Como acabar com os calos?

Compartilhe
Aprenda algumas dicas para acabar com os calos, e deixar os seus pés macios, lisos e fofinhos como de um bebê - Imagem por Javi_indy - Freepik.

Como acabar com os calos? Ninguém merece os calinhos que se formam nos pés e nas mãos! Ou talvez, somos merecedoras sim! Pois, somos as culpadas pelo desenvolvimento deles em nossos corpos. Sabe como? Através do uso de sapatos que promovem pressão, bem como por intermédio de ações que causam o atrito com a pele. Essas são atitudes que fazem com que a pele fique mais seca e dura, dando o aspecto caloso.

Mas, se somos os algozes desse problema, também podemos combatê-los com ações simples, fáceis e caseiras. Quer saber como acabar com os calos? Então continue conosco! Conforme foi mencionado, os calos são desenvolvidos devido o uso excessivo de sapatos que promovem pressão e de situações que causam o atrito da pele. Portanto, a mudança de hábitos é a primeira ação que você precisa ter em mente, se quer de uma vez por toda acabar com os calos.

reposicao-hormonal

Use menos sapatos desconfortáveis e dê preferência para o conforto!

Somos loucas por sapatos? Sim, somos! Mas, precisamos ser realistas, eles até podem ser belos, entretanto, acabam com os nossos pés. Não apenas formando calos, mas colaborando para o aparecimento de joanete, fungos que causam frieiras e todos os infortúnios possíveis, que podem deixar os nossos queridos pezinhos com nota zero de comissão de frente.

Uma boa saída para aquelas que não abrem a mão de um salto, é levar sempre na bolsa um tênis ou um outro sapato mais confortável. Você pode fazer o percurso todo até o seu trabalho usando algo mais leve e aconchegante, e só usar o “belo, porém apertado” quando chegar lá.

Se for usar tênis, não se esqueça das meias! Pois, elas diminuem o atrito dos pés com o material do tênis. Opte sempre pelas que são de algodão, pois além de serem confortáveis, não deixam humidade excessiva (fator que colabora com a proliferação de fungos).

Higienização e hidratação para acabar com os calos!

A higienização é fundamental, não porquê ela irá afetar na formação das calosidades, mas porquê, ajuda a deixar uma sensação reconfortante. Após higienizar, não deixe de hidratar os pés com um creme denso, isso ajudará a diminuir o ressecamento da pele. Uma vez na semana, você pode esfoliar a cútis para promover a renovação celular.

Lembre-se! Pés ressecados é a porta para os calos, portanto, hidrate-os diariamente. Cremes à base de ureia, ou vaselina possuem um efeito maior de hidratação. Se preferir você pode fazer uma máscara para os pés e mãos à base de iogurte. Veja a receita a seguir:

Máscara de hidratação intensiva para as mãos e para os pés

Ingredientes

  • Duas colheres de sopa de iogurte desnatado;
  • Um recipiente.

Modo de aplicação

Após a higienização dos pés, aplique o iogurte sobre as plantas dos pés, e/ou nas palmas das mãos. Faça uma movimentação circular. Aproveite e faça o merecido carinho que os seus pezinhos merecem. Deixe a máscara de iogurte agir por 10 minutos de depois remova. Não se esqueça de secar bem para não colaborar com o aparecimento de fungos.

como-acabar-com-os-calos
Imagem por Javi_indy – Freepik.

Eles também são dignos do merecido descanso!

Amiga acorde! Já parou para pensar o quanto os seus pezinhos se esforçam por ti? Eles aguentam e equilibram o peso do seu corpo. Eles não merecem um agrado? Faça isso por eles, e por você. Que tal fazer ao menos uma vez na semana, um escalda-pés para relaxar a musculatura, hidratar e de quebra proporcionar um momento de descontração e relaxamento para todo o seu corpo e para a sua mente? Maravilha, não é mesmo? Veja a receita a seguir:

Escaldapés de chá de camomila

Ingredientes

  • Quatro colheres de sopa de camomila desidratada;
  • Um litro de água;
  • Uma bacia que caiba os seus pés.

Modo de preparo

Aqueça a água até levantar fervura, em seguida despeje as quatro colheres de sopa de camomila e apague o fogo. Quando a fusão obter a cor esverdeada é o sinal que o chá está pronto. Esse é o momento de separa a quantidade para os seus olhos (xícara de café), e uma xícara de chá se você for tomar. Despeje o restante na bacia.

Modo de aplicação

Após confirmar que a temperatura está agradável coloque os seus pés e deixe-os submersos por 30 minutos, ou quando sentir que a água esfriou.

Dica Saudável e Feliz: aproveite o momento, coloque músicas relaxantes, ou aproveite para assistir algo que você goste. Crie um ambiente propício para o relaxamento. Aproveite!

Aproveite o poder da camomila, e faça um chá para você tomar, bem como umedeça gases no líquido (chá) e coloque sobre os olhos, para diminuir as olheiras, e o aspecto de um rosto cansado. Enfim, faça uma noite de camomila. O seu corpo agradece!

calendario-contra-os-calos

Devo usar a pedra pomes?

Algumas pessoas usam a pedra pume para amenizar o engrossamento da pele, bem como reduzir os calos, entretanto, esse hábito deve ser comedido, e feito com muito cuidado. Pois, pode deixar a cútis muito sensível, assim como acionar a necessidade constante de ter que usar o objeto para esfoliar a pele, o que pode causar danos.

Caso você for usá-la (pedra pume), não coloque força nas mãos, faça movimentos circulares apenas nas regiões que possuem calos, ou esteja com o aspecto grosso. Separamos a dica abaixo para você que deseja dar uma amolecida na pele. Veja:

Banho de suco de limão

O limão por ser uma fruta cítrica, libera em seu sumo uma acidez natural, e é esse fator que deixará a sua pele mais macia. Até os seus calos irão reduzir drasticamente de tamanho.

Ingredientes

  • Um limão;
  • Um Recipiente;
  • Um punhado de algodão, ou gazes.

Modo de preparo

Espreme o limão no recipiente, até remover todo o suco. E conserve em um local fresco.

Modo de aplicação

Umedeça a gaze (ou o algodão) no sumo, e aplique sobre os calos. Se preferir deixe a gaze sobre o calo. Aguarde por 30 minutos e depois leve os pés e hidrate com um creme de sua preferência. Atenção! Não aplique o suco do limão na pele se você irá se expor ao sol, pois esse comportamento pode causar manchas. Faça o banho de limão, três vezes na semana, se possível a noite. Você notará a redução dos calos.

como-deixar-a-pele-mais-jovem

Você conhece outras técnicas para acabar com os calos? Então compartilhe conosco! Deixe o seu comentário. Participe!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui