Componentes do shampoo que prejudicam o cabelo

Compartilhe
componentes-do-shampoo-que-prejudicam-o-cabelo
Você está usando um shampoo, e notou que ele está ressecando o seu cabelo, deixou o couro cabeludo com prurido e vermelhidão? Conheça os componentes do shampoo que podem prejudicar o cabelo.

Conheça os componentes do shampoo que prejudicam o cabelo. Escolher o shampoo certo nunca foi uma tarefa fácil, e para piorar ainda mais esse processo, pesquisas e mais pesquisas constataram que alguns componentes prejudicam drasticamente os fios.

Portanto, além de escolher um produto que limpe o seu cabelo, você terá que garantir também, que ele não contenha elementos prejudiciais para a madeixa. Quase uma missão impossível né amada? Cada vez mais teremos que nos tornar ratas de rótulos e de embalagens, ler tudo nos mínimos detalhes e ao notar na composição algum componente nocivo pare! #apenaspare!

Sabe aquela hidratação com maionese, azeite de oliva e óleo de amêndoas que você faz todo domingo, faça chuva, ou faça sol? Talvez não esteja agindo como deveria, pois, o seu shampoo está removendo todos os nutrientes que são depositados por ela, e pior, está agredindo os fios. Aquela propaganda que fala que o shampoo poderia ser qualquer um, é uma falácia! Cilada miga. Não caia!

CTA - TINOS MULHER-BOTAO-VERDE

Os componentes do shampoo que prejudicam o cabelo

Pegue os seus óculos de grau, ou a sua lupa é fique atente aos componentes do shampoo que prejudicam o cabelo:

Lauril Sulfato de Sódio e lauril Éter Sulfato de Sódio

O sódio está em quase tudo que é fabricado no mundo, não é exagero! As organizações voltadas para a saúde, já recomendaram a sua diminuição no ramo alimentício, e a agora há também uma corrente forte, para que as empresas de cosméticos remova-o dos shampoos e outros produtos de higiene e beleza. O fato é que não existe apenas um tipo de sódio, e quase sempre o que é removido das formulações, por algumas industrias, não é de longe o mais nocivo para o cabelo.

O sódio é responsável pela limpeza, bem como pela espuma do produto, o problema é que ele pode remover toda a oleosidade da raiz e dos fios, que é uma proteção natural e colaborar para propagação de dermatites, podendo também ressecar as madeixas, o que para os cabelos que são crespos e/ou cacheados é um crime.

Existem inúmeras variações do sulfato, portanto, fique de olho aberto. Já existem produtos nominados LOW POO e NO POO, que são nomenclaturas de produtos livres do Sulfato de sódio, mas foi aquilo que notificamos um pouco acima: é removido um dos componentes, entretanto, os mais nocivos para a saúde continuam presentes nas formulações. Fique atenta, a Ecycle separou uma lista dos sulfatos que devemos ficar de olho, veja a seguir:

  • Lauril Éter Sulfato de Sódio;
  • Lauril Éter Sulfato de Amônia;
  • Lauril Sulfato de Amônio ou Dodecil Sulfato de Amônio;
  • Sulfato de Sódio Polioxietileno Tridecil;
  • Sulfato de Sódio Éter Tridecilico;
  • Sódio Tridecil Trioxietil Sulfato;
  • Miristil Éter Sulfato de Sódio;
  • Sulfato de Sódio Coco;
  • Sulfonato de Sódio Olefina C14-16;
  • TEA Lauril Sulfato;
  • Alquilbenzeno Sulfato de Sódio;
  • Lauril Taurate;
  • Cocamine Sulfate.

Cuidando do cabelo e do meio ambiente

Além de buscar produtos que não agridem a nossa integridade física, devemos buscar com emergência e urgência aqueles que não afetem o meio ambiente, principalmente as nossas águas, sejam elas potáveis, ou não. Não podemos apenas consumir e descartar os nossos resíduos, e achar que tudo vai desaparecer em um passe de mágica. Isso é um ato irresponsável, e nenhum um pouco consciente.

A vida aquática sofre os danos com todos os agentes químicos que despejamos em rios, mares e oceanos, não pense você que aquela poluição (espuma), que cobre a superfície das águas não é de responsabilidade nossa! Somos culpados e responsáveis por toda a degradação. Precisamos parar imediatamente pelo bem do nosso planeta e de nossas vidas.

Você conhece outros componentes do shampoo que prejudicam o cabelo? Deixe o seu comentário. Participe!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui