Capsulite adesiva – A inflamação dolorida no ombro

Compartilhe
capsulite-adesiva

A capsulite adesiva é uma inflamação causada na cápsula articular, que é um tecido fibroso responsável pela proteção das articulações. Qualquer parte do nosso corpo que tenha articulação terá uma cápsula, ela se faz necessária, pois impede que os segmentos ósseos se desloquem.

A síndrome do ombro congelado, nome popular dado a capsulite adesiva, é uma das possíveis inflamações provindas da cápsula. É importante ressaltar que a capsulite adesiva não é uma doença tão grave, entretanto, se faz necessário compreender quais os fatores que estão por trás do seu desencadeamento, pois o seu aparecimento pode sinalizar a presença de uma doença mais séria.

“Estudos mostram que o ombro do braço não dominante é ligeiramente mais susceptível à capsulite adesiva; portanto, canhotos têm mais risco de lesão no ombro direito e destros têm mais chances de ter capsulite no ombro esquerdo. Independentemente de qual ombro foi acometido primeiro, em cerca de 10% dos pacientes, o ombro contralateral também torna-se doente dentro de um intervalo de 5 anos.”

– Dr. Pedro Pinheiro.

reposicao-hormonal

O maior impacto da capsulite adesiva é na execução das atividades cotidianas, isso porque, pode impossibilitar a realização de tarefas simples como pentear os cabelos.

O que é capsulite adesiva?

Conforme foi mencionado, a capsulite adesiva é uma inflamação na cápsula articular do ombro. Não devemos confundir com a bursite, ou com a tendinite, pois a primeira é a inflamação na bursa sinovial, e a segunda como o nome já sugere é o processo inflamativo dos tendões. O fato é que além da inflamação, a moléstia pode causar a fibrose, o espessamento ou até mesmo a rigidez do tecido.

Causas

As causas que desencadeiam a capsulite adesiva são inúmeras e distintas, elas podem estar associadas à idade, ou até mesmo a disfunções hormonais. É importante ressaltar que os especialistas ainda não conseguiram compreender o mecanismo que desencadeia a inflamação no ombro, o que se sabe é que alguns fatores colaboram para o seu aparecimento. Veja as possíveis causas que levam a capsulite a seguir:

capsulite-adesiva

Sintomas

Os sintomas mais recorrentes na inflamação da cápsula do ombro são:

  • Dores;
  • Rigidez;
  • Incapacidade funcional.

As fases do processo inflamativo

Foi identificado que a capsulite se desdobra em três fases, cada estágio poderá apresentar a sua particularidade em relação à dor, bem como aos impactos na vida.

Fase dolorosa ou inflamatória

Dura em média de 2 a 9 meses, as dores se iniciam de maneira progressiva e se estende ao longo das semanas. As dores aumentam gradualmente, entretanto, o período de maior incômodo é de noite, impedindo de dormir.

Fase de congelamento ou rigidez

A dor intermitente torna-se menos frequente, isso porque, ela diminui após longos episódios inflamativos, mas, em contra partida o ombro sofre o congelamento. Isso Impede de fazer as atividades rotineiras, e a dor só aparece quando é demando um maior deslocamento do braço. Esta fase pode perdurar de 4 a 12 meses.

Fase de recuperação ou descongelamento

É o período no qual a cápsula inicia o processo de recuperação, pode durar de 5 a 12 meses. A pessoa retoma ao longo dos meses a mobilidade do ombro. Todavia, se o caso não for acompanhado por especialistas podem ocorrem sequelas.

Tratamento

O tratamento do infortúnio se dá por intermédio da prescrição de medicamentos que podem ser analgésicos e anti-inflamatórios para amenizar o episódio de dores intensas. Após realizar o controle da dor, é de suma importância que a pessoa busque o auxílio de fisioterapeutas para reverter as sequelas, e trazer a capacidade funcional novamente.

doenca-cardiaca-menopausa

Você conhece alguém que sofre de capsulite adesiva? Deixe o seu comentário. Participe!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui