Descubra porque o álcool afeta mais o corpo das mulheres que dos homens

Compartilhe
alcool-afeta-mais-o-corpo-das-mulheres
álcool afeta mais o corpo das mulheres

O álcool afeta mais o corpo das mulheres que dos homens, e a razão deste resultado está na diferença biológica existente entre os sexos. Descubra tudo aqui como o álcool reage no corpo feminino e as suas consequências!

Por que o álcool afeta mais o corpo das mulheres?

Com o aumento do consumo dessas bebidas, as mulheres começam a desenvolver problemas relacionados ao corpo, desempenho sexual e sensações emocionais, tendo uma tendência maior a desenvolver dependência química quando comparadas aos homens devido às questões hormonais.

A menor quantidade de água, enzimas digestivas e massa corpórea são fatores que atrapalham a absorção e o metabolismo do álcool ingerido, ou seja, se um homem e uma mulher ingerirem a mesma quantidade de álcool, ela ficará com o nível alcoólico no sangue mais alto e demorará mais tempo para metabolizá-lo.

reposicao-hormonal

Além do risco de desenvolver alcoolismo, a alimentação tende a ficar menos saudável e o humor também sofre alterações. O estimulo de ingerir alimentos gordurosos e açúcares são maiores, pois além de atrapalhar a digestão e a absorção de nutrientes, o organismo precisa de mais energia que o normal para o metabolismo.

“O efeito de uma cerveja no corpo feminino equivale ao de duas tomadas por um homem de mesmo peso. Para os mesmos níveis de ingestão, o risco de cirrose nas mulheres é três vezes maior. As que tomam de 28 a 41 drinques por semana (1 drinque = 150 mL de vinho = 1 lata de cerveja = 45 mL de bebida destilada) apresentam risco de cirrose 16 vezes maior do que o dos homens abstêmios.”

— Dr. Drauzio Varella

Álcool e o desempenho sexual

alcool-afeta-mais-o-corpo-das-mulheres
álcool afeta mais o corpo das mulheres

“A principal alteração de ordem orgânica do álcool é intensificar a vasodilatação do sistema circulatório. Na mulher, essa alteração fisiológica não é tão problemática. E como ela fica mais liberada e desinibida mentalmente, acaba por entrar nas preliminares mais bem disposta, o que favorece a vivência plena do prazer e a consequente lubrificação.”

— Ana Paula Cardoso

Mesmo com a afirmação acima, se consumido em quantidade muito elevada, o consumo exagerado também pode prejudicar a vida sexual da mulher. Embora ele possa servir como estímulo de interação social, na cama a substância pode diminuir a excitação, ou seja, o desejo pode aumentar, mas a excitação é menor. Tal como a lubrificação feminina sendo menor após o consumo.

Por esses motivos, o ideal é consumir álcool socialmente para manter sua saúde em dia e se ver livre desses problemas.

“O corpo demora aproximadamente uma hora para se livrar de cada unidade de álcool e não há nada que se possa fazer para adiantar o processo. Beber café ou tomar banho frio pode deixar a pessoa mais acordada, mas não diminui a quantidade de álcool no sangue.”

— Bem Estar

Gostou de saber mais sobre porque o álcool afeta mais o corpo das mulheres? Você sente essa diferença em suas reações corporais e no modo como se comporta? Deixe seu comentário aqui no Saudável e Feliz!

Deixe um comentário