As doenças no fígado crônicas estão entre as patologias que mais matam pessoas no Brasil. O fígado possui mais de 500 funções, sendo algumas delas: armazenar e liberar glicose, metabolizar lipídeos, metabolizar proteínas (conversão de amônia em ureia), síntese de proteínas do plasma, processamento de drogas e hormônios, destruição de células do sangue desgastadas e bactérias, emulsificação de gordura durante a digestão, através da secreção da bile, então é sempre importante cuidar muito bem deste órgão.
Sinais de doenças no fígado que o corpo revela
- dor abdominal do lado direito;
- barriga inchada;
- enjôo e vômito;
- falta de apetite;
- cor amarelada (na pele e nos olhos);
- tontura;
- dores de cabeça;
- gosto amargo na boca;
- cansaço;
- aumento de peso;
- icterícia;
- urina escura;
- fezes claras;
- febre.
Doenças no fígado mais comuns
Cirrose e doenças causadas por bebida alcoólica
Grande parte da população reconhece que o álcool faz mal para o fígado, e a doença mais popular causada pela bebida é a cirrose, que apresenta mais de 150.000 casos por ano, de acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein. Esta doença foi responsável por 15.495 mortes em 2000 e 19.345 em 2010.
Outras patologias podem ser desenvolvidas pelo mesmo motivo, como: fibrose e esteatose.
Fígado gordo
O consumo de alimentos com muita gordura e com alto colesterol causam acúmulo de gordura na região do fígado, desencadeando a esteatose, popularmente conhecida como fígado gordo.
Este excesso de gordura nas células pode atrapalhar o trabalho do fígado, e se não tratada inicialmente, a doença evolui para a cirrose.
“O aumento de gordura dentro dos hepatócitos, constante e por tempo prolongado, pode provocar uma inflamação capaz de evoluir para quadros graves de hepatite gordurosa, cirrose hepática e até câncer. Nesses casos, o fígado não só aumenta de tamanho, como adquire um aspecto amarelado.”
— Dr. Drauzio Varella
Hepatite
A hepatite é uma doença no fígado muito conhecida, mas muitos se esquecem que ela de manifesta em vários tipos, sendo classificadas em A, B, C, D, E e autoimune, sendo mais frequentes A, B e C no Brasil, que têm como causa um vírus.
Neste caso, não há medicação específica para o tratamento da doença, logo, o sistema imunológico precisa combatê-la, sendo fortalecido através de repouso e alimentação saudável.
Doenças genéticas
A genética também pode desencadear problemas no fígado. A hepatite autoimune é ótima para exemplificar, pois ela de desenvolve quando o próprio sistema imunológico ataca o tecido celular do fígado, gerando sintomas como o da hepatite causada por vírus, porém, ela é uma doença rara.
A hemocromatose também é uma doença genética que faz com que a pessoa absorva muito ferro no sangue, acumulando-o no fígado, deixando o órgão com lesões.
A hemocromatose “pode levar a doenças como câncer, batimento cardíaco irregular e cirrose do fígado. Os sintomas estão relacionados a condições decorrentes da sobrecarga de ferro, como diabetes, escurecimento da pele, ritmo cardíaco anormal ou artrite.”
— Hospital Israelita Albert Einstein
Hábitos que causam problema no fígado
- má alimentação;
- excesso de álcool;
- uso indevido de medicamentos;
- estilo de vida sedentário.
Exames que detectam problemas no fígado
Exames laboratoriais de TGO (transaminase glutâmica oxalacética) e TGP (transaminase glutâmica pirúvica), partes do hepatograma (exame de sangue) são capazes de identificar se seu figado está saudável ou não, verificando as funções hepáticas e as vias biliares.
Como prevenir e tratar corretamente
Alimentos saudáveis ajudam não só o fígado, mas o funcionamento geral de organismo. No caso deste órgão especificamente, o consumo de peixe grelhado, frango cozido sem pele, saladas, arroz branco, gelatina, bolacha de maisena, frutas, verduras, além de beber bastante água.
É importante também evitar refrigerantes, café, sucos de caixinha, bebidas alcoólicas, frituras, chocolate, ovo frito, enlatados, embutidos, massa folhada e remédios desnecessários.
Transplante de fígado
Muitas pessoas chegaram em um estado em que o fígado não funciona mais, e é necessário um trasplante, que se consegue depois de longos períodos aguardando. Por isso é necessário falar da importância da doação de órgãos.
De acordo com a ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Fígado) é possível ser um doador intervivo, que permite a retirada parcial do fígado, de pessoas perfeitamente saudáveis, para transplantá-lo a um paciente com doença no fígado.
“É importante destacar que esse tipo de transplante, inicialmente, foi pensado para crianças, devido ao baixo número de doadores nos primeiros anos de vida.”
Gostou de saber mais sobre as doenças no fígado? Já teve alguma? Deixe sua marca aqui no Saudável e Feliz, faça um comentário!
boa tarde meu exame de tgo e tgp deu alterado meu medico pediu outros exames como de todas as epatites mas deu negativo . refis o exame e baixou um pouco ele só me pediu dieta e exercícios fisicos nao pediu outros exames sendo que meu tgo esta 80 tgp 75
sera que ele esta certo ou procuro outro medici
Olá! As recomendações dele estão certas, mas se você ainda está sentindo incômodos deve procurar outro médico sim para tirar a prova real e não ter mais dúvidas. Afinal, é a sua saúde que está em jogo. Abraços, Equipe Saudável e Feliz.
Tenho muito enjou. Vômito muitas vêzes ao dia já tem 5 anos dor no estômago fraqueza fiz os exames de sangue.deu normal só um pouco de anemia trasminase glutamica oxalacetica TGO / AST deu 37 / l
Transminase glutaminca piruvica Du 36 u/ l.
A médica me disse que estou com ploblema no fígado pediu umas utrasom mais nesse intervalo dos exames ainda tô sem medicação a alguma coisa que posso fazer para diminuir os sintomas
É importante tomar medicação somente com orientação médica, mas alguns hábitos podem diminuir os efeitos das doenças no fígado, como: evitar o álcool, reduzir o açúcar e o sal, reduzir a ingestão de remédios dispensáveis e diminuir o consumo de alimentos gordurosos 🙂 Estamos à disposição!
ja tive hepatite auto imune o remedio que tomei foi legalon
ao fim de uma semana e meia jas entia super bem
hoje sou feliz