Salada com grão de bico

Compartilhe
salada-de-grao-de-bico

A receita da salada com grão de bico é bem simples de preparar, e não demanda ser um mestre cuca para prepara-la. Você pode substituir os ingredientes secundários, por outros de sua preferência. Inove!

É muito recorrente relatos sobre o amargor que o grão de bico proporciona, entretanto, isso pode ser resolvido alguns momentos antes do preparo da sua receita. O que causa o gosto amargo é uma película que reveste o grão, todavia, ela é facilmente removível através da lavagem bem apurada. #FICAADICA.

Salada de grão de bico com tomate e pimentão

Ingredientes

  • 2 xícaras de grão de bico previamente cozido e frio;
  • 2 tomates médios picado (sem sementes);
  • ½ cebola pequena picada;
  • 3 colheres de sopa de salsinha picada;
  • 2 colheres de sopa de cebolinha verde picada;
  • ¼ xícara de pimentão vermelho picado;
  • ¼ xícara de pimentão amarelo (opcional);
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem;
  • Sumo de ½ limão;
  • Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo

Cozimento do grão de bico

Lave os grãos em água corrente. Coloque em uma tigela grande, cubra com água fria e deixe de molho por 12 horas. Passado esse tempo escorra a água de molho, lave os grãos em água corrente, coloque em uma panela grande e cubra com água colocando o dobro de quantidade de grãos. Tampe a panela e leve ao fogo para cozinhar até que os grãos fiquem macios. Terminando o cozimento, retire os grãos com uma escumadeira ou escorra o líquido com um coador apropriado.

Deixe esfriar bem os grãos para preparar a salada. O ideal é colocar na geladeira por pelo menos uns 30 minutos antes de temperar. Dica: Se possível cozinhe mais quantidade e depois de frio congele em pequenas porções para quando precisar.

Preparo da salada

Corte os temperos. Pique a cebola em pedacinhos pequeninos, e corte a salsa e a cebolinha. Coloque o grão de bico cozido, escorrido e frio em uma saladeira e misture a cebola, salsa e cebolinha. Tempere com um pouco de sal e pimenta, esprema o limão e coloque o azeite de oliva. Deixe descansando por alguns minutos para apurar o sabor.

Lave bem os tomates e os pimentões, remova as sementes e corte em pequenos cubinhos. Misture-os ao grão de bico, acrescente o sal (cuidado com a quantidade), se preferir coloque pimenta do reino. Cubra a saladeira com um filme plástico, e leve para a geladeira por 20 a 30 minutos. No momento em que for servir a salada, acrescente um pouquinho de salsinha e cebolinha para dar ao prato um aspecto de frescor. Bom apetite!

É muito fácil, não é mesmo? Você pode intercalar ou consumo do grão de bico, com o de feijão, caso o último lhe cause muito desconforto abdominal. Não deixe de ler a matéria que aborda os benefícios do grão de bico.

receitas-com-sementes-de-abobora

Faça a receita, e dê a sua opinião. Deixe o seu comentário. Participe!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui