Aprenda a criar um planejamento financeiro familiar

Compartilhe
Aprenda a elaborar um planejamento financeiro familiar

Todo planejamento financeiro familiar ou até o planejamento de uma multinacional, é desenvolvido sob uma lógica muito simples: é preciso fazer os gastos caberem (se possível com sobras) dentro da quantidade de dinheiro que entra. Parece simples dizer isso, mas com certeza é mais desafiante na prática.

No entanto, vivemos uma crise econômica no país e é em tempos assim que precisamos mais do que nunca nos planejar. Somente controlando o fluxo de caixa (no caso da família, de contas) que é possível sobreviver à crise sem sofrer com suas consequências. Mas como exatamente fazer isso? É o que vamos te contar agora!

Vamos dar dicas e apontar direções para você implementar hoje mesmo um planejamento financeiro familiar para controlar melhor suas contas. Você vai ver que é bem mais fácil do que você imaginava! Confira logo abaixo nossas sugestões!

Una os esforços da sua família

Este primeiro passo é muito importante. Toda a sua família precisa estar consciente da necessidade de trabalharem juntos para um controle saudável das contas. Se apenas uma pessoa fizer todo o planejamento financeiro familiar sozinha, muito provavelmente o trabalho dela será em vão. Então comece convocando uma reunião familiar, primeiro com o seu marido e os filhos mais velhos e depois com as crianças. Cada um precisa de um tom de conversa diferente.

Sente-se com seu parceiro e entre em um acordo comum de trabalharem juntos anotando todos os gastos e escolhendo unificadamente em quais aspectos ficar de olho ou cortar gastos. Se você tiver filhos mais velhos, não tenha medo de colocá-los neste momento de decisões. Quanto mais ele se sentir parte do processo, mais ele vai trabalhar com vocês.

Se você tiver filhos menores, sente-se com eles depois de definir o que vai acontecer e explique a situação para eles. Você não precisa medir muito as suas palavras, crianças são mais inteligentes, espertas e empáticas do que a gente pensa. Explique apenas que todos juntos vão precisar tomar alguns cuidados com o dinheiro, como um banco faz.

planejamento-financeiro-familiar-2

Faça o seu planejamento financeiro familiar como se fosse um banco

Depois de alinhar toda sua família para alcançar o mesmo objetivo, é hora de mexer com a papelada. Durante um mês, anote tudo – tudo mesmo – que vocês gastam. Não pode deixar de anotar nem a balinha na porta da escola, viu? Todo gasto pequeno que for feito esporadicamente pode virar uma bola de neve no final do mês. E é anotando tudo que você vai perceber isso.

Depois de juntar essas anotações, sente-se novamente e analise junto com sua família onde estão os maiores gastos, quais gastos são essenciais, quais são fixos (que nunca vão mudar, não importa o mês) e quais são totalmente supérfluos. Não tenha dúvidas de que você vai se surpreender com o resultado. Você vai descobrir gastos desnecessário que você tinha sem nem tomar consciência deles. O que fazer com eles? Corte tudo para favorecer o planejamento financeiro familiar.

Com os hábitos anotados vai ficar mais fácil criar uma lista de regras para economizar com mais sucesso.

Mude o seu pensamento

Agora é a hora de colocar em prática a economia para gastar menos. Isso significa dizer não eventualmente para o par de sapatos que você se apaixonou, diminuir o plano da academia, rever o uso do carro para não gastar tanto com gasolina e criar regras de uso da energia elétrica (apague a luz quando sair!). Tudo isso parece fácil de realizar no dia a dia, mas esse planejamento financeiro familiar só vai acontecer se você mudar o seu pensamento. Pare de pensar que um gasto pequeno ali não vai fazer a diferença e comece a entender que um gasto supérfluo pode significar um próximo mês ainda mais apertado.

Tenha força para conter gastos! Com o tempo tudo vai virar um hábito e, finalmente, suas contas vão acabar no azul!

E você? Já está investindo em um planejamento financeiro familiar? Qual é o objetivo que você quer alcançar ao reduzir suas contas? Conte pra gente como está sendo a experiência!

reposicao-hormonal

Deixe um comentário