Anorexia – A disfunção da mente que afeta o corpo!

Compartilhe
Anorexia

Precisamos falar sobre a anorexia! “–Todas as pessoas falam que ela não precisa fazer dieta, pois já é bem magra, todavia, diante do espelho é um outro reflexo que se revela.” Complicado não é mesmo? Como dizer para uma pessoa que ela está fazendo mal para a saúde fazendo dietas, exercícios e privações intensas, quando na verdade a sua imagem lhe revela outra coisa? Esse é apenas uma pequena revelação do universo de um anoréxico.

A anorexia é uma disfunção da autoimagem, ou seja, a maneira como você se enxerga. É algo bem subjetivo, não é tão simples de definir e por isso, e tão complicado de se lidar. É uma disfunção gradativa, as restrições bem como medidas para eliminar peso vão ocorrendo uma após a outra, até resultarem em um corpo esquálido, fraco e debilitado. O problema é que a anorexia coloca em risco a vida, pois o organismo se torna carente de nutrientes fundamentais para se manter ativo, ou até mesmo a própria pessoa pode colocar fim na vida por não suportar mais o sofrimento.

“A anorexia é um distúrbio alimentar caracterizado por peso abaixo do normal, receio de ganhar peso, uma vontade intensa de ser magro e restrições alimentares. Muitas pessoas com anorexia vêm-se a si própria com sobrepeso, apesar de na realidade apresentar baixo peso.”

– Ana Lucia Santana.

anorexia

De quem é a culpa?

Vivemos em uma sociedade bem opressora, principalmente quando o assunto é em torno do nosso universo feminino. O corpo da mulher ainda é revestido por muitas ditaduras, e muitas delas sobrecaem sobre o peso. Algumas profissões ainda determinam padrões para as pessoas exerce-las, e quem já está inserido nesse mercado, faz das tripas coração para se manter empregado.

O que muitas vezes resulta em dias e mais dias de quase jejum absoluto, ingestão de algodão umedecido ou apenas o consumo de líquidos. A beleza ainda está associada ao magro, e os atores que agem nessa atmosfera não querem derrubar esse paradigma. E com isso, aquilo que era restrito em algumas profissões reverberou para o consumidor. Pois, se não há roupas que me sirvam, eu preciso readequar o meu corpo para elas! O que é um erro, bem como um crime.

O tratamento para a anorexia

O tratar da anorexia é algo complexo, isso porque reverter a disfunção da imagem da pessoa não é uma tarefa nada fácil. Dependendo do gravidade do quadro, pode ocorrer até mesmo a internação emergêncial. A terapêutica será multidisciplinar, ou seja inúmeros profissionais serão acionados a fim de promover a saúde do sujeito.

“O tratamento da anorexia é muito difícil, uma vez que lida com fatores de origem psicológica. Além do mais, o paciente tem que aceitar o tratamento, cujo êxito depende de seu esforço próprio. Após o diagnóstico, o anoréxico enfrenta uma terapia – tanto individual quanto familiar, se for um caso menos grave. Os familiares são muito importantes nesse processo, pois o indivíduo necessita de muita paciência, motivação e todo tipo de estímulo, além do diálogo, fundamental nesse momento.”

– Ana Lucia Santana.

Complexo não é mesmo? Lidar com a anorexia não é uma tarefa simples. Deixe a sua opinião sobre a anorexia. Compartilhe conosco a sua opinião.

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui