Já pensou em ser mãe aos 40?

Compartilhe
mae-aos-40

Esse fenômeno tem se tornado cada vez mais frequente entre as mulheres ao redor do mundo. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, o número de mulheres que tem se tornado mãe aos 40 ou mais cresceu 49% nas últimas duas décadas.

E você, já pensou em ser mãe aos 40? Saiba que as chances de isso acontecer são reais, ainda mais com o avanço da medicina e o novo perfil de mulher moderna mais saudável e ativa. Quer saber mais? Continue lendo o nosso conteúdo e conheça métodos e cuidados que podem ajudar muito na gravidez aos 40.

O que dizem as mulheres

A opção de se tornar mãe aos 40 pode ser resultado de vários fatores. Uma das principais é a carreira profissional, em meio a faculdade e dedicação ao trabalho, as mulheres tem lutado para conquistar uma boa posição e estabilidade financeira, porém isso pode levar um tempo. E é justamente esse tempo para investir nelas mesmas, que tem contribuído com essa escolha, vivências são adquiridas com o tempo, aprendizados vão sendo somados, o que podem ajudar e muito na tarefa enorme que é ter e cuidar de um filho.

A vaidade é algo constante, isso é fato. Mas após os 40, mudanças físicas começam a aparecer, estamos falando de rugas, cabelo branco, mas quer saber… São detalhes em comparação a alegria de ter um bebê nos braços! Sem falar que é possível perder os quilos adquiridos com o tempo. Inclusive, o relacionamento costuma estar mais maduro e estável nessa etapa, ter um filho ajuda também a renovar a relação e promove boas experiências a ambos.

Outro detalhe, você provavelmente tem amigas que já tiveram filhos e passaram por coisas parecidas. Com certeza elas têm várias dicas para te dar, além das roupas de grávida para emprestar e as roupinhas para o bebê.

O que dizem os médicos

Pensando no lado da saúde, a gravidez em uma idade mais avançada tem mais riscos, como doenças na gravidez, abortos espontâneos e de anomalias congênitas ao bebê, tais como a Síndrome de Down e as síndromes de Edwards e de Patau. De acordo com o Hospital das Clínicas de São Paulo, são de apenas 0,5%, enquanto aos 35 anos este índice chega a 1%, vai para 2% aos 37 e vai subindo até alcançar 10% aos 44 anos.

Na opinião do médico especialista do Instituto Paulista de Ginecologia Obstetrícia e Medicina e Reprodução (IPGO) Arnaldo Cambiaghi diz que: ‘‘ Embora a gravidez natural e saudável seja possível após os 40, a dificuldade para engravidar e os riscos para mãe e o bebê são reais’’.

A dificuldade em engravidar está ligada, segundo o Dr. Carlos Alberto Petta, Coordenador do Núcleo de Reprodução Humana do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo, ao número de óvulos e a qualidade que eles possuem. 40 a 50% das Mulheres que desejam ser mãe aos 40 apresentarão dificuldades de engravidar naturalmente, isso também está ligada a menopausa e a queda nos níveis hormonais.

reposicao-hormonal

Pensando nisso, alguns cuidados devem ser tomados. Vamos falar sobre eles no tópico a seguir:

Cuidados necessários para ser mãe aos 40

Tenha hábitos saudáveis

Parece óbvio, mas aos 40 estamos mais desprotegidas em casos de doenças como hipertensão, diabetes, problemas cardiovasculares, osteoporose e outros problemas. Por isso, pratique atividades físicas e tenha uma alimentação equilibrada. Além disso, vamos dizer o óbvio, se você fuma, pare imediatamente!

Pré-natal

O acompanhamento rigoroso da gestação é muito importante. Inclusive, é importante procurar um médico antes mesmo de tentar engravidar, isso pode evitar problemas de má-formação do bebê.

mae-aos-40

Nesse tipo de gravidez, mais exames do que o normal são exigidos. Além disso, vitaminas e ácido fólico pode ser recomendado, eles ajudam no desenvolvimento do cérebro do bebê, pergunte ao seu médico sobre isso.

Fertilização

Com o avanço da medicina, métodos de fertilização tem ajudado muitas mulheres nessa fase, como a fertilização in-vitro.

Engravidei sem querer, o que eu faço agora?

Se você engravidou sem planejar antes, fique calma, esse momento é muito delicado e a tensão gerada pode refletir na saúde do bebê.

Caso o seu parceiro não seja alguém que você tenha um relacionamento sério, o primeiro passo é contar para ele, ele precisa saber! Caso ele opte por te ajudar nesse momento, ótimo, se não, confie em você mesma, mais do que nunca! Você batalhou muito para ser a mulher que você é, conte com o apoio daqueles que ama e tudo irá dar certo. Se faltar forças vindas de você, pense no seu filho que está chegando e irá preencher os seus dias de amor e carinho.

Ser mãe aos 40 é possível! Não desista dos seus sonhos

A gestação nessa fase costuma ser mais planejada, além do aspecto biológico, o emocional é muito importante, uma mulher confiante tende a ser uma mãe melhor.

Lembre-se, procure um médico antes de tentar engravidar, alguns exames podem ajudar muito nesse processo, realize o pré-natal, tenha hábitos saudáveis e prepare-se, será um momento marcante em sua vida.

Deixe um comentário
Print Friendly

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui