Linhaça nas refeições: saiba como aproveitá-la

Compartilhe
Linhaça nas refeições

A alimentação saudável é composta por diversos grupos de alimentos, como frutas, legumes, vegetais, carnes magras e os grãos integrais, que oferecem saúde e bem-estar, promovendo mais saciedade e melhorando o funcionamento do intestino. Mas um em especial é o preferido e superindicado por médicos e nutricionistas: inclua linhaça nas refeições.

A linhaça é uma sementinha pequenina, proveniente do linho e de origem asiática, grande aliada na redução do colesterol, auxilia a amenizar os sintomas da menopausa, ajuda a qualquer um fazer as pazes com a balança, reduz o risco do surgimento de tumores, entre muitos outros benefícios.

Tem curiosidade em saber mais sobre esse grão poderoso? Confira mais informações no artigo de hoje e veja como aproveitar a linhaça nas refeições!

Motivos para consumir linhaça nas refeições

Já falamos um pouquinho de alguns benefícios do consumo da linhaça, que já são grandes motivos para incluí-la no seu cardápio. Porém, a lista não acaba aí.

A linhaça é muito rica em dois tipos de fibras, solúvel e insolúvel, que auxiliam na redução dos níveis de colesterol ruim do organismo e ainda contribuem para o bom funcionamento do intestino, o que é ótimo para deixar a pele mais bonita, manter o bom humor e evitar o inchaço e a sensação de estufamento.

Como é um grão integral, a linhaça tem a capacidade de proporcionar saciedade. Isso quer dizer que, ao consumi-la, você se sentirá mais satisfeita, sem tanta vontade ou necessidade de comer grandes quantidades ou mesmo beliscar guloseimas fora de hora. O resultado será uma rotina alimentar mais leve, balanceada, privilegiando alimentos que façam bem à saúde.

A semente ainda é muito rica em ômega 3, um ácido graxo (como uma “gordura do bem”), que tem papel importante para o cérebro, atuando na formação da memória. Além disso, tem efeito antioxidante, que combate o envelhecimento precoce, e ajuda a reduzir o inchaço do corpo.

Se você tinha alguma dúvida sobre a importância de incluir a linhaça nas refeições diárias, agora não há mais porque ter receio: o grão é realmente muito benéfico e, quando aliado a outros grupos de alimentos saudáveis e uma rotina de atividades físicas, os seus benefícios são potencializados.

Quais são os tipos de linhaça?

Agora que você já sabe alguns motivos para incluir a linhaça nas refeições, com certeza deseja saber mais informações sobre essa semente poderosa incluí-la na sua rotina alimentar.

Há dois tipos de linhaça que você pode encontrar no mercado, a dourada e a marrom. A primeira tem a casca mais fina e o sabor mais suave, e é mais comumente encontrada em regiões de clima frio. Já a marrom tem a casca mais grossa, sabor mais intenso e é cultivada em áreas de clima mais temperado, como o Brasil.

A diferença nutricional entre elas é mínima, sendo que a linhaça marrom, por ter uma casca mais dura, tem um pouco mais de concentração de fibras, mas nada muito significativo. Talvez a maior variação entre elas seja com relação ao preço. Devido à dourada ser, muitas vezes, importada, costuma custar um pouco mais caro. Mas como a diferença entre uma e outra é pequena, definir qual você vai consumir será apenas uma questão de gosto.

Como incluir a linhaça nas refeições?

Quantos benefícios tem a linhaça, não é mesmo? Bom, você já deve estar se perguntando como consumir essa sementinha que faz tão bem à saúde e bem-estar geral de qualquer um. E é aqui que temos uma notícia muito boa: é possível consumi-la das mais diferentes maneiras e em todas as refeições!

A forma que mais aproveita todos os benefícios é consumir a linhaça inteira, in natura. Mas como ela tem a casca muito dura, o ideal é triturá-la para melhorar a absorção no organismo e, se possível, fazer isso somente no momento em que for consumir para evitar oxidação e perda de nutrientes. Com essa farinha já pronta, você pode acrescentá-la a saladas de frutas, vitaminas, sucos, sopas, saladas, iogurtes, ou mesmo misturá-la simplesmente em um copo de água.

Uma forma bem saborosa de aproveitar a linhaça nas refeições é incluí-la nas receitas de bolos e pães integrais, acrescentar cerca de duas, a três colheres da farinha à massa, deixará o alimento mais completo e rico em nutrientes.

Outra facilidade é que você pode comprar a linhaça em diferentes formatos para agilizar o seu consumo no dia a dia. Além das sementes inteiras, a linhaça é comumente encontrada já no formato de farinha pronta e também como óleo e suplemento. É válido conversar com o seu médico ou nutricionista, pois eles podem sugerir formas de incluí-la no seu dia a dia.

Invente! Faça do seu jeito

Você também pode fazer o seu próprio gel de linhaça, muito indicado para quem tem o intestino preguiçoso. Ele é feito a partir do próprio grão e de forma muito simples: basta acrescentar uma colher de sopa de linhaça em meio copo de água e deixar descansar por cerca de quatro horas. Depois desse período, a mistura se transforma em uma espécie de gel, e então é possível acrescentá-lo a sucos, vitaminas e sopas. Ele promove melhor esvaziamento do intestino, ideal para aqueles períodos em que as idas ao banheiro estão complicadas.

Qual a quantidade recomendada para consumo?

A quantidade recomendada de linhaça a ser consumida diariamente é, em média, uma colher de sopa. Já para o óleo ou suplemento, pode variar de acordo com a pessoa e o tratamento específico.

Aqui, deixamos uma informação fundamental para o consumo dessa semente: é preciso beber muita água e outros líquidos, preferencialmente livres de açúcar, como suco natural de frutas e água de coco. Essa recomendação é por causa do alto teor de fibras presentes na linhaça, que, para agirem corretamente no organismo, precisam de líquidos. Caso contrário, o efeito pode ser o inverso, resultando em constipação e mal-estar.

Como pudemos ver, incluir linhaça nas refeições é muito fácil e traz muitos benefícios à saúde. E você, já conhecia essa semente? Ela já faz parte da sua rotina alimentar? Escreva para nós nos comentários!

Baixe o nosso material exclusivo sobre Alimentação Saudável: O guia de como comer e viver bem! Clique na imagem abaixo e saiba mais!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email