5 dicas para evitar o aparecimento de novas rugas no rosto

Compartilhe
rugas
mulher enrugada

O surgimento de rugas na pele de todo o corpo e, especialmente, no rosto, é uma consequência natural do nosso processo de envelhecimento. Para mulheres, a tendência do desenvolvimento dessas marcas faciais características é ainda maior após os 40 anos, período em que os primeiros sinais da menopausa começam a aparecer. Com a redução da produção de hormônios sexuais, uma das consequências que podem afetar a qualidade da pele feminina é a redução da elasticidade e da hidratação do tecido da pele, que pode resultar em aparecimento de rugas no rosto.

Quer aprender a evitar o aparecimento de novas rugas no rosto, combatendo esse sintoma muito comum nas mulheres dessa faixa etária? Confira essas cinco dicas que separamos para você!

Use hidratantes faciais

Uma das causas do aparecimento de rugas no rosto é a redução importante da hidratação do tecido facial, que faz com que as células dessa região percam o aspecto jovem e desenvolvam essas marcas.

Criar o hábito de usar cremes hidratantes em todo o rosto é uma ótima maneira de minimizar o aparecimento de novas rugas, já que você estará aumentando a capacidade de hidratação dessas células. Lembre-se de conferir com um dermatologista qual é o tipo de creme hidratante ideal para o seu tipo de pele e crie o hábito de aplicá-lo, diariamente, nas principais regiões do rosto.

Crie o hábito de lavar o rosto

As rugas no rosto podem ser consequências do acúmulo de resíduos e de células mortas acumuladas na região, que prejudicam a renovação celular do tecido, resultando em um aspecto mais envelhecido e desidratado da pele.

Para poder manter seu rosto diariamente livre desses resíduos, é importante criar o hábito de lavar a região pelo menos duas vezes ao dia, para garantir a renovação do tecido e a higiene da pele. Esse hábito pode ajudar a minimizar o risco de aparecimento de novas rugas.

Nunca saia de casa sem protetores solares

Uma das maiores causas de rugas no rosto é a ação dos raios solares no tecido da pele, que lesionam as células e suas estruturas quando muito expostas a ambientes ensolarados sem nenhuma proteção.

A melhor maneira de garantir a proteção das células desse tecido, e minimizar o risco de aparecimento de novas rugas no rosto, é criando o hábito de utilizar filtro solar todos os dias, criando uma camada protetora contra a ação desses agentes agressores. O filtro solar deve ser utilizado até mesmo em dias nublados e frios, já que a ação dos raios também está presente em climas menos favoráveis.

Beba muita água

Já discutimos anteriormente que a desidratação das células é uma das principais causas de aparecimento de rugas no rosto, especialmente em mulheres após os 40 anos de idade.

Além do cuidado tradicional com o uso de cremes hidratantes nessa região do rosto, o consumo de água também é muito importante para garantir o bem-estar e o visual mais jovem do tecido, minimizando o desenvolvimento de rugas.

Mantenha uma dieta rica em antioxidantes

Os radicais livres, produzidos pela poluição, pelo processo de envelhecimento, contato com a luz solar e a prática excessiva de atividades físicas, são os principais vilões de uma pele saudável e jovem. As rugas que aparecem no seu rosto também são consequências da ação desses compostos, que lesionam as células, removendo seu brilho, elasticidade e hidratação.

Para combater os radicais livres é importante garantir a ingestão diária de antioxidantes, que são nutrientes e outros compostos capazes de minimizar a ação dos radicais livres na nossa pele. Uma dieta rica em antioxidantes é baseada no consumo de frutas cítricas, vegetais frescos e alimentos ricos em ômega-3, como os peixes, as oleaginosas e os óleos vegetais.

Essas são algumas estratégias para você evitar o aparecimento de novas rugas no rosto. Como você faz para minimizar o desenvolvimento dessas marcas na sua pele? Conte para a gente!

Baixe o nosso material exclusivo sobre Saúde e Bem-Estar na Menopausa! Clique na imagem abaixo e saiba mais!

Deixe um comentário
Print Friendly