Ter mais qualidade de vida e aumentar o seu bem-estar está também associado aos cuidados com a sua saúde. Nesse contexto, englobamos a realização de exames de rotina que todas as mulheres deveriam fazer.
Afinal, as consequências em não seguir uma rotina saudável, com o devido acompanhamento preventivo dos exames de rotina realizados por médicos especialistas, podem ser graves.
Pensando nisso, selecionamos os principais para que você confira se está com todos em dia e garanta mais saúde e bem-estar para você!
Os principais exames de rotina
Ultrassom nas mamas
Recomenda-se que este tipo de exame seja realizado anualmente em mulheres acima de 40 anos, a fim de identificar anomalias nos seios que possam gerar problemas mais graves, como um câncer de mama, por exemplo.
Exames de urina
Um dos exames mais simples da lista, certamente, é o exame de urina – e que você até deve fazer com uma certa frequência, afinal, ele é pedido em diversas situações.
Contudo, em vez de realizá-lo apenas por solicitação médica diante a alguma suspeita, é importante que você passe a adotá-lo com frequência. O exame de urina auxilia no diagnóstico de diversas doenças, especialmente relacionadas com o trato urinário. Por isso, não deixe de realizá-lo frequentemente.
Papanicolau
Para todas as idades e também recomendada a realização uma vez por ano, o papanicolau é um exame que auxilia na identificação de células cancerígenas na região do útero (colo do útero mais especificamente). Todas as mulheres deveriam fazer esse exame regularmente.
Exame fecal
Assim como o exame de urina, o exame fecal costuma ser solicitado diante da manifestação de sintomas de algumas possíveis doenças. Por ser de simples realização, o mais recomendado é que você não postergue ou aguarde a solicitação do médico diante de uma suspeita, agindo de forma preventiva.
Inclua-o em seus exames de rotina! Eles podem auxiliar a identificar problemas no intestino, vermes e outros parasitas.
Controle da Glicemia
Mais um item da lista que é extremamente simples de ser realizado e, por isso, precisa ser incluso em sua rotina. A realização de exames que medem as taxas de glicemia podem auxiliar na identificação de doenças como o diabetes, por exemplo, pois medem a taxa de açúcar no sangue. Por isso, são exames de rotina que todas as mulheres deveriam fazer com frequência e sempre em jejum.
Exames de rotina: taxa de colesterol
Medir as taxas de gorduras no sangue, como o colesterol, também deve ser incluso em sua lista de exames de rotina a serem realizados. Isso porque, como resultado ao aumento desse índice, podem surgir o entupimento de veias e artérias que, consequentemente, podem levar a problemas de saúde mais graves como as relacionadas ao coração.
Exame de tireoide
Com as diversas alterações hormonais sofrida pelas mulheres, é preciso ter controle dos níveis produzidos pela glândula (nesse caso, a tireoide). Por isso, exames como T3, T4 e TSH devem ser acompanhados para que sejam tratados antes de gerarem desconforto e problemas de saúde a você.
E você, já realiza todos esses exames médicos de rotina com o acompanhamento de seus médicos de confiança? Possui alguma dúvida sobre esse assunto? Aproveite os comentários abaixo, compartilhe-as e esclareça-as! A informação é a melhor forma de prevenção!