Saudável e feliz na menopausa: 5 passos para tornar isso possível!

Compartilhe
saudavel-e-feliz-na-menopausa

Um período único na vida da mulher, a menopausa chega para todas e, por isso, precisa ser enfrentada de maneira leve, já que uma atitude positiva e planejamento podem deixar esta fase de mudanças muito mais tranquila. Tudo depende da maneira como a mulher encara esse momento. Para você que acha que a menopausa é apenas motivo de tristeza e frustração, acredite: é possível amenizar os sintomas e viver feliz na menopausa!

A preparação para o período deve ter início logo quando a mulher começa a perceber os sintomas na menopausa, ou seja, quando a menstruação começa a se mostrar menos frequente. Para deixar a vida da mulher mais leve e feliz na menopausa, separamos cinco passos para você. Que tal conferir?

Faça exercícios físicos

exercicio-fisico

Praticar atividades físicas regulares, além de ser fundamental para manter o bom condicionamento físico, ajuda a manter o corpo no peso ideal, evitando os quilinhos extras, que normalmente são consequências das alterações hormonais. Esse hábito é fundamental para levar uma vida saudável e feliz na menopausa, ainda mais se for iniciado antes dos sintomas se tornarem intensos.  Dessa maneira, você já estará acostumada com sua rotina quando a  menopausa chegar de verdade.

A atividade física ajuda muito a elevar os níveis de hormônios que estimulam o bem estar e a alegria e, por isso, é crucial que você insira esse hábito no seu dia a dia.

Alimente-se bem

A boa alimentação é fundamental em qualquer idade mas, durante o período da menopausa, este cuidado deve ser redobrado. Consuma menos alimentos industrializados, dando preferência sempre aos alimentos saudáveis, como verduras e boas gorduras, como a do salmão, do azeite e do abacate, por exemplo.

Essas gorduras saudáveis ajudam a manter a pele e os cabelos sempre bonitos, o que contribui – de forma direta – para elevar sua autoestima (que costuma ficar abalada na menopausa).

Outra dica de alimentação importante neste período é o consumo de soja. Considerada como um superalimento para as mulheres neste período, a soja possui isoflavonas que é um tipo de estrogênio natural, que ajuda a aliviar os sintomas da menopausa, como as terríveis ondas de calor e a retenção de líquido.

Não deixe seu cérebro parado

Você sabia que, durante a menopausa, algumas mulheres sofrem com a perda de memória? Para evitar que isso aconteça, não deixe seu cérebro parado. Desafie sua mente com exercícios para a memória, palavras cruzadas, jogos de raciocínio lógico. Dessa maneira, você ajuda a diminuir o risco de perda de memória nesta fase e vive de forma mais saudável e feliz!

Cuide de sua pele e de seus ossos

Durante a menopausa a pele e os ossos sofrem muito. A pele das mulheres costuma ressecar bastante durante este período, por isso, é sempre bom usar cremes e loções hidratantes (além de aumentar a ingestão diária de água) para deixar a pele sempre hidratada.

Na menopausa, as mulheres costumam perder bastante cálcio também, o que enfraquece os ossos. Para deixar as estruturas ósseas fortes e reduzir o risco de fraturas, é bom fazer exercícios de levantamento de peso e pegar sol todos os dias por pelo menos 15 minutos (para estimular a fabricação de vitamina D – responsável pela fixação de cálcio no organismo). Além disso, uma suplementação vitamínica pode ser recomendada. Procure seu médico e com a ajuda dele encontre o melhor método para se cuidar mais.

Cuide da sua vida sexual

vida-sexual

Muitas mulheres acham que a menopausa é um sinal de que estão ficando velhas e que, necessariamente, vai afetar negativamente sua vida sexual. Isso é um mito. Claro que existem muitas mudanças físicas e hormonais durante o período da menopausa mas, em sua maioria, os efeitos negativos dessa fase são mais frutos de uma mentalidade preocupada, do que da própria natureza da situação. Portanto, nada de deixar a vida afetiva e sexual de lado ao alcançar a menopausa.

Você pode e deve se manter sexualmente ativa. Além de ser prazeroso, o sexo faz bem para a autoestima e para a mente. Portanto cuide da sua vida sexual de maneira especial nesta fase.

Viva de forma saudável e feliz hoje!

Em regra, o que mais você deve ter em mente é que a menopausa não é um quadro clínico preocupante e que seus sintomas podem ser amenizados, e até eliminados, se você cuida de si mesma com muito carinho e atenção. Levar uma vida equilibrada, praticar atividade física, comer bem e se divertir são peças-chave para você enfrentar esse período com um sorriso no rosto. O uso de produtos naturais também pode ser uma maneira de minimizar esses desconfortos tradicionais dessa fase. Converse com seu médico sobre essa possibilidade!

O que você tem feito para ser mais feliz na menopausa? Conte para a gente! Compartilhe suas experiências!

Baixe nosso material exclusivo sobre Saúde e Bem-Estar na Menopausa! Clique na imagem abaixo e saiba mais!

reposicao-hormonal

Deixe um comentário
Print Friendly, PDF & Email