Como fazer um curativo simples nos casos de arranhões ou machucados superficiais? A qualquer momento podemos sofrer um acidente banal que poderá acarretar em uma ferida, um corte, ou em um ralado. O fato é que esse ferimento precisa ser esterilizado e tratado para evitar infecções mais graves é necessário também, promover condições para que ocorra a cicatrização e regeneração do tecido.
Muitos questionamentos são feitos em relação aos machucados, um clássico é a dúvida: se devemos cobrir ou não os ferimentos superficiais. E é óbvio, que o “mito” de que cobrir machucados demora na cicatrização, e que o ferimento precisa “arejar” deve ser banido. Proteger a ferida do contato de insetos, poluição, ar, ou de produtos químicos é a melhor maneira de evitar a proliferação de algo mais grave.
Inúmeros são os casos de parasitas que aproveitaram de ferimentos para depositarem os seus ovos, ou é muito recorrente as infecções virais ou bacterianas que iniciaram o seu processo de contaminação do corpo, tendo como porta de entrada alguma ferida exposta que estava sem proteção. Sem contar que a umidade provocada pelo curativo ajuda a potencializar até 4 vezes mais a cicatrização. Ressalvas dadas é hora de aprender a realizar um curativo simples.
Esteja sempre preparada!
É de suma importância ter na sua residência uma caixa de primeiros socorros. Pois, nunca se sabe as artimanhas do acaso, a qualquer momento você pode vir a sofrer um corte, e ter a sua disposição os itens adequados para cuidar do ferimento é fundamental. Portanto, não se esqueça de equipar a sua caixinha com os produtos a seguir:
- Faixa crepe;
- Soro fisiológico;
- Esparadrapo microporo;
- Curativos prontos;
- Pomada antibiótica;
- Pomada anti-inflamatória;
- Gaze;
- Sabão neutro.
Agora que você já sabe os produtos que precisará ter em mãos para fazer um curativo simples, vamos aprender a cuidar de um corte superficial, um ralado, e um galo na cabeça? Acompanhe as explicações.
Fazendo curativo em um corte simples
Usamos em nosso dia a dia, inúmeros objetos perfurantes que podem em um momento de distração nos causar um corte superficial. É muito comum e recorrente. Mas, não se preocupe. Pois, o modo de tratar desses pequenos infortúnios é muito simples. Você precisará de:
- Sabão neutro;
- Água corrente;
- Gaze;
- Esparadrapo;
- Pomada anti-inflamatória (caso seja necessário).
Modo de feitura
Lave o local com água e sabão neutro, removendo todas as possíveis sujidades que estejam sobre o corte. Ao notar que o local está limpo interrompa a lavagem. Os cortes localizados na região da boca, não precisam de sabão no processo de limpeza. Com uma gaze seque o local até remover o máximo da umidade. Lembre-se: nunca utilize a mesma gaze para limpar locais distintos.
Atenção! Seque apenas o corte, com movimento circulares, administrados em pequenos toques. Não limpe de dentro para fora, ou vice-versa, pois pode trazer resíduos para dentro da ferida. Após a secagem do corte se houver a necessidade aplique a pomada anti-inflamatória. Cubra o local com uma (ou mais) gaze limpa. E coloque esparadrapo para não cair o curativo. Se você preferir você pode utilizar também, os curativos prontos. Fica a seu critério.
Fazendo curativo em um ralado
Eles ardem demasiadamente! É impossível não lembrar da infância após sofrer um ralado. Quase sempre um raladinho resulta na remoção de um pouquinho da pele, e pode apresentar um pouquinho de sangue. O curativo é bem rápido veja a seguir. Você vai precisar:
- Sabão neutro;
- Água corrente;
- Gaze;
- Esparadrapo;
- Pomada anti-inflamatória (caso seja necessário);
- Pomada antibiótica (caso seja necessário).
Modo de feitura
Lave o ralado com água e sabão para remover qualquer elemento que esteja sobre o local. Na maioria das vezes não é necessário realizar um curativo, mas se for o caso não se esqueça de deixar a pele preparada para recebê-lo. É possível usar o soro fisiológico em vez de água corrente.
É muito recorrente aplicar algum produto antisséptico em cima do ralado, todavia, é necessário tomar cuidado, pois alguns medicamentos podem prejudicar a regeneração celular.
Fazendo curativo em um galo na cabeça
O galo quase sempre é constituído apenas pelo inchaço, entretanto, pode ser acompanhando por pequenos cortes. Todos os especialistas são unânimes em concordar, que é melhor gerar essa protuberância para fora, do que se formar internamente. Veja como fazer um curativo em um galo. Você irá precisar de:
- Gelo;
- Gaze;
- Pano limpo ou saco plástico;
- Água corrente (se for necessário);
- Sabão neutro (se for necessário);
- Esparadrapo.
Modo de feitura
É importante avaliar as condições do galo na cabeça, pois se ele apresentar um corte, ou um ralado é necessário lavar o local com água e sabão. Após a higienização faça uma compressa com um elemento gelado (saquinho com gelo dentro) para aliviar a dor, bem como proporcionar a diminuição do inchaço. Para os casos em que os galos estejam acompanhados de ferimentos, não se esqueça de fazer o curativo com gaze, ou até mesmo colocar sobre o local um curativo pronto.
Atenção!
“O que muitas vezes é considerado um ferimento simples pode ter uma gravidade maior, como lesão óssea. Por isso, em muitos casos é bom procurar um pronto-socorro ou hospital.”
-Ana Escobar, Pediatra.
Esse alerta da Pediatra Ana Escobar é muito importante, é sempre de grande valia analisar as condições da pessoa que está ferida, pois caso ela apresente alguma queixa diferente deve-se procurar um ortopedista, ou um clínico geral para avaliar a gravidade do ferimento.
Notou como é fácil fazer um curativo simples? Você conhece outras técnicas? Então compartilhe conosco! Deixe o seu comentário. Participe.