5 motivos porque você deve andar de bicicleta

Compartilhe
bicicleta
Gosta de andar de bicicleta? Saiba que isso, além de divertido, auxilia no seu bem-estar físico. Aproveite, pois "andar de bicicleta a gente nunca esquece".

A bicicleta está cada vez mais útil, seja como meio de transporte nas cidades que se adaptam para segurança dos ciclistas através de faixas especiais, ou apenas como uma diversão para o fim de semana.

A verdade é que além disso a bike é uma ótima forma de praticar exercícios para quem não gosta ou não tem tempo de frequentar academia.

Saiba 5 motivos porque você deve andar de bicicleta:

1 – Ajuda a regular a pressão arterial

Pedalar com frequência ajuda a tonificar as veias e melhora os movimentos, o que contribui para a redução da pressão arterial diminuindo os riscos de doenças cardíacas.

São necessários pelo menos 3 treinos de meia hora por semana, porém algumas regras básicas devem ser observadas: a intensidade do treino deve aumentar gradualmente.

2 – Melhora a frequência cardíaca

Andar de bike ajuda a estabilizar os batimentos cardíacos, assim como corridas e caminhadas.

A tensão arterial aumenta inicialmente durante o treino, apesar de a longo prazo cair para o seu nível mais baixo. Andar de bicicleta de forma regular fortalece e irriga melhor o músculo cardíaco, impactando na frequência.

3 – Fortalece os músculos

Pedalar trabalha todo o condicionamento físico e muscular, principalmente as pernas e o abdômen, já que exige uma postura reta e equilíbrio.

tratamento-natural-para-menopausa

A cadência ideal está entre 8-10 voltas do pedal por minuto. Esta cadência elevada é comoda para articulações, tendões e músculos. Além disso, essa cadência colabora com uma boa forma física.

4 – Não requer tanto esforço

Pelo corpo ficar distribuído na bicicleta, a força que será usada para esse exercício será somente das pernas. Andar de bicicleta é o exercício ideal para quem está acima do peso.

Atenção! É importante pedalar sempre com a mesma velocidade e manter a região metatarsiana sobre o pedal. O movimento circular dos pedais deve ser ativamente acompanhado para que não tenha de pressionar com força o pedal para baixo, e consiga levantá-lo de novo ativamente com a perna e o pé.

5 – Melhora o humor

Além de todos os benefícios acima, andar de bike ainda aumenta os níveis de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar, além de dar mais disposição e ajudar a relaxar na hora do sono.

 Segundo a reportagem da Agência do Estado, uma vez executado, o exercício mobiliza mais ácido graxo no organismo e o usa como fonte de energia. Esse processo facilita a entrada do aminoácido triptofano, matéria-prima da serotonina do sangue para o cérebro e isso dá a sensação de bem-estar.

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui