Inchada, comilona, irritada ou chorona. Como você fica na TPM?

Compartilhe
irritada
mulher com raiva

Os homens podem até dizer que é frescura, mas apenas as mulheres sabem o que passam na TPM. Estudos apontam que 35% das mulheres brasileiras sofrem de Tensão Pré-menstrual intensa, e esses sintomas se agravam após o nascimento dos filhos. Veja como lidar com a situação quando você anda irritada, comilona, inchada ou chorona.

Depois dos 30, o estresse e as responsabilidades aumentam, podendo desencadear TPM em mulheres que antes não sentiam seus efeitos. Cada organismo responde de uma forma diferente à chegada da TPM, algumas mulheres ficam totalmente irritadas a ponto de se estressarem até mesmo com o respirar de outra pessoa, querendo matá-la, outras tem o efeito “estufa”, ficam inchadas todos os meses parecendo que engordaram três quilos quando na verdade pode ser apenas a retenção de líquido que faz parecer ter ganho esses quilinhos a mais. Outras, comem mais que o normal, principalmente o doce, se for chocolate então nem se fala…

colicas-na-tpm

Para as mulheres que começando a TPM já correm para a balança achando que engordaram horrores, é bom evitar comprar roupas nesse período, pois quando o inchaço passar você vai ver que comprou uma roupa maior que o tamanho que precisava. Quem sofre com o inchaço deve comer alimentos como damasco, laranja, abacate, uvas passas e água de coco, que ajudam no desinchaço. As que comem mais do que o normal nessa fase devem acrescentar à dieta macarrão e pães integrais, folhas verdes e até banana com canela, pois acalma a vontade de comer doces e não deixa de ser uma alternativa de sobremesa.

As irritadas devem evitar açúcar, leite ou alimentos com muita cafeína, e devem comer mais hortaliças e sementes como chia e linhaça, castanha-do-pará e amêndoas também ajudam a melhorar o humor. Já as que ficam choronas devem apostar em alimentos como feijão, grão de bico, grãos integrais e ovos, além de proteínas magras como peixe que ajudam a melhorar o bem-estar.

Seguindo essas dicas fica bem mais fácil de conviver com a TPM, sem que todos notem que você está tão irritada, chorona, inchada ou comilona.

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email