5 dicas para evitar o aparecimento de novas rugas no rosto

Compartilhe
mulher-com-e-sem-rugas
mulher enrugada

O surgimento de rugas na pele de todo o corpo e, especialmente, no rosto, é uma consequência natural do nosso processo de envelhecimento. Para mulheres, a tendência do desenvolvimento dessas marcas faciais características é ainda maior após os 40 anos, período em que os primeiros sinais da menopausa começam a aparecer. Com a redução da produção de hormônios sexuais, uma das consequências que podem afetar a qualidade da pele feminina é a redução da elasticidade e da hidratação do tecido da pele, que pode resultar em aparecimento de rugas no rosto.

Quer aprender a evitar o aparecimento de novas rugas no rosto, combatendo esse sintoma muito comum nas mulheres dessa faixa etária? Confira essas cinco dicas que separamos para você!

Como evitar as rugas

1- Use hidratantes faciais

Uma das causas do aparecimento de rugas no rosto é a redução importante da hidratação do tecido facial, que faz com que as células dessa região percam o aspecto jovem e desenvolvam essas marcas.

Criar o hábito de usar cremes hidratantes em todo o rosto é uma ótima maneira de minimizar o aparecimento de novas rugas, já que você estará aumentando a capacidade de hidratação dessas células. Lembre-se de conferir com um dermatologista qual é o tipo de creme hidratante ideal para o seu tipo de pele e crie o hábito de aplicá-lo, diariamente, nas principais regiões do rosto.

2- Crie o hábito de lavar o rosto

As rugas no rosto podem ser consequências do acúmulo de resíduos e de células mortas acumuladas na região, que prejudicam a renovação celular do tecido, resultando em um aspecto mais envelhecido e desidratado da pele.

Para poder manter seu rosto diariamente livre desses resíduos, é importante criar o hábito de lavar a região pelo menos duas vezes ao dia, para garantir a renovação do tecido e a higiene da pele. Esse hábito pode ajudar a minimizar o risco de aparecimento de novas rugas.

3- Nunca saia de casa sem protetores solares

Uma das maiores causas de rugas no rosto é a ação dos raios solares no tecido da pele, que lesionam as células e suas estruturas quando muito expostas a ambientes ensolarados sem nenhuma proteção.

A melhor maneira de garantir a proteção das células desse tecido, e minimizar o risco de aparecimento de novas rugas no rosto, é criando o hábito de utilizar filtro solar todos os dias, criando uma camada protetora contra a ação desses agentes agressores. O filtro solar deve ser utilizado até mesmo em dias nublados e frios, já que a ação dos raios também está presente em climas menos favoráveis.

4- Beba muita água

Já discutimos anteriormente que a desidratação das células é uma das principais causas de aparecimento de rugas no rosto, especialmente em mulheres após os 40 anos de idade.

Além do cuidado tradicional com o uso de cremes hidratantes nessa região do rosto, o consumo de água também é muito importante para garantir o bem-estar e o visual mais jovem do tecido, minimizando o desenvolvimento de rugas.

5- Mantenha uma dieta rica em antioxidantes

Os radicais livres, produzidos pela poluição, pelo processo de envelhecimento, contato com a luz solar e a prática excessiva de atividades físicas, são os principais vilões de uma pele saudável e jovem. As rugas que aparecem no seu rosto também são consequências da ação desses compostos, que lesionam as células, removendo seu brilho, elasticidade e hidratação.

Para combater os radicais livres é importante garantir a ingestão diária de antioxidantes, que são nutrientes e outros compostos capazes de minimizar a ação dos radicais livres na nossa pele. Uma dieta rica em antioxidantes é baseada no consumo de frutas cítricas, vegetais frescos e alimentos ricos em ômega-3, como os peixes, as oleaginosas e os óleos vegetais.

Essas são algumas estratégias para você evitar o aparecimento de novas rugas no rosto. Como você faz para minimizar o desenvolvimento dessas marcas na sua pele? Conte para a gente!

como-deixar-a-pele-mais-jovem

Baixe o nosso material exclusivo sobre Saúde e Bem-Estar na Menopausa! Clique na imagem abaixo e saiba mais!

Deixe um comentário