Tudo o que você precisa saber sobre a mamografia

Compartilhe

Conciliar a vida de mãe, esposa, dona de casa, trabalho e tantas outras funções exercidas pela mulher moderna, é uma tarefa difícil. Por conta disso, às vezes, ela coloca a saúde de lado, deixando de fazer um check-up ou aquele exame de rotina e a mamografia é um deles. Você sabe que precisa fazer, mas vive adiando.

Banner - C62

A mamografia é um exame simples, feito por meio da radiografia, e serve para revelar alterações como nódulos e tumores na mulher. Ainda que exista o autoexame, a mamografia é indispensável para mulheres acima dos 40 anos, pois detecta alterações antes mesmo de serem apalpadas e quanto mais cedo a descoberta de um problema, mais rápido é o tratamento e as chances de cura.

Durante a mamografia um técnico posicionará as mamas entre duas placas especiais que as comprimem e deixam expostas a raios X. Para que o exame seja completo serão necessárias mudanças de posição entre as imagens, o processo dura em média 15 minutos, podendo causar um pequeno incômodo em algumas mulheres, mas não causa dor e nem risco às mamas.

Mulheres com prótese de silicone podem realizar normalmente a mamografia, apenas devem informar ao técnico sobre o mesmo para ele regular o aparelho e obter um melhor diagnóstico. No entanto, estudos comprovam que o uso do silicone pode diminuir em até 30% as chances do diagnóstico precoce. Sendo assim, se o médico achar que a imagem gerada é duvidosa, poderá requisitar uma mamografia digital ou um exame de ultrassom mamário ou uma ressonância magnética para esclarecer as dúvidas.

Como se preparar para o exame de mamografia:

– Procure realizar o exame uma semana após a menstruação, pois quando ela está chegando ou se está nesses dias, as mamas ficam mais sensíveis e podem causar dor na hora do exame devido às alterações hormonais.

– Use roupas de duas peças para facilitar na hora do exame.

– Não use desodorante, perfume, cremes nas mamas ou talco no dia do exame, pois as substâncias desses produtos podem deixar resíduos que interferem nos resultados.

– Informe ao técnico se já fez cirurgias ou biópsias, se usa silicone, se está amamentando ou suspeita estar grávida.

Baixe o nosso material exclusivo sobre Saúde e Bem-Estar na Menopausa! Clique na imagem abaixo e saiba mais!

Deixe um comentário
Print Friendly