Será que a massa integral, possui mais benefícios que a massa refinada? A verdade é clara, todo mundo que entra em uma dieta alimentar risca logo de primeira, a massa da lista dos alimentos que deixará de consumir! E esse comportamento é muito ortodoxo e talvez não seja o mais adequado.
O fato é que, nós nos preocupamos apenas em banir os alimentos de nossas vidas, quando deveríamos nos preocupar, o modo como consumimos esses alimentos, por exemplo, não é necessário excluir a massa, e sim, quando for consumi-la evite comê-la com, o arroz, a batata ou qualquer outro alimento que seja rico em carboidrato.
O segredo é montar um prato equilibrado, onde você possa dispor de uma grande parcela de nutrientes e vitaminas.
A fabricação da massa integral
O processo de fabricação da massa integral perpassa pela composição da sua matéria básica, a farinha de trigo. Portanto, uma massa integral, é constituída por uma farinha de trigo integral.
Essa farinha não sofreu o processo de branqueamento (refinamento) dos cereais, desse modo, ela conserva em sua plenitude as fibras, minerais e vitaminas.
“A farinha, insumo básico dos preparos, é considerada integral quando conserva seu aspecto mais puro. A farinha integral é a transformação do grão íntegro em farinha pelo processo de trituração. Esse processo deixa a farinha mais grossa e escura que a refinada, apresenta menor prazo de validade, mas contém muito mais fibra e outros micronutrientes, sendo o benefício nutricional o seu principal ponto positivo.”
-Jasmine alimentos saudáveis.
Os benefícios da massa integral
Conforme foi mencionado, a massa integral oferta nutrientes em que a massa refinada é pobre. Veja a seguir os seus benefícios:
- Ela é ótima no auxílio do regulamento do trânsito intestinal;
- Oferta as vitaminas B1 e B6, bem como, o magnésio, selênio e zinco;
- É rica em cálcio e carboidratos;
- Possui fibras solúveis e insolúveis;
- Reduz o risco de diabetes tipo 1 e 2;
- Reduz o risco de doenças do coração;
- Evita a constipação;
- Diminui o colesterol;
- Aumento da saciedade;
- Ajuda a diminuir o peso;
- É fonte de energia.
“Os alimentos integrais, por não passarem por um processo de refinamento total, são ricos em fibras e em várias vitaminas e minerais. O refinamento, que deixa a farinha de trigo clarinha, também leva embora esses micronutrientes, deixando ela como um carboidrato vazio, que só fornecerá energia, sem benefícios nutricionais a mais.”
-Luciana Novaes, Nutricionista.
Auxiliando na perda de medidas
Quem é mais detalhista com certeza já fez o comparativo dos valores calóricos entre a massa integral e massa refinada e, portanto, descobriu (talvez perplexo e assustado), que a massa integral é mais calórica – em média ela possui 280 calorias, contra 270 da massa de farinha refinada.
Se ela é mais calórica, como ela ajuda na perda do peso? Essa conta não fecha! Está errada. Calma.
Lembra quando foi informado que ela é rica em fibras solúveis e insolúveis, pois bem, a fibra solúvel proporciona a saciedade após a consumação. Ela também diminui a velocidade da digestão dos hidratos de carbono, com isso, a vontade de devorar toda a geladeira demora mais tempo para aparecer.
Sabe aquela pochete indesejada? Os hidratos são os responsáveis por ela, bem como, os pneuzinhos que tiram o sono de muita gente! Isso por que, os hidratos se transformam em açúcar na corrente sanguínea, aumentado a produção da insulina, com o acumulo desse hormônio (insulina) em nosso corpo, aumenta-se também a dispensa de gordura, e sabe onde fica essa dispensa? Sim, na barriga!
Fique sabendo: as fibras insolúveis são fundamentais para a saúde do nosso aparelho digestivo, pois essas fibras ajudam na formação do bolo fecal, facilitando o fluxo do trânsito intestinal e o processo de manutenção da microbiota.
Receita de massa integral
Agora que você já sabe o quanto a massa integral é benéfica para a sua saúde, que tal aprender a fazer você mesma o seu macarrão ou lasanha? Veja a receita:
Ingredientes
- 250g de farinha de trigo integral;
- 2 ovos;
- ½ xícara (chá) de água quente;
Modo de preparo
Em uma vasilha, despeje a farinha, bem como, os ovos e adicione a água e misture até obter uma massa consistente. Leve a massa para um balcão ou mesa, e com a ajuda do rolo abra-a até você identificar que chegou à espessura ideal para você. Deixe-a secar por alguns minutos.
Agora chegou a hora da criatividade! A massa é sua, portanto, corte-a no formato que você quiser. Pode ser espaguete, talharim, lasanha ou qualquer outro tipo. Para quem não tem agilidade motora com a faca, pode fazer o nhoque que é bem prático e fácil.
Após definir e cortar a sua massa integral, você pode cozinhar logo em seguida ou congelar. Aproveite que a receita é caseira e faça o molho caseiro também! O sabor ficará bem mais apurado, e é claro, mais saudável.
Gostou? Compartilhe! Deixe também o seu comentário.