Tosse seca – Como curar?

Compartilhe
curar-a-tosse-seca
Como curar a tosse seca, e se livrar do infortúnio?

Como curar a tosse seca? Coff Coff Coff sabe aquela tosse que não te deixa dormir a noite, bem como te acompanha ao longo do dia fazendo com que a sua rotina seja levada pelo barulho? Sim, ela incomoda muito! Todavia, pense nela como uma aliada do seu organismo, um mecanismo de defesa para expulsar tudo aquilo que não faz parte do corpo e, portanto, tem que sair!

A tosse seca provém de uma irritação, e não produz catarro. É muito comum sentir uma coceira na garganta, uma irritabilidade que de noite piora, impedindo as pessoas de descansarem. O problema, é que esse tipo de reação fisiológica sem produção de muco pode lesionar a garganta, assim como agravar as lesões já existentes.

É necessário investigar o motivo pelo qual não está se produzindo muco. Talvez seja a falta de hidratação corporal, que está impedindo a formação de muco, entretanto, a tosse pode ser também, um reflexo de uma reação alérgica e/ou inflamatória. O fato é que, por mais que sejam apresentadas receitas de composições caseiras para curar a tosse seca, é de suma importância consultar um médico, para avaliar a causa que está por trás desse mecanismo de expulsão.

reposicao-hormonal

Dicas de como curar a tosse seca

As dicas de como curar a tosse que serão apresentadas aqui, são de receitas caseiras, portanto, estão muito embasadas na sabedoria popular, talvez em alguns casos não apresente o efeito esperado. Deste modo, é importante sempre manter o acompanhamento médico para observar a evolução do quadro. Combinado? Então vamos às dicas de como curar a tosse.

Hidratação

O corpo precisa estar bem hidratado, em todas as fases da vida, e quando a pessoa está sofrendo com a tosse seca, as coisas não são diferentes. A hidratação permitirá que o organismo produza muco para facilitar a expectoração. Hidratar também é fundamental para a garganta, pois ela fica muito irritada e pode acabar se lesionando por causa da velocidade e da intensidade da tosse.

Beba muita água!

É recomendado beber em média de dois a três litros de água por dia. Isso facilitará a produção de muco, bem como fará com que ele se mova como mais fluidez sobre a camada de cílios que fica sobre os brônquios. Além é claro de evitar o ressecamento e ferimento da garganta.

Tome chá de hortelã

O chá de hortelã ajuda a hidratar o corpo, mas os benefícios dele não param por aí. A hortelã é uma ótima maneira de curar a tosse seca. Após ingerir esse chá você estará contribuindo para que o seu corpo se tranquilize, bem como os músculos envolvidos no mecanismo da tosse. Aumentará a produção de muco, pois as folhinhas cheirosas são potentes mucolíticos produzindo o descongestionamento e expectoração.

Receita de chá de hortelã

Ingredientes

  • 1 colher (chá) de folhas de hortelã;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Aqueça a água até ferver. Despeje as folhas de hortelã, e deixe repousar por alguns minutos. Após ocorrer a fusão, coe e beba. Se você preferir adoce o chá com mel.

curar-a-tosse-seca
Receitas caseiras para curar a tosse seca.

Melado de mel, limão e própolis

Esse combinado irá combater a irritação nas vias respiratórias, proporcionar a hidratação do organismo e irá colaborar com o fortalecimento da imunidade. O que é muito bom, pois caso esteja passando por um quadro infeccioso as defesas serão reforçadas.

Receita do melado

Ingredientes

  • 8 colheres (sopa) de mel;
  • 8 (gotas) de extrato de própolis;
  • Suco de 1 limão médio.

Modo de preparo

Em um recipiente despeje todos os ingredientes e misture até notar que ficou homogêneo. Coloque o melado em um frasco de vidro, ou em um pote hermético. Beba-o de 3 a 4 vezes ao longo do dia.

Suco do poder

Essa receita contém o poder das frutas cítricas, portanto, contém a vitalidade da vitamina C, a força do mel e do própolis. O suco do poder é para quem quer além de curar a tosse seca, se resguardar dos males provocados pela baixa imunidade. Veja os ingredientes:

Receita do suco do poder

Ingredientes

  • 2 suco de uma laranja;
  • 2 suco de um limão;
  • 3 colher de mel;
  • 6 gotas de extrato de própolis.

Modo de preparo

Em um recipiente misture todos os ingredientes, até ficar homogêneo. Beba o suco em temperatura ambiente, pois bebidas geladas podem irritar ainda mais a garganta. Se preferir, aumente a quantidade dos ingredientes e faça uma jarra do suco do poder para toda a família. Saúde!

Gostou? Essas foram algumas dicas para curar a tosse seca, é evidente que se os sintomas persistirem é de suma importância procurar um médico imediatamente, para evitar o agravamento das doenças mais severas.

sucos-para-menopausa

Você conhece alguma outra receita caseira para curar a tosse seca? Compartilhe conosco! Deixe o seu comentário.

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui