional que poderá lhe ajudar é o psicólogo. Não deixe de buscar auxílio, principalmente se os sintomas estão impactando em seus relacionamentos. Cuide-se! Um forte abraço da equipe Saudável e Feliz.

  2. Bom dia!!Estava fazendo uma pesquisa na internet ,sobre dificuldade para expressar,tenho uma empresa com meu esposo,tenho vários funcionarios,mas sinto a necessidade de expressar falar o que esta certo e o que esta errado,as vezes fico com tudo na cabeça para falar ,mas não consigo!!Isso seria uma alexitimia?Devo buscar ajuda?

    • Olá Cleviane! Boa tarde. Tudo bem? Normalmente a alexitimia é caracterizada pela dificuldade em se expressar através das palavras os seus sentimentos. Todavia, não é possível fornecer um diagnóstico apenas com os conteúdos que você apresentou. Talvez o seu bloqueio em expor, o que está certo e errado em sua empresa esteja atrelado com outros gatilhos. Você já tentou procurar um psicólogo? Juntos vocês podem chegar na causa que te impede de conceder os feedbacks para a sua equipe. Esperamos que o seu negócio continue trazendo bons frutos para a sua família. Não deixe de procurar ajuda! Um forte abraço e um imenso beijo da equipe Saudável e feliz. Sucesso!

  3. Tenho uma enorme dificuldade de acompanhar os sentimentos de amigos ou minha esposa . Não consigo expressar nem parecer esta sentindo. Então sou chamada de sen sentimento grossa e outros nomes.

    • Olá Jarline. Já tentou procurar ajuda de um profissional? Ele pode te auxiliar com uma forma menos dolorosa de acessar seus sentimentos. Lembre-se que cada ser humano é de um jeito diferente e não fique se culpando por não conseguir suprir as expectativas dos outros. Converse com um psicólogo e tente chegar a um meio termo, mas no seu tempo, nada forçado. Abraços – Equipe Saudável & Feliz

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui