Como proceder nos casos de machucados mais graves?

Compartilhe
como-proceder-nos-casos-de-machucados-mais-graves

Às vezes ocorrem alguns acidentes em nossas vidas, que geram machucados mais graves. Podemos nos deparar com um corte um pouco mais profundo, onde o sangue não para de sair, ou uma perfuração em que o objeto está instalado profundamente no corpo.

E agora? Como proceder nesses casos? Fique calma! O Saudável e Feliz trará algumas dicas de como agir, e garantir a saúde e o bem-estar de quem sofreu esse tipo de infortúnio.

O que você precisa ter em mente é que as diretrizes que serão apresentadas aqui servem apenas, para garantir condições estáveis para levar o acidentado até o pronto-socorro mais próximo. Portanto, as técnicas de socorro emergêncial, de maneira alguma servem como um tratamento para os machucados mais graves.

reposicao-hormonal

Perfurações profundas

Todo o cuidado é necessário quando ocorre uma perfuração em que o objeto ficou instalado no corpo. Antes de qualquer outra informação é importante salientar que não se deve remover por conta própria o objeto! Isso pode acarretar em sérios riscos para a vida do acidentado.

Isso porque, o objeto pode estar estancando possíveis hemorragias, e quando ele é deslocado talvez libere o sangramento podendo acarretar até mesmo na morte. Removê-lo também, pode danificar alguma estrutura que esteja próxima à perfuração. Portanto, não retire o objeto! Siga rapidamente para o serviço de emergência.

“Não retire objetos encravados (madeira, ferro, arame, vidros, galho, etc.). A retirada pode provocar lesões nos órgãos e graves hemorragias, pois libera o ponto de pressão que está fazendo. Proteja a área com pano limpo, sem retirar o objeto, fixando-o para evitar movimentação durante o transporte.”

– Portal São Francisco.

Machucados graves

Nos casos de machucados mais graves, sem perfurações profundas com objeto instalados. É importante estancar o sangue com um pano limpo. Na falta do pano, você pode optar por uma toalha de banho. Estanque o sangue e vá para o pronto socorro, pois dependendo do tamanho do machucado será necessário a administração de alguns pontos para ajudar na cicatrização.

A equipe médica também trabalhará para evitar a infecção da região por um microrganismo. Todo o cuidado é necessário. Não subestime esses ferimentos, pois eles podem desencadear sérios danos para a saúde.

Como proceder em sangramentos externos graves?

  • Coloque um pano limpo, ou um papel sobre o ferimento;
  • Na falta de um pano limpo, comprima o local diretamente com a sua mão. Caso a sua mão esteja suja, você pode utilizar a mão do acidentado, mas não se esqueça de fazer pressão sobre o sangramento;
  • Faça pressão sobre o local, o suficiente para estancar o sangue;
  • Eleve o braço, ou a perna da pessoa, mas não deixe de manter a pressão sobre o ferimento.
  • Siga imediatamente para o pronto socorro, ou solicite ajuda através dos telefones de emergência: polícia federal (191), serviço público de remoção de doentes – ambulância (192), corpo de bombeiros (193). O tempo é vida! Quanto mais rápido for o socorro, mais chances o acidentado terá!

Os cuidados após o atendimento médico

É de extrema importância manter os curativos dos ferimentos após o atendimento clínico. Lembre-se a boa higienização, bem como a frequência na manutenção dos curativos colaboram com a cicatrização.

Não deixe de seguir à risca as recomendações da equipe de enfermagem. Há casos em que a manutenção do curativo deve ser realizada apenas no pronto atendimento. Portanto, não deixe de realizá-la. Cuide-se!

doenca-cardiaca-menopausa

Você conhece outras dicas importantes para os casos de um machucado mais grave? Então compartilhe conosco. Quanto mais soubermos como proceder nesses casos, maiores serão as chances de salvarmos vidas, bem como evitar complicações recorrentes da má manipulação do ferimento. A vida vale muito!

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui