Popularmente conhecida como cirurgia plástica de nariz, a rinoplastia, surgiu no século VIII a.C. na Índia, quando a remoção do membro nasal era usada como punição para traidores e inimigos. Mas ficou conhecida quando o cirurgião plástico alemão Jacques Joseph realiza uma redução nasal com sucesso, e diz que uma pessoa que tem uma aparência de causa desvantagem social, pode ser comparada com uma pessoa com doença debilitante. Ao passar dos anos, a rinoplastia se popularizou por todo mundo, tornando-a um dos procedimentos estéticos mais procurados.
O que você deve saber antes de recorrer à rinoplastia
Procure um cirurgião especializado de confiança, nunca realize uma cirurgia estética antes de saber sobre cirurgias realizadas pelo mesmo anteriormente. Procure alguém que já tenha passado pelo mesmo, e peça o contato do especialista responsável pelo procedimento, assim você tem mais chances de ter uma plástica realizada com sucesso, e sem dores de cabeça.
Muitos jovens sentem um grande incomodo com ao nariz, que é de grande importância na identidade de cada um. Então é importante saber que o procedimento estético pode ser realizado a partir dos 15 anos, pois médicos afirmam que é nessa idade que chega ao fim o ciclo de desenvolvimento facial do adolescente.
Técnicas cirúrgicas
Endonasal (rinoplastia fechada)
Nessa primeira técnica a pele não é levantada, são feitos pequenos cortes nas incisões nasais, então o cirurgião não tem visão alguma do que é feito em baixo da pele, o que exige grande cuidado e atenção do mesmo, porém sua recuperação é mais rápida, e não gera cicatrizes aparentes.
Exorinoplastia (rinoplastia aberta)
São feitas pequenas incisões no tecido da base do nariz e na parte de dentro das narinas, e a pele é levantada com ajuda de utensílios médicos, já essa técnica possibilita melhor avaliação do cirurgião, e a duração média do procedimento é de duas a quatro horas.
Dependendo da técnica escolhida a anestesia pode ser a geral, ou a local com sedação. A cirurgia pode demorar até quatro horas, e o paciente pode ser liberado no mesmo dia dependendo da sua recuperação. Mas se a parte funcional (respiração) for feita no mesmo dia, o período de internação pode chegar até 12 horas.
Benefícios da rinoplastia
O procedimento estético traz também resultados funcionais, como melhoras na respiração, e muitas vezes chega a ser comparado a outras cirurgias como retirada da carne esponjosa, e correção do septo nasal. Mas seus principais benefícios são os estéticos, como diminuição do membro nasal, correção estrutural, uniformidade do nariz com o restante da face, proporções do septo nasal, ao dorso nasal, e vice-versa.
Pré-operatório
É importante saber que antes do procedimento ser realizado há cuidados que devem ser tomados, como:
- Evitar remédios que possuem ácido acetil salicílico, pois podem prejudicar o processo de coagulação (evita a perda excessiva de sangue);
- Não fume nos 15 dias que antecedem a cirurgia, pois pode prejudicar a cicatrização;
- Não tome emagrecedores;
- Procure não ingerir bebidas alcóolicas pelo menos uma semana antes;
- Se você já realizou alguma cirurgia nos ouvidos, garganta ou nariz, informe seu médico;
- Tome apenas os medicamentos que foram indicados pelo seu cirurgião;
- Certifique-se que terá um acompanhante durante o período de internação;
- Converse com seu médico para decidirem juntos qual incisão será a ideal, lembrando que cada procedimento de rinoplastia é único, então será definido o melhor para você.
Cuidados pós-operatórios
A recuperação e o resultado do procedimento estético não dependem apenas do cirurgião, mas também do paciente, então é válido seguir à risca todos os cuidados passados pelo seu médico. Se esconder do sol nos primeiros quinze dias, evitar o uso de óculos durante o período recomendado, e permanecer em casa nos primeiros sete dias, são precauções que devem ser levadas à risca, confira abaixo mais algumas delas:
- Evitar sol forte (sol de praia), pelo menos nos primeiros 90 dias;
- Troque o curativo externo sempre que achar necessário, para evitar manchas, e melhor respiração;
- Procure não umedecer, e não mexer nos curativos e pontos, isso é trabalho do médico;
- Sempre retorne ao consultório nas datas agendadas;
- Evite grande esforço físico;
- Tome apenas os medicamentos recomendados pelo cirurgião responsável pelo seu procedimento;
- Se notar alguma reação fora do normal, retorne ao consultório imediatamente;
- Não assoe o nariz;
- Evite o uso de maquiagens pesadas;
- Durma sempre com a face para cima, nunca para o lado, ou para baixo, se necessário, use dois travesseiros;
- Caso ainda tenha alguma dúvida, ligue ou vá diretamente ao seu médico responsável.
Já passou por esse procedimento? Deixe como foi sua experiência aqui nos comentários!