Sala de aula depois dos 40: devaneio ou necessidade?

Compartilhe
sala-de-aula-depois-dos-40

Será que faz sentido voltar para a sala de aula depois dos 40? É nítido que estamos vivendo nos últimos anos, uma reformulação de nossos valores. A todo o momento, nos deparamos com novas questões que não nos incomodávamos há algumas décadas atrás e, voltar a estudar é uma dessas questões pertinentes ao século XXI e, um dilema de muitas pessoas com mais de quatro décadas de vida.

O aumento da expectativa de vida, as políticas afirmativas públicas e as novas condições da nossa sociedade de um modo geral, são algumas das válvulas que fazem as pessoas mais experientes retornarem para a sala de aula depois dos 40.

teste-da-menopausa

“Em 1960, a expectativa de vida do brasileiro ao nascer era de 48 anos, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Na época, o mais comum era ter uma carreira única e linear: entrar em uma empresa, ir conquistando espaço e encerrar o ciclo profissional com apenas um registro na carteira de trabalho. Hoje em dia vivemos muito mais. Os últimos dados do IBGE apontam uma expectativa de vida de 75,2 anos. As carreiras estão mais dinâmicas e a aposentadoria está cada vez mais longe. Isso significa que, ao contrário do que acontecia há cinco décadas, quem tem 40 anos não está em fim de carreira, mas praticamente na metade!”

-Revista Digital, Ensino à distância.

Os desafios do recomeçar

Um dos maiores desafios para quem vai enfrentar uma sala de aula depois 40 anos, é a sensação de que o fato de estarem muito tempo sem estudar, os faz menos capacitados e aptos a lidarem com o cotidiano acadêmico, e muitos acabam desistindo por não suportarem a pressão.

Situação que pode ser revertida quando ocorre o respaldo e apoio da instituição responsável pela aprendizagem. Readequar a estrutura de ensino de acordo com a linguagem e necessidade dos adultos é um dos caminhos para facilitar a adaptação desse perfil de alunos.

“O aluno não sai do sistema educacional por força só do trabalho. Ele sai muitas vezes porque ele sofreu bullying étnico, seja racial, pela cor, pela forma como fala ou porque veio de uma certa região do nosso país.”

  -Mertila Larcher de Moraes, Diretora do Centro de Educação de Jovens e Adultos.

sala-de-aula-depois-dos-40

O desejo ou necessidade de muitos de regressar para a sala de aula depois dos 40

“Essas pessoas estão no mercado de trabalho e estão se defrontando com trabalhos muitos complexos e com uma exigência de escolaridade regular [no passado] impulsiona, neste momento, a voltarem para completar a sua escolarização.”

-Mertila Larcher de Moraes, Diretora do Centro de Educação de Jovens e Adultos.

Algumas pessoas podem até achar que serão os únicos mais experientes na sala de aula, todavia, essa percepção é alterada ao se depararem com outras pessoas que se enquadram no mesmo perfil, seja, nos cursos universitários, ou no ensino fundamental ou médio (EJA), é muito recorrente a presença de  maiores de quarenta anos.

De acordo com o censo da educação superior, dos 8 milhões de universitários brasileiros, mais de 732 mil têm 40 anos ou mais. E quando a análise se dá nos cursos de universidade privadas, o resultado é surpreendente! Dos 6 milhões de matriculados, 603 mil estão na faixa etária acima dos 40.

Nos cursos de níveis básicos, apenas como caráter informativo, iremos passar o número de pessoas matriculadas com mais de 40 anos na educação EJA do estado de São Paulo, de acordo com a Secretária Estadual de Educação de São Paulo, essas pessoas foram responsáveis por 14,3% das matriculas nas escolas públicas, apenas no ano de 2012.

Os benefícios de voltar a estudar após os 40 anos!

Os benefícios de retornar para a sala de aula depois dos 40 são inúmeros, veja:

  • Oxigenação das ideias, valores e percepção;
  • Troca de experiências entre as diferentes gerações;
  • Possibilidade de transição de carreira;
  • Melhora do passe trabalhista;
  • Despertar para novas possibilidades;
  • Possível aumento de remuneração salarial;
  • Rejuvenescimento;
  • Construção de novos vínculos sociais.

Dentre esses benefícios apresentados, destacamos a construção de novos vínculos sociais, como um dos principais benefícios de voltar para a sala de aula depois dos 40, pois é de grande importância para todos os seres humanos a manutenção de seus laços de afetos e ter a sensação de fazer parte (incluso) de um grupo.

Você já fez ou faz algum curso após os 40 anos? Conte-nos como foi, ou está sendo a experiência! Compartilhe conosco a sua vivência. Participe.

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

2 COMENTÁRIOS

  1. Adorei os incentivos para voltar a estudar! Ano passado fiz o supletivo, e este ano estou fazendo cursos preparatório para a faculdade! Tenho 44 anos

    • Adoramos quando vocês compartilham essas histórias conosco! Parabéns pela iniciativa e que a sua faculdade seja ainda mais libertadora para crescimento como pessoa e profissional. Parabéns pela coragem! Beijos, equipe Saudável e Feliz

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui