Murumuru: a fruta amazônica que deixa os fios poderosos

Compartilhe
murumuru

Ele é o queridinho dos cabelos quando o papo é hidratação, brilho e força! Conheça tudo sobre o fabuloso murumuru.

O que é murumuru e o que ele faz?

O murumuru é uma fruta da Amazônia, e mesmo sendo popular ao norte do país, é muito mais utilizada na fabricação de produtos no sudeste. Este fruto é fonte de muitas vantagens para a pele e cabelo, por isso também é conhecido como “o ouro da amazônia”.

“é um produto rico em ácidos graxos que contribuem para regular o equilíbrio hídrico e a atividade dos lipídeos da camada superficial da pele. Promove nutrição, emoliência (maciez) e hidratação à pele e ao cabelo.”

— Dra. Luciana Maluf

Esta propriedade amazônica é reconhecida internacionalmente, e foi citada no 16º Congresso de Dermatologia Europeu, em 2017, como um poderoso hidratante natural para as madeixas.

Relação de ácidos graxos na manteiga de murumuru

Ácido caprílico  % Peso 2 – 4
Ácido cáprico  % Peso 1 – 3
Ácido láurico  % Peso 40 – 50
Ácido mirístico  % Peso 28 – 33
Ácido palmítico  % Peso 5 – 10
Ácido palmitoleico  % Peso 2 – 4
Ácido esteárico  % Peso 2 – 5
Ácido oleico  % Peso 5 – 10
Ácido linoleico  % Peso 1 – 5
Saturado  % 90
Insaturado  % 10

fonte: A Enciclopédia Livre

tinos-hair-feminino

A falta de ácidos graxos causa perda de água na pele e nos cabelos. Como o murumuru é rico nestes ácidos, impede que se perca H20 no corpo.

A ação de alguns dos ácidos graxos

  • Ácido mirístico: é insolúvel em água e solúvel em álcool. Ele é usado em cosméticos e muito admirado pela sua forte capacidade de penetração e estabilidade;
  • ácido láurico: serve como um transportador de princípios ativos e aumenta a permeabilidade através da pele. Além disso, também possui capacidades emulsificantes;
  • ácido oleico: protege dos raios solares, auxilia na absorção de vitamina A e C, consequentemente ajudando a eliminar radicais livres.

Como usar o murumuru?

murumuru-como-usar
Murumuru, como usar nos cabelos? – Giphy

A manteiga e o óleo de murumuru são muito usados pela indústria da beleza em cremes (faciais, capilares e depilatórios), loções, sabonetes, condicionadores, máscaras, shampoos e hidratantes. No caso dos cabelos, o murumuru tem o poder de restaurar os cabelos quebradiços e sem vida.

As manteigas são excelentes para a saúde do cabelo em geral. Além de alimentar os cabelos, elas nutrem o couro cabeludo, devido à suas qualidades emolientes e ao conteúdo de vitaminas e minerais. Elas fazem um ótimo trabalho de selar a umidade nos cabelos enquanto nutrem e penetram as cutículas, que quando seladas, deixam os os fios com aparência brilhante e saudável, não absorvendo a umidade do ambiente (o que provocaria frizz), sendo ótima para usar como selante após a aplicação de deixar em condicionador.

O murumuru também condiciona de forma eficaz o cabelo afro, que geralmente é seco e difícil de domar. Devido à sua grande habilidade para ajudar a reter a umidade, a manteiga age melhor se aplicada nos cabelos molhados, permitindo que o fio permaneça hidratado por mais tempo.

Receitinha para os cabelos

  • 5 colheres de sopa de creme hidratante;
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco extravirgem;
  • 2 colheres de sopa de óleo de amêndoas puro;
  • 1 colher de sobremesa de manteiga de murumuru;
  • 1 ampola de vitamina A.

Como preparar?

  1. Em um recipiente de plástico, adicione o creme hidratante (o indicado é colocar uma colher para cada mecha, repartindo em 4 partes) e o óleo de amêndoas;
  2. derreta a manteiga de murumuru e o óleo de coco e adicione a mistura no pote;
  3. acrescente a vitamina A;
  4. deixe a mistura por 40 min. nos cabelos;
  5. enxague bem!

Murumuru e a transição capilar

antes e depois murumuru
Antes e Depois – Murumuru

“A transição capilar é um momento importantíssimo na vida de quem submeteu seus cabelos a procedimentos químicos como relaxamento, permanente, escova progressiva e outras fórmulas alisantes, mas decidiu abrir mão de tudo isso para ter de volta seus cabelos na forma natural: cacheados, crespos ou crespíssimos.”

— Tô de Cacho

Como o murumuru tem alto poder reconstrutivo, ele é um grande aliado de quem está fazendo transição capilar, recuperando os fios danificados por químicas mirabolantes e permitindo que os cabelos novos cresçam com mais força.

Já usou esta maravilha? Que tal usar o murumuru para dar poder aos seus cabelos? Teste e conte-nos sua experiência!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui