Para que serve o papanicolau?

Compartilhe
Muitas mulheres evitam de realizar esse exame ginecológico, pois possuem inúmeras dúvidas, medos e tabus. Mas, o que elas precisam ter em mente é que o papanicolau pode colaborar com a prevenção da vida.

Para que serve o papanicolau? Nem todas as mulheres gostam de fazer esse exame, muitas relatam o desconforto causado no momento da coleta de material para análise. Outra questão que afasta o sexo feminino, é o constrangimento (vergonha) em ter que expor a genitália, e ficar em uma posição nenhum pouco agradável.

Entretanto, precisamos reforçar a importância em se submeter a esse processo preventivo, para evitar o agravamento de moléstias, ou até mesmo, detectar possíveis disfunções em fases iniciais. Nem todo o mal-estar causado é suficiente para encobertar os benefícios em se realizar o papanicolau, portanto, não deixe de realizá-lo. Cuide da sua saúde, não negligencie-se! Veja a seguir para que serve o papanicolau.

reposicao-hormonal

O que é?

Conforme já foi citado, o papanicolau é um exame preventivo que tem por finalidade diagnosticar diversas irregularidades no colo do útero, assim como na parede vaginal. Através dele é colhido amostras celulares, para que seja feito no laboratório uma sondagem da presença de fungos, vírus, bactérias e avaliar as condições em que se encontram os tecidos.

O especialista responsável pela coleta da amostra é o ginecologista, ou qualquer outro profissional capacitado, que utilizará um especulo (bico de pato), para promover a abertura de caminho, para extrair as células com uma espátula e uma cerda. Em seguida o material é enviado para avaliação.

Para que serve o papanicolau?

O papanicolau pode detectar:

Vai fazer o papanicolau? Se atente as recomendações abaixo:

  • Evite o uso de creme vaginal;
  • Evite as lavagens internas;
  • Não realize outros exames ginecológicos com toque;
  • Não tenha relações sexuais 72 horas antes;
  • Não faça o exame no período menstrual.

Não fique tensa! Relaxe, pois a tensão deixa os músculos rígidos causando desconforto. Pense que são alguns minutinhos fundamentais em prol da sua saúde.

para-que-serve-o-papanicolau
Realização do papanicolau – Imagem por Pinterest.

De quanto em quanto tempo devo fazê-lo?

Mulheres com mais de 25 anos tendo uma vida sexual ativa, devem realizar o exame ginecológico anualmente. Converse com o seu médico, pois há casos em que após a segunda avaliação anual, as idas ao consultório para realizar o papanicolau serão em intervalos maiores.

Caso seja necessário realizar o exame em mulheres que nunca tenham tido relações sexuais, os especialistas possuem um instrumento projetado para não incomodar a musculatura.

A cultura e a educação contra a saúde do corpo!

A maneira como cuidamos de nossos corpos, é reflexo da nossa cultura e da educação defasada que recebemos. Temos o aculturamento de não ir muitas vezes ao médico, pois “quem procura muito, uma hora acha”, e simplesmente deixamos, de ir a nossas consultas, de buscar os resultados dos exames, entregando a pura sorte a nossa saúde.

A educação arcaica repressora com os nossos corpos, também impacta drasticamente no bem-estar, isso porque, até então somos educados a resguardar as nossas sexualidades, podendo apenas revela-las aos companheiros sob o máximo de recato, realizar um exame que desbrave a zona de proteção? É tabu.

Entretanto, isso precisa ser reavaliado e mudado, pois inúmeras mulheres morrem de câncer de colo de útero, simplesmente porque nunca foram ao ginecologista, alienadas a cultura e a educação, quando poderiam ter obtido cuidado e tratamento para as doenças, ou até mesmo terem prevenido o aparecimento de algo mais grave. O preço a se pagar é muito alto! Precisamos mudar esses comportamentos. A saúde deve vir sempre em primeiro lugar.

Você já fez o papanicolau? Como foi a experiência? Deixe o seu comentário. Participe!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui